Aperfeiçoamento da técnica instrumental e aprofundamento do conhecimento das práticas interpretativas do repertório. Durante os oito semestres da disciplina serão abordados de forma prática os principais conceitos técnicos do instrumento: haverá um progressivo aumento de dificuldade técnica-musical ao longo dos semestres, de forma que o aluno possa concluir o curso tendo praticado ao menos alguns exemplares de todos os períodos (Renascimento ao século XXI) em que existe música escrita para o violão, ou para os instrumentos de cordas dedilhadas que o precedem na história da música (vihuela, alaúdes renascentistas e barrocos, guitarras barrocas e romântica). As disciplinas Recital I e II atuam de forma complementar, estabelecendo metas para que o aluno leve ao palco o repertório trabalhado montando um recital de 30 minutos ao final do 5º semestre e de um recital de 60 minutos ao final do 8º semestre.
2 estudos de Matteo Carcassi, Op.60 – Nº 20 e 23 2 estudos de Fernando Sor, Op.6 Nº 9 e 12; 1 peça de Heitor Villa-Lobos - movimento da Suíte Brasileira, ou um dos Prelúdios (que não tenham sido tocadas em semestres anteriores), ou Choros Nº1 1 Estudo de Heitor Villa-Lobos a escolher entre primeiros 3 do ciclo de 12 Estudos (que não tenha sido tocado no semestre anterior) 3 peças de Leo Brouwer (Elogio de la Danza, Danza Caracteristica, Tres Apuntes, Canciones Populares Cubanas, La Espiral Eterna, etc.), ou cerca de 10 minutos de obras compositores cuja produção se deu a partir da segunda metade do século XX em diante.
No 6º semestre os estudos passam a ter demandas menos específicas e o conteúdo pode combinar elementos técnico-musicais mais complexos. Prossegue 0 trabalho sobre a coleção de 12 estudos e de peças de Villa-Lobos ainda não tocadas nos semestres anteriores (prelúdios ou movimentos da suíte brasileira). É necessário escolher e trabalhar três peças ou cerca de 10 minutos de peças da segunda metade do século XX, preferencialmente do compositor cubano Leo Brouwer, mas outras opções são possíveis, incluindo obras brasileiras. O repertório mínimo está descrito no programa resumido da ementa, mas podem ser deliberadas alterações em acordo com o docente caso o nível do discente esteja acima dos requerimentos mínimos de repertório.
BROUWER, Leo. Estudios Sencillos. I-V, VI-X, XII-XV, XVI-XX. Paris, Max Echig. ______________. Nuevos estudios sencillos, Montreal, Doberman. ______________. Pieza sin títuno nº 1, 2 e 3. Paris, Max Echig. ______________. 2 Temas populares cubanos: Canción de cuna e Ojos Brujos, Paris, Max Echig. ______________. Prelúdio, Paris, Max Echig. ______________. Fuga nº 1, Paris, Max Echig. ______________. Danza característica, Paris, Max Echig. ______________. L. Preludios Epigramaticos, Paris, Ed. Transatlantiques. ______________. Elogio de la Danza, Paris, Max Echig. ______________.Tres Apuntes, Paris, Max Echig. ______________.Paisaje cubano con campanas, Milano, Ricordi. ______________.Canticum, Paris, Max Echig. ______________.Decameron Negro, Paris, Ed. Transatlantiques. ______________.Variaciones sobre un tema de Django Reinhardt, Paris, Max Echig. CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 VILLA-LOBOS, Heitor. Obras Completas, Paris, Durand/Max Echig.