Aperfeiçoamento da técnica instrumental e aprofundamento do conhecimento das práticas interpretativas do repertório específico de piano. Haverá um progressivo aumento de dificuldade técnico-musical no repertório abordado ao longo dos semestres. As disciplinas Recital I e II atuam de forma complementar, estabelecendo metas para que o aluno leve ao palco o repertório trabalhado montando um recital de 30 minutos ao final do 4º semestre e de um recital de 60 minutos ao final do 8º semestre.
Preparação de obras de estilos variados (incluindo música brasileira), estudos, exercícios técnicos.
– J.S. Bach – um Prelúdio e Fuga do livro Cravo bem Temperado volumes I ou II – Um Estudo de Chopin ou Liszt – Uma Peça Romântica – Uma Peça Moderna ou Contemporânea Obs.: Podem ser deliberadas alterações no programa de acordo com o docente responsável.
Básica: BADURA-SKODA, Paul. Interpreting Bach at the Keyboard. Nova York: Oxford University Press, 1993. BANOWETS, Joseph. The Pianist’s Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1992. BURGE, David, Twentieth-Century piano music. New York: Schirmer Books, 1990. CHIANTORE, Lucas. História de la técnica pianística. Madri: Alinza, 2001. FERGUSON, Howard. Keyboard interpretation. New York: Oxford University Press, 1975. LEDBETTER, David. Bach’s Well-tempered Clavier: The 48 Preludes and Fugues. New Haven: Yale University Press, 2002. MAGALHÃES, Homero de. Bach: Prelúdios e Fugas I. São Paulo: Novas Metas, 1988. NEUHAUS, Henrich. L’art du piano. Paris: Editions Van de Velde, 1971. NEVES, José Maria, Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981. ROSEN, Charles. A geração romântica. São Paulo: Edusp, 2000. TROEGER, Richard. Playing Bach on the Keyboard: a practical guide. Pompton Plains: Amadeus Press, 2003. Complementar: BRENDEL, Alfred. Musical thoughts and afterthoughts. New Jersey: Princeton University Press, 1976. CASELA, Alfredo. El piano. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1946. MATTHAY, Tobias. The visible and invisible in Pianoforte Technique. London: Oxford University Press, 1964.