Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971320 - Piano VII
Applied Piano VII

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Aperfeiçoamento da técnica instrumental e aprofundamento do conhecimento das práticas interpretativas do repertório específico de piano. Haverá um progressivo aumento de dificuldade técnico-musical no repertório abordado ao longo dos semestres. As disciplinas Recital I e II atuam de forma complementar, estabelecendo metas para que o aluno leve ao palco o repertório trabalhado montando um recital de 30 minutos ao final do 4º semestre e de um recital de 60 minutos ao final do 8º semestre.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4973639 - Fátima Graça Monteiro Corvisier
4788128 - Fernando Crespo Corvisier
6532915 - Simone Gorete Machado
 
Programa Resumido
Preparação de obras de estilos variados (incluindo música brasileira), estudos, exercícios técnicos.
 
 
 
Programa
– J. S. Bach – Uma Suíte Inglesa ou Partita 
– Um Estudo de Chopin, Liszt ou outro compositor romântico ou moderno
– Uma Peça Romântica
– Uma Sonata Clássica
Obs.: Podem ser deliberadas alterações no programa de acordo com o docente responsável.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas de instrumento.
Critério
Frequência às aulas; assimilação e execução do conteúdo e metodologia propostos pelo professor; demonstração de progresso técnico-musical; preparação e empenho para as aulas; estudo dos métodos específicos do instrumento. Avaliações mensais e aplicação de prova ao final do semestre que, a critério do docente ministrante, poderá ser avaliada somente por ele ou por uma banca.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
BADURA-SKODA, Eva, BADURA-SKODA, Paul. Interpreting Mozart on the piano. London, Barrie and Rockliff, 1962.
BADURA-SKODA, Paul. Interpreting Bach at the Keyboard. Nova York: Oxford University Press, 1993.
CHIANTORE, Lucas. História de la técnica pianística. Madri: Alinza, 2001.
MARIZ, Vasco, História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
MATTHAY, Tobias. The visible and invisible in Pianoforte Technique. London: Oxford University Press, 1964.
NEUHAUS, Henrich. L’art du piano. Paris: Editions Van de Velde, 1971.
NEWMAN, William S., Beethoven on Beethoven – Playing his piano music his way. New York: Norton, 1988.
ROSEN, Charles. The classical style. Edição expandida. Nova York: W. W. Norton, 1997.
ROSEN, Charles. A geração romântica. São Paulo: Edusp, 2000.
ROSENBLUM, Sandra P. Performance Practices in Classic Piano Music. Bloomington: Indina University Press, 1988.
TROEGER, Richard. Playing Bach on the Keyboard: a practical guide. Pompton Plains: Amadeus Press, 2003.

Complementar:
BANOWETS, Joseph. The Pianist’s Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1992.
BRENDEL, Alfred. Musical thoughts and afterthoughts. New Jersey: Princeton University Press, 1976.
FERGUSON, Howard. Keyboard interpretation. New York: Oxford University Press, 1975.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971320

Clique para consultar o oferecimento para 5971320

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP