Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971308 - Técnicas e Materiais da Música Contemporânea II
Techniques and Materials of Contemporary Music II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
1.	Introduzir o aluno no estudo dos materiais, técnicas e poéticas das diversas correntes musicais da segunda metade do Século XX e da primeira do XXI que se caracterizam pela ênfase na pesquisa de novas linguagens e novos recursos sonoros.
2.	Fornecer ao aluno recursos técnicos que lhe permitam abordar a análise e a interpretação de obras do repertório da segunda metade do século XX e da primeira do XXI, permitindo-lhe a utilização criativa desses recursos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1962200 - Rodolfo Nogueira Coelho de Souza
 
Programa Resumido
Estudo das técnicas das diversas correntes do período: experimentalismo, serialismo, atonalidade por conjuntos simétricos e assimétricos, música concreta, eletrônica e eletroacústica, música aleatória, música textural, minimalismo, composição algorítmica, intertextualidade, nova complexidade, multimeios e demais técnicas pós-modernas.
 
 
 
Programa
1. Fundamentos do experimentalismo: Russolo, Varèse, Cowell, Ives.
2. Técnicas serialistas do pós-guerra: Webern revisitado, Boulez, Stockhausen, Pousser, a última fase de Stravinsky, Babbitt, Carter, Berio, Nono. 
3. Novas técnicas do modalismo atonal: a escola francesa, Messiaen, Almeida Prado.
4. Técnicas da música concreta: Pierre Shaeffer, Pierre Henri, Varèse, o GRM. 
5. Técnicas da música eletrônica: Stockhausen, Eimert, Berio, Maderna. 
6. Técnicas da música aleatória: Cage, Stockhausen, Lutoslawski. 
7. Técnicas da música textural: Ligeti, Xenakis, Penderecki, Lutoslawski. 
8. Técnicas da composição algorítmica e eletroacústica: Nancarrow, Risset, Boulez, Chowning, Appleton, Dodge, Lanski, Smalley, Cope.
9. Técnicas da música minimalista: Reich, Glass, Feldman, Andriessen.
10. Nova complexidade e nova simplicidade: Ferneyhough, Finissy, Scelsi, Pärt, Barlow, Hespos.
11. Intertextualidade e mais técnicas da música pós-moderna: Berio, Schnittke, Gubaidulina, Takemitsu. 
12. Novas Mídias, música de cinema: o teatro musical de Kagel e Mendes, Tan Dun.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Audição dirigida de obras referenciais para familiarizar o aluno com as novas linguagens.
2. Estudo dos conceitos abstratos das novas técnicas composicionais;
3. Estudo analítico das principais obras de cada corrente para articular o modelo abstrato das técnicas com a percepção auditiva;
4. Estudo do contexto histórico das novas correntes para relacionar sua poética à realidade sócio-cultural de seu tempo.
5. Para alcançar esses objetivos as aulas terão uma parte expositiva para estudo dos modelos teóricos, e outra de audição e compreensão analítica das obras referenciais do período.
Critério
Aprovação pela avaliação de dois trabalhos e duas provas escritas.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
COGAN, Robert. Som e Música: a natureza das estruturas sonoras. Porto Alegre: UFGRS Ed. 2013.
GRIFFITHs, Paul. Modern Music and After: Directions since 1945. Oxford: Oxford U.P. 1995.
KOSTKA, Stefan. Materials and Techniques of Twentieth-Century Music. Cliffs: Prentice Hall. 1990.
ROIG-FRANCOLÍ, Miguel. Understanding Post-Tonal Music. New York: McGraw-Hill. 2008.

Bibliografia Complementar:
ANTOKOLETZ, Elliot. Twentieth-Century Music. Englewood Cliffs: Prentice Hall. 1992.
BOULEZ, Pierre. Apontamentos de Aprendiz. São Paulo: Perspectiva. 1995.
BOULEZ, Pierre. A Música Hoje 1 e 2. São Paulo: Perspectiva. 1972-1992.
CASPARY, Clodomiro. Serialismo Integral: Parâmetros. Porto Alegre: Sincron. 1985
COWELL, Henry. New Musical Resources. Cambridge, MA: Cambridge University Press. 1996.
EIMERT, Herbert. Qué es la música electrônica? Buenos Aires: Nueva Vision. 1963.
GANN, Kyle. The Music of Conlon Nancarrow. Cambridge, MA: Cambridge University Press. 1995.
IAZZETTA, Fernando. Música – Processo e Dinâmica. São Paulo: Annablume. 1993.
KOSTELANETZ, Richard. Classical Essays on Twentieth Century Music. New York: Schirmer. 1996.
KOSTELANETZ, Richard. Conversing with Cage. New York: Limelight. 1988.
LANDY, Leigh. What's the Matter with Today's Experimental Music? Chur: Harwwod. 1991.
MENEZES, Flo. Música Eletroacústica: Histórias e Estéticas. São Paulo: Edusp. 1996.
MESSIAEN, Olivier. Technique de mon Language Musical. Paris: Alphonse Leduc. 1970.
PERLE, George. The Listening Composer. San Francisco: University of California Press. 1990.
XENAKIS, Iannis. Formalized Music. New York: Pendagron. 1991.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971308

Clique para consultar o oferecimento para 5971308

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP