Aperfeiçoamento da técnica instrumental e aprofundamento do conhecimento das práticas interpretativas do repertório. Durante os oito semestres da disciplina serão abordados de forma prática os principais conceitos técnicos do instrumento: haverá um progressivo aumento de dificuldade técnica-musical ao longo dos semestres, de forma que o aluno possa concluir o curso tendo praticado ao menos alguns exemplares de todos os períodos (Renascimento ao século XXI) em que existe música escrita para o violão, ou para os instrumentos de cordas dedilhadas que o precedem na história da música (vihuela, alaúdes renascentistas e barrocos, guitarras barrocas e romântica). As disciplinas Recital I e II atuam de forma complementar, estabelecendo metas para que o aluno leve ao palco o repertório trabalhado montando um recital de 30 minutos ao final do 5º semestre e de um recital de 60 minutos ao final do 8º semestre.
Estudo Nº 4, Op.60 de Matteo Carcassi Estudo nº 3, Op. 6 de Fernando Sor; Estudo simples Nº 9 de Leo Brouwer 2 peças de Heitor Villa-Lobos: movimentos da Suíte Brasileira e/ou Prelúdios que não tenham sido tocados em semestres anteriores 1 ou 2 movimentos complementares de peças do repertório segoviano escolhidas em Instrumento III; 2 peças Movimentos de suítes Coleções de peças para guitarra barroca: Gaspar Sanz, Robert de Visée, Santiago de Murcia, etc.
No 4º semestre persiste a ênfase na técnica da mão esquerda com estudos de ligados de Carcassi, Sor e Brouwer. Estão incluídas as obras de Villa-Lobos ainda não tocadas nos semestres anteriores (prelúdios ou movimentos da suíte brasileira), a continuação de movimentos/partes de obras do repertório segoviano (ou românticas do nacionalismo espanhol), e, adicionalmente, obras para guitarra barroca (Sanz, Visée, Murcia, Corbetta ou outros): as peças de guitarra barroca introduzem conceito de performance historicamente informada, como ornamentos, articulação e gestualidade das danças barrocas. Desde o início do semestre é feito um planejamento para retomar peças dos semestres anteriores, trabalhando em conjunto com as novas peças para montar o repertório de Recital I, que deverá constituir uma apresentação de duração de cerca de 30 minutos (não é necessário fazer duas provas caso o repertório do recital inclua obras novas). O repertório mínimo está descrito no programa resumido da ementa, mas podem ser deliberadas alterações em acordo com o docente caso o nível do discente esteja acima dos requerimentos mínimos de repertório.
BROUWER, Leo. Estudios Sencillos. Paris, Max Echig. CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 SANZ, Gaspar. Instruccion de musica sobre la guitarra española. VILLA-LOBOS, Heitor. Obras Completas, Paris, Durand/Max Echig.