Aperfeiçoamento da técnica instrumental e aprofundamento do conhecimento das práticas interpretativas do repertório. Durante os oito semestres da disciplina serão abordados de forma prática os principais conceitos técnicos do instrumento: haverá um progressivo aumento de dificuldade técnica-musical ao longo dos semestres, de forma que o aluno possa concluir o curso tendo praticado ao menos alguns exemplares de todos os períodos (Renascimento ao século XXI) em que existe música escrita para o violão, ou para os instrumentos de cordas dedilhadas que o precedem na história da música (vihuela, alaúdes renascentistas e barrocos, guitarras barrocas e romântica). As disciplinas Recital I e II atuam de forma complementar, estabelecendo metas para que o aluno leve ao palco o repertório trabalhado montando um recital de 30 minutos ao final do 5º semestre e de um recital de 60 minutos ao final do 8º semestre.
10 Estudos para violão: Francisco Tárrega (Estudo em Mi/ em Dó – Arpejos) Matteo Carcassi (Op.60 – nº 2 e 3) Leo Brouwer (Estudos simples – 1 a 6)
No primeiro semestre é feita uma revisão dos conceitos básicos de técnica visando principalmente o aprimoramento da sonoridade (concepção de formato de unha, ângulo de ataque, mecanismo da mão direita e influência da postura de uma forma global) e da leitura das informações da partitura (andamentos, dinâmicas e digitações). O repertório mínimo está descrito no programa resumido da ementa, mas podem ser deliberadas alterações em acordo com o docente caso o nível do discente esteja acima dos requerimentos mínimos de repertório.
BROUWER, Leo. Estudios Sencillos. Paris, Max Echig. CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 TÁRREGA, Francisco. Complete Works, Vol. I e II, Heidelberg, Chanterelle.