Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971325 - Violão IV
Guitar IV

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Aperfeiçoamento da técnica instrumental e aprofundamento do conhecimento das práticas interpretativas do repertório. Durante os oito semestres da disciplina serão abordados de forma prática os principais conceitos técnicos do instrumento: haverá um progressivo aumento de dificuldade técnica-musical ao longo dos semestres, de forma que o aluno possa concluir o curso tendo praticado ao menos alguns exemplares de todos os períodos (Renascimento ao século XXI) em que existe música escrita para o violão, ou para os instrumentos de cordas dedilhadas que o precedem na história da música (vihuela, alaúdes renascentistas e barrocos, guitarras barrocas e romântica). As disciplinas Recital I e II atuam de forma complementar, estabelecendo metas para que o aluno leve ao palco o repertório trabalhado montando um recital de 30 minutos ao final do 5º semestre e de um recital de 60 minutos ao final do 8º semestre.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5296560 - Gustavo Silveira Costa
 
Programa Resumido
Estudo Nº 4, Op.60 de Matteo Carcassi
Estudo nº 3, Op. 6 de Fernando Sor; Estudo simples Nº 9 de Leo Brouwer
2 peças de Heitor Villa-Lobos: movimentos da Suíte Brasileira e/ou Prelúdios que não tenham sido tocados em semestres anteriores
1 ou 2 movimentos complementares de peças do repertório segoviano escolhidas em Instrumento III; 2 peças
Movimentos de suítes
Coleções de peças para guitarra barroca: Gaspar Sanz, Robert de Visée, Santiago de Murcia, etc.
 
 
 
Programa
No 4º semestre persiste a ênfase na técnica da mão esquerda com estudos de ligados de Carcassi, Sor e Brouwer. Estão incluídas as obras de Villa-Lobos ainda não tocadas nos semestres anteriores (prelúdios ou movimentos da suíte brasileira), a continuação de movimentos/partes de obras do repertório segoviano (ou românticas do nacionalismo espanhol), e, adicionalmente, obras para guitarra barroca (Sanz, Visée, Murcia, Corbetta ou outros): as peças de guitarra barroca introduzem conceito de performance historicamente informada, como ornamentos, articulação e gestualidade das danças barrocas. Desde o início do semestre é feito um planejamento para retomar peças dos semestres anteriores, trabalhando em conjunto com as novas peças para montar o repertório de Recital I, que deverá constituir uma apresentação de duração de cerca de 30 minutos (não é necessário fazer duas provas caso o repertório do recital inclua obras novas). O repertório mínimo está descrito no programa resumido da ementa, mas podem ser deliberadas alterações em acordo com o docente caso o nível do discente esteja acima dos requerimentos mínimos de repertório.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas individuais de instrumento; para atingir os objetivos da disciplina, o aluno deve manter uma média de três horas de estudo diário ao violão.
Critério
Frequência às aulas; assimilação e execução do conteúdo e metodologia propostos pelo professor; demonstração semanal de progressos técnicos e musicais devido ao estudo fora da aula; prova com banca e/ou gravada em vídeo ao final do semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BROUWER, Leo. Estudios Sencillos. Paris, Max Echig.
CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60
SANZ, Gaspar. Instruccion de musica sobre la guitarra española.
VILLA-LOBOS, Heitor. Obras Completas, Paris, Durand/Max Echig.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971325

Clique para consultar o oferecimento para 5971325

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP