Aperfeiçoamento da técnica instrumental e aprofundamento do conhecimento das práticas interpretativas do repertório. Durante os oito semestres da disciplina serão abordados de forma prática os principais conceitos técnicos do instrumento: haverá um progressivo aumento de dificuldade técnica-musical ao longo dos semestres, de forma que o aluno possa concluir o curso tendo praticado ao menos alguns exemplares de todos os períodos (Renascimento ao século XXI) em que existe música escrita para o violão, ou para os instrumentos de cordas dedilhadas que o precedem na história da música (vihuela, alaúdes renascentistas e barrocos, guitarras barrocas e romântica). As disciplinas Recital I e II atuam de forma complementar, estabelecendo metas para que o aluno leve ao palco o repertório trabalhado montando um recital de 30 minutos ao final do 5º semestre e de um recital de 60 minutos ao final do 8º semestre.
2 estudos de Matteo Carcassi, Op.60 – Nº 9 e 19 - 2 estudos de Fernando Sor, Op.6 Nº 8 e 11 1 peça de Heitor Villa-Lobos: movimento da Suíte Brasileira, ou um dos Prelúdios, ou Choros Nº1 1 Estudo de Heitor Villa-Lobos a escolher entre primeiros 3 do ciclo de 12 Estudos 2 peças do repertório para vihuela ou alaúde do Renascimento: Luis Milan, Luys de Narváez, Alonso Mudarra, Da Milano, John Dowland, etc.
No 5º semestre os estudos dão uma pequena a ênfase à na técnica da mão direita com estudos de arpejos e acordes visando o controle da polifonia. Estão incluídas as obras de Villa-Lobos ainda não tocadas nos semestres anteriores (prelúdios ou movimentos da suíte brasileira), e é iniciado o trabalho com a coleção de 12 Estudos. É necessário escolher e trabalhar duas peças para alaúde renascentista ou vihuela, em que prossegue o trabalho de conceitos de performance historicamente informada. O repertório mínimo está descrito no programa resumido da ementa, mas podem ser deliberadas alterações em acordo com o docente caso o nível do discente esteja acima dos requerimentos mínimos de repertório.
CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 DOWLAND, John. The Collected Lute Music of John Dowland (Poulton), London, Faber. MILAN, Luys. El Maestro, 1536. MUDARRA, Alonso. Tres libros de musica en cifras para vihuela, 1546. Narváez, Luys de. Los seys libros del Delphin de música de cifra para tañer vihuela, 1538. Sor, Fernando. The Complete works for guitar, vol. 1 a 9 London, Tecla VILLA-LOBOS, Heitor. Obras Completas, Paris, Durand/Max Echig.