Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971328 - Violão VII
Guitar VII

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Aperfeiçoamento da técnica instrumental e aprofundamento do conhecimento das práticas interpretativas do repertório. Durante os oito semestres da disciplina serão abordados de forma prática os principais conceitos técnicos do instrumento: haverá um progressivo aumento de dificuldade técnica-musical ao longo dos semestres, de forma que o aluno possa concluir o curso tendo praticado ao menos alguns exemplares de todos os períodos (Renascimento ao século XXI) em que existe música escrita para o violão, ou para os instrumentos de cordas dedilhadas que o precedem na história da música (vihuela, alaúdes renascentistas e barrocos, guitarras barrocas e romântica). As disciplinas Recital I e II atuam de forma complementar, estabelecendo metas para que o aluno leve ao palco o repertório trabalhado montando um recital de 30 minutos ao final do 4º semestre e de um recital de 60 minutos ao final do 8º semestre.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5296560 - Gustavo Silveira Costa
 
Programa Resumido
2 estudos de Matteo Carcassi, Op.60 – Nº 24 e 25 2 estudos de Heitor Villa-Lobos a escolher entre os de número 1, 2, 3, 5, 8, 9 e 11 (que não tenham sido tocados nos semestres anteriores, podendo ainda ser incluídos estudos de maior dificuldade) 1 Sonata clássica (Sor Op.14, Gran Solo ou Giuliani Op.15, Sonata Brilhante ou peça do mesmo período de nível semelhante, por exemplo: Variações Op.9 de Sor) ou 1º movimento de Concerto para violão e orquestra de Giuliani, Villa-Lobos, Rodrigo, Castelnuovo-Tedesco ou Ponce (ou outras opções de nível técnico semelhante).
 
 
 
Programa
No 7º semestre os estudos passam a ter demandas menos específicas e o conteúdo pode combinar elementos técnico-musicais mais complexos. Prossegue o trabalho sobre a coleção de 12 estudos de Villa-Lobos, mas agora é preciso escolher e trabalhar 2 deles (ainda não tocad0s nos semestres anteriores). É necessário escolher e trabalhar uma das sonatas clássicas acima elencadas (ou sonatas de dificuldade equivalente), ou o primeiro movimento de um concerto para violão e orquestra (geralmente baseado na forma sonata). O repertório mínimo está descrito no programa resumido da ementa, mas podem ser deliberadas alterações em acordo com o docente caso o nível do discente esteja acima dos requerimentos mínimos de repertório.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas individuais de instrumento; para atingir os objetivos da disciplina, o aluno deve manter uma média de três horas de estudo diário ao violão.
Critério
Frequência às aulas; assimilação e execução do conteúdo e metodologia propostos pelo professor; demonstração semanal de progressos técnicos e musicais devido ao estudo fora da aula; prova com banca e/ou gravada em vídeo ao final do semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 Sor, Fernando. The Complete works for guitar, vol. 1 a 9 London, Tecla PONCE, Manuel Maria. Concierto del Sur. New York, Peer. RODRIGO, Joaquin. Concierto de Aranjuez. Schott. VILLA-LOBOS, Heitor. Obras Completas, Paris, Durand/Max Echig.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971328

Clique para consultar o oferecimento para 5971328

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP