Dar sequência à formação do aluno em teoria e análise da música tonal e pós-tonal, visando seu ingresso futuro em cursos de pós-graduação. Fornecer ao aluno novas ferramentas para o desenvolvimento dos trabalhos de graduação, principalmente os que utilizarem modelos analíticos ou relativos a teorias musicais. Desenvolver tópicos avançados de teoria e análise musical.
Tópicos de teoria da harmonia tonal, incluindo técnicas cromáticas e de modulação. Tópicos da teoria da harmonia do século XX, incluindo escalas paradigmáticas e serialismo dodecafônico. Análise de obras do período tonal, incluindo fraseologia e formas clássicas avançadas como Sonata, Sonata-Rondó e Concerto. Análise de obras do repertório modernista que utilizam coleções referenciais e técnicas serialistas.
1. Análise harmônica de obras do classicismo e do romantismo, revendo princípios funcionais clássicos e aprofundando os princípios do cromatismo e dos processos de modulação. Introduzir os princípios de harmonia neo-riemanniana no cromatismo e pós-modernismo. 2. Aprofundamento da teoria e análise das obras dos períodos clássico e romântico empregando análise harmônica, fraseológica, identificação de motivos e análise das formas clássicas, desde as elementares e as empregadas no repertório vocal, até as formas instrumentais de Variação, Sonata, Sonata-Rondó e Concerto. 3. Aprofundamento das teorias das coleções paradigmáticas pós-tonais simétricas e sua aplicação à análise de obras modernistas referenciais de autores como Debussy, Bartók, Stravinsky e Villa-Lobos. 4. Aprofundamento das teorias de música atonal serialista e sua aplicação analítica a obras de compositores referenciais da Segunda Escola de Viena e seus seguidores, inclusive na música brasileira. 5. Estudo de princípios pós-tonais empregados na música pós-moderna e sua aplicação a obras do repertório contemporâneo.
Básica GAULDIN, Robert. Harmonic Practice in Tonal Music. New York: W.W.Norton. 2004. KRÄMER, Thomas. Lehrbuch der Harmonischen Analyse. Wiesbaden: Breitkopf & Härtel. 1997. LAITZ, Steven e Bartlette, Christopher. Graduate Review of Tonal Theory. New York: Oxford University Press. 2010. TYMOCZKO, Dmitri. A Geometry of Music. New York: Oxford University Press. 2011. Complementar LAITZ, Steven. The Complete Musician. New York: Oxford University Press. 2011. ROIG-FRANCOLÍ, Miguel. Harmony in Context. New York: McGraw-Hill. 2003. ROIG-FRANCOLÍ, Miguel. Understanding Post-Tonal Music. New York: McGraw-Hill. 2008. SCHOENBERG, Arnold. Funções Estruturais da Harmonia. São Paulo: Via Lettera. 2004.