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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971299 - Historia da Teoria da Música Ocidental II
History of Music Theory II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 14/07/2020

Objetivos
•	Buscar o entendimento, pelo processo histórico, da epistemologia da linguagem musical no ocidente. 
•	Buscar compreender os padrões de uso do som dentro de sistemas que possibilitam a sua transformação em arte dos sons 
•	Desenvolver o conhecimento analítico considerando o conhecimento possível do tempo da composição musical.
•	Explanar como as “práticas” da música demonstram princípios gerais do tempo e se relacionam com modelos científicos que pensam a música dentro das possibilidades de compreensão do mundo físico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5296560 - Gustavo Silveira Costa
 
Programa Resumido
Discutir os padrões da linguagem musical de 1600 até 1950
 
 
 
Programa
1. Os princípios do Stile Moderno
2. A Teoria Triádica na primeira metade do século XVII
3. Retórica e Música
4. Teoria do Baixo Contínuo
5. Prática do Baixo Figurado e a pedagogia dos partimentos
6. As teorias da progressão do baixo: as regras de sexta e oitava; as teorias de Jean-Philippe Rameau e de Johann P. Kirnberger
7. As teorias rítmicas do século XVIII
8. Os problemas da significação musical no século XVIII: de Mattheson a Sulzer e Forkel
9. As teorias da forma: da geração de Galeazzi a de Fetis e Adolph Marx
10. Teorias da harmonia e da tonalidade no século XIX: de Weber a Hiemann
11. Introdução à teoria schenkeriana
12. Teorias da Música Pós Tonal
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e discussões de leituras
Critério
Participação em Classe 10%
Papers 30%
Seminário Oral 10%
Exame escrito #1 20%
Exame escrito final 30%
Norma de Recuperação
Exame escrito.
 
Bibliografia
     
BARTOLI, Jean-Pierre. L’harmonie classique et romantique (1750 – 1900). Paris: Minerve, 2001
BOUISSOU, Sylvie; GOUBAULT, Christian; BOSSEUR, Jean-Ives. Histoire de la notation de l’epoque baroque à nos jours. Paris: Minerve, 2005
CADWALLADER, Allen & CAGNÉ, David. Analysis of Tonal Music; a Schenkerian approach. Oxford: Oxford University Press, 2011
CHRISTENSEN, Thomas (ed.) The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2002
DOWNS, Phillip. La Música Clássica. Madrid: Ediciones Akal, 2002. (Coleção Akal Música)
GJERDINGEN, Robert O. Music in the Galant Style. Oxford: Oxford University Press, 2007
PLANTINGA, Leon. La música romântica. Madrid: Ediciones Akal, 1992. (Coleção Akal Música)
RATNER, Leonard G. Classic Music, Expression, Form and Style. New York: Schimer Books, 1992
SANGUINETTI, Giorgio. The Art of Partimento: History, Theory and Practice. Oxford: Oxford University Press, 2012
STRAUS, Joseph Nathan. Trad. Ricardo Bordini. Introdução à Teoria Pós-tonal. São Paulo: Editora da UNESP, 2012
 

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