1. Introduzir o aluno no estudo dos materiais, técnicas e poéticas das diversas correntes musicais da segunda metade do Século XX e da primeira do XXI que se caracterizam pela ênfase na pesquisa de novas linguagens e novos recursos sonoros. 2. Fornecer ao aluno recursos técnicos que lhe permitam abordar a análise e a interpretação de obras do repertório da segunda metade do século XX e da primeira do XXI, permitindo-lhe a utilização criativa desses recursos.
Estudo das técnicas das diversas correntes do período: experimentalismo, serialismo, atonalidade por conjuntos simétricos e assimétricos, música concreta, eletrônica e eletroacústica, música aleatória, música textural, minimalismo, composição algorítmica, intertextualidade, nova complexidade, multimeios e demais técnicas pós-modernas.
1. Fundamentos do experimentalismo: Russolo, Varèse, Cowell, Ives. 2. Técnicas serialistas do pós-guerra: Webern revisitado, Boulez, Stockhausen, Pousser, a última fase de Stravinsky, Babbitt, Carter, Berio, Nono. 3. Novas técnicas do modalismo atonal: a escola francesa, Messiaen, Almeida Prado. 4. Técnicas da música concreta: Pierre Shaeffer, Pierre Henri, Varèse, o GRM. 5. Técnicas da música eletrônica: Stockhausen, Eimert, Berio, Maderna. 6. Técnicas da música aleatória: Cage, Stockhausen, Lutoslawski. 7. Técnicas da música textural: Ligeti, Xenakis, Penderecki, Lutoslawski. 8. Técnicas da composição algorítmica e eletroacústica: Nancarrow, Risset, Boulez, Chowning, Appleton, Dodge, Lanski, Smalley, Cope. 9. Técnicas da música minimalista: Reich, Glass, Feldman, Andriessen. 10. Nova complexidade e nova simplicidade: Ferneyhough, Finissy, Scelsi, Pärt, Barlow, Hespos. 11. Intertextualidade e mais técnicas da música pós-moderna: Berio, Schnittke, Gubaidulina, Takemitsu. 12. Novas Mídias, música de cinema: o teatro musical de Kagel e Mendes, Tan Dun.
Bibliografia Básica: COGAN, Robert. Som e Música: a natureza das estruturas sonoras. Porto Alegre: UFGRS Ed. 2013. GRIFFITHs, Paul. Modern Music and After: Directions since 1945. Oxford: Oxford U.P. 1995. KOSTKA, Stefan. Materials and Techniques of Twentieth-Century Music. Cliffs: Prentice Hall. 1990. ROIG-FRANCOLÍ, Miguel. Understanding Post-Tonal Music. New York: McGraw-Hill. 2008. Bibliografia Complementar: ANTOKOLETZ, Elliot. Twentieth-Century Music. Englewood Cliffs: Prentice Hall. 1992. BOULEZ, Pierre. Apontamentos de Aprendiz. São Paulo: Perspectiva. 1995. BOULEZ, Pierre. A Música Hoje 1 e 2. São Paulo: Perspectiva. 1972-1992. CASPARY, Clodomiro. Serialismo Integral: Parâmetros. Porto Alegre: Sincron. 1985 COWELL, Henry. New Musical Resources. Cambridge, MA: Cambridge University Press. 1996. EIMERT, Herbert. Qué es la música electrônica? Buenos Aires: Nueva Vision. 1963. GANN, Kyle. The Music of Conlon Nancarrow. Cambridge, MA: Cambridge University Press. 1995. IAZZETTA, Fernando. Música – Processo e Dinâmica. São Paulo: Annablume. 1993. KOSTELANETZ, Richard. Classical Essays on Twentieth Century Music. New York: Schirmer. 1996. KOSTELANETZ, Richard. Conversing with Cage. New York: Limelight. 1988. LANDY, Leigh. What's the Matter with Today's Experimental Music? Chur: Harwwod. 1991. MENEZES, Flo. Música Eletroacústica: Histórias e Estéticas. São Paulo: Edusp. 1996. MESSIAEN, Olivier. Technique de mon Language Musical. Paris: Alphonse Leduc. 1970. PERLE, George. The Listening Composer. San Francisco: University of California Press. 1990. XENAKIS, Iannis. Formalized Music. New York: Pendagron. 1991.