Aperfeiçoamento da técnica instrumental e aprofundamento do conhecimento das práticas interpretativas do repertório. Durante os oito semestres da disciplina serão abordados de forma prática os principais conceitos técnicos do instrumento: haverá um progressivo aumento de dificuldade técnica-musical ao longo dos semestres, de forma que o aluno possa concluir o curso tendo praticado ao menos alguns exemplares de todos os períodos (Renascimento ao século XXI) em que existe música escrita para o violão, ou para os instrumentos de cordas dedilhadas que o precedem na história da música (vihuela, alaúdes renascentistas e barrocos, guitarras barrocas e romântica). As disciplinas Recital I e II atuam de forma complementar, estabelecendo metas para que o aluno leve ao palco o repertório trabalhado montando um recital de 30 minutos ao final do 5º semestre e de um recital de 60 minutos ao final do 8º semestre.
3 estudos de Matteo Carcassi, Op.60 – Nº 6, 7, 8 Estudo Nº 2, Op. 6 de Fernando Sor 2 peças de uma página de Tárrega ou uma de duas páginas Lágrima, Adelita [mazurca], Marieta [mazurca], Sueño [mazurca], Mazurca, Maria [Gavota], etc 1 peça de Heitor Villa-Lobos: movimento da Suíte Brasileira ou um dos Prelúdios.
No 2º semestre espera-se concluir a revisão dos conceitos básicos de técnica iniciada no 1º semestre. O repertório passa a incluir peças de concerto canônicas, além de estudos, visando aprimorar a aplicação do toque com apoio em texturas de melodia acompanhada do final do século XIX, começo do século XX. O repertório mínimo está descrito no programa resumido da ementa, mas podem ser deliberadas alterações em acordo com o docente caso o nível do discente esteja acima dos requerimentos mínimos de repertório.
CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 Sor, Fernando. The Complete works for guitar, vol. 1 a 9 London, Tecla TÁRREGA, Francisco. Complete Works, Vol. I e II, Heidelberg, Chanterelle. VILLA-LOBOS, Heitor. Obras Completas, Paris, Durand/Max Echig.