Aperfeiçoamento da técnica instrumental e aprofundamento do conhecimento das práticas interpretativas do repertório. Durante os oito semestres da disciplina serão abordados de forma prática os principais conceitos técnicos do instrumento: haverá um progressivo aumento de dificuldade técnica-musical ao longo dos semestres, de forma que o aluno possa concluir o curso tendo praticado ao menos alguns exemplares de todos os períodos (Renascimento ao século XXI) em que existe música escrita para o violão, ou para os instrumentos de cordas dedilhadas que o precedem na história da música (vihuela, alaúdes renascentistas e barrocos, guitarras barrocas e romântica). As disciplinas Recital I e II atuam de forma complementar, estabelecendo metas para que o aluno leve ao palco o repertório trabalhado montando um recital de 30 minutos ao final do 5º semestre e de um recital de 60 minutos ao final do 8º semestre.
3 estudos de Mauro Giuliani Op.1 (3ª parte) nº 4, 5 e 6 2 peças de Heitor Villa-Lobos - movimentos da Suíte Brasileira e/ou Prelúdios que não tenham sido tocados em semestres anteriores 1 ou 2 peças-movimentos (no caso de duas será exigido apenas uma peça de Villa-Lobos) de uma suíte, sonata ou obra de vários movimentos do repertório segoviano exceto Villa-Lobos): Federico M. Torroba (Sonatina, etc), M. M. Ponce (Sonatina Meridional, etc), A. Tansman (Cavatina, etc), Castelnuovo-Tedesco (Sonata, etc), J. Rodrigo (Tres piezas españolas, etc), E. Granados (Danças espanholas), Albéniz (Suite Espanhola), entre outras peças do repertório segoviano.
No 3º semestre há uma ênfase na técnica da mão esquerda, ligados e ornamentos são abordados na seleção de estudos de Mauro Giuliani. Além de obras de Villa-Lobos (prelúdios ou movimentos da suíte brasileira), o repertório inclui obras escritas para Andrés Segovia ou românticas do nacionalismo espanhol, que apresentam demandas similares e frequentemente superiores àquelas das peças do 2º semestre. O repertório mínimo está descrito no programa resumido da ementa, mas podem ser deliberadas alterações em acordo com o docente caso o nível do discente esteja acima dos requerimentos mínimos de repertório.
CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 GIULIANI, Mauro. Studio per la Chitarra, opus 1: 3ª parte MORENO TORROBA, Federico. Aires de la Mancha, Madrid, Opera Tres. __________________________. Sonatina, Opera Tres. PONCE, Manuel. Sonata Romántica, Mainz, Schott. _____________. Sonata III, Mainz, Schott. _____________. Sonatina meridional, Mainz, Schott. _____________. Thème varié et finale, Mainz, Schott. _____________. 4 Piezas para guitarra, Mainz, Schott. TANSMAN, Alexandre. Cavatina, Mainz, Schott. VILLA-LOBOS, Heitor. Obras Completas, Paris, Durand/Max Echig.