• Buscar o entendimento, pelo processo histórico, da epistemologia da linguagem musical no ocidente. • Buscar compreender os padrões de uso do som dentro de sistemas que possibilitam a sua transformação em arte dos sons • Desenvolver o conhecimento analítico considerando o conhecimento possível do tempo da composição musical. • Explanar como as “práticas” da música demonstram princípios gerais do tempo e se relacionam com modelos científicos que pensam a música dentro das possibilidades de compreensão do mundo físico.
Discutir os padrões da linguagem musical de 1600 até 1950
1. Os princípios do Stile Moderno 2. A Teoria Triádica na primeira metade do século XVII 3. Retórica e Música 4. Teoria do Baixo Contínuo 5. Prática do Baixo Figurado e a pedagogia dos partimentos 6. As teorias da progressão do baixo: as regras de sexta e oitava; as teorias de Jean-Philippe Rameau e de Johann P. Kirnberger 7. As teorias rítmicas do século XVIII 8. Os problemas da significação musical no século XVIII: de Mattheson a Sulzer e Forkel 9. As teorias da forma: da geração de Galeazzi a de Fetis e Adolph Marx 10. Teorias da harmonia e da tonalidade no século XIX: de Weber a Hiemann 11. Introdução à teoria schenkeriana 12. Teorias da Música Pós Tonal
BARTOLI, Jean-Pierre. L’harmonie classique et romantique (1750 – 1900). Paris: Minerve, 2001BOUISSOU, Sylvie; GOUBAULT, Christian; BOSSEUR, Jean-Ives. Histoire de la notation de l’epoque baroque à nos jours. Paris: Minerve, 2005CADWALLADER, Allen & CAGNÉ, David. Analysis of Tonal Music; a Schenkerian approach. Oxford: Oxford University Press, 2011CHRISTENSEN, Thomas (ed.) The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2002DOWNS, Phillip. La Música Clássica. Madrid: Ediciones Akal, 2002. (Coleção Akal Música)GJERDINGEN, Robert O. Music in the Galant Style. Oxford: Oxford University Press, 2007PLANTINGA, Leon. La música romântica. Madrid: Ediciones Akal, 1992. (Coleção Akal Música)RATNER, Leonard G. Classic Music, Expression, Form and Style. New York: Schimer Books, 1992SANGUINETTI, Giorgio. The Art of Partimento: History, Theory and Practice. Oxford: Oxford University Press, 2012STRAUS, Joseph Nathan. Trad. Ricardo Bordini. Introdução à Teoria Pós-tonal. São Paulo: Editora da UNESP, 2012