Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971307 - Tópicos em Teoria e Análise Musical
Topics in Musical Theory and Analysis

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Dar sequência à formação do aluno em teoria e análise da música tonal e pós-tonal, visando seu ingresso futuro em cursos de pós-graduação.
Fornecer ao aluno novas ferramentas para o desenvolvimento dos trabalhos de graduação, principalmente os que utilizarem modelos analíticos ou relativos a teorias musicais.
Desenvolver tópicos avançados de teoria e análise musical.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1962200 - Rodolfo Nogueira Coelho de Souza
 
Programa Resumido
Tópicos de teoria da harmonia tonal, incluindo técnicas cromáticas e de modulação. Tópicos da teoria da harmonia do século XX, incluindo escalas paradigmáticas e serialismo dodecafônico. Análise de obras do período tonal, incluindo fraseologia e formas clássicas avançadas como Sonata, Sonata-Rondó e Concerto. Análise de obras do repertório modernista que utilizam coleções referenciais e técnicas serialistas.
 
 
 
Programa
1.	Análise harmônica de obras do classicismo e do romantismo, revendo princípios funcionais clássicos e aprofundando os princípios do cromatismo e dos processos de modulação. Introduzir os princípios de harmonia neo-riemanniana no cromatismo e pós-modernismo.
2.	Aprofundamento da teoria e análise das obras dos períodos clássico e romântico empregando análise harmônica, fraseológica, identificação de motivos e análise das formas clássicas, desde as elementares e as empregadas no repertório vocal, até as formas instrumentais de Variação, Sonata, Sonata-Rondó e Concerto.
3.	Aprofundamento das teorias das coleções paradigmáticas pós-tonais simétricas e sua aplicação à análise de obras modernistas referenciais de autores como Debussy, Bartók, Stravinsky e Villa-Lobos.
4.	Aprofundamento das teorias de música atonal serialista e sua aplicação analítica a obras de compositores referenciais da Segunda Escola de Viena e seus seguidores, inclusive na música brasileira.
5.	Estudo de princípios pós-tonais empregados na música pós-moderna e sua aplicação a obras do repertório contemporâneo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com exercícios, em aula e em casa, para o aprendizado das teorias e desenvolvimento de análises de harmonia tonal e pós-tonal.
Projetos individuais de análise apresentados como trabalhos escritos e/ou seminários.
Critério
Aprovação pela avaliação de dois trabalhos e duas provas escritas.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica
GAULDIN, Robert. Harmonic Practice in Tonal Music. New York: W.W.Norton. 2004.
KRÄMER, Thomas. Lehrbuch der Harmonischen Analyse. Wiesbaden: Breitkopf & Härtel. 1997.
LAITZ, Steven e Bartlette, Christopher. Graduate Review of Tonal Theory. New York: Oxford University Press. 2010.
TYMOCZKO, Dmitri. A Geometry of Music. New York: Oxford University Press. 2011.

Complementar
LAITZ, Steven. The Complete Musician. New York: Oxford University Press. 2011.
ROIG-FRANCOLÍ, Miguel. Harmony in Context. New York: McGraw-Hill. 2003.
ROIG-FRANCOLÍ, Miguel. Understanding Post-Tonal Music. New York: McGraw-Hill. 2008.
SCHOENBERG, Arnold. Funções Estruturais da Harmonia. São Paulo: Via Lettera. 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971307

Clique para consultar o oferecimento para 5971307

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP