Apresentar os princípios e técnicas que governam a arte da Colaboração Pianística (Acompanhamento), vista aqui como uma parceria artística e não como uma atividade musical secundária. Os conceitos serão apresentados em obras do repertório vocal (canções e árias de ópera e oratório).
1. Leitura à primeira vista; técnicas eficientes de estudo; 2. Aspectos da música vocal: respiração, projeção sonora, articulação, dicção, fonética das principais línguas do canto (alemão, francês, inglês, italiano e português); 3. Árias antigas.
1. Leitura à primeira vista; técnicas eficientes de estudo; 2. Técnica pianística adequada para interpretação do repertório (dedilhado, pedal, toques, dinâmica e agógica, práticas interpretativas dos diferentes estilos musicais); 3. Vocalizes e aquecimento vocal; 4. Aspectos da música vocal: respiração, projeção sonora, articulação, dicção, fonética das principais línguas do canto (alemão, francês, inglês, italiano e português); 5. Acompanhamento e recitativo; 6. Árias antigas: aplicação prática.
Básica: GRILL, Joyce. Accompanying basics. San Diego: Kjos West, 1987. KATZ, Martin. The complete collaborator: the pianist as partner. New York: Oxford University Press, 2009. SPILLMAN, Robert. The art of accompanying: master lessons from the repertoire. New York: Schirmer Books, 1985. Complementar: BERNAC, Pierre. The interpretation of French Song. New York: Norton, 1976. PANOFKA, H. - 24 vocalises op. 81 - S. Paulo, Vitale, 1960. STEIN, Deborah; SPILLMAN, Robert. Poetry into song: performance and analysis of Lieder. New York: Oxford University Press, 1996. VACCAJ, N. - Metodo Pratico di canto italiano per camera. Milano, Ricordi.