Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971330 - História e Pedagogia do Violão
History and Pedagogy of the Guitar

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de violão, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para o seu instrumento e de material didático pertinente. Procura-se incentivar a pesquisa no campo do ensino e das práticas interpretativas do repertório do instrumento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5296560 - Gustavo Silveira Costa
 
Programa Resumido
Introdução ao repertório: do Renascimento ao século XX; Tópicos de técnica; Grandes escolas do século XX (Pujol e Carlevaro), violão no Brasil, novas tendências.
 
 
 
Programa
1. Introdução ao repertório: Renascimento – alaúde e vihuela 2. Barroco – alaúde e guitarra barroca 3. Classicismo – violão de seis cordas (guitarra romântica) 4. Romantismo tardio – a guitarra de Torres, de Tárrega a Segovia 5. O século XX 6. Tópicos de técnica (aula prática): postura corporal, punho/mãos, formato de unhas. 7. Tópicos de técnica (aula prática): mão direita – arpejos, escalas, polegar e uso do apoio. 8. Tópicos de técnica (aula prática): mão esquerda – ligados simples, compostos, e vibrato. 9. Primeira avaliação 10. Escola de Tárrega (Pujol) 11. Escola de Carlevaro 12. Violão no Brasil: Isaías Sávio, Henrique Pinto, Jodacil Damasceno e o violão na universidade 13. Novos autores: Glise, Fernández, Tennant, Käppel, Iznaola. 14. Aula prática para comparação de conceitos de técnica por diferentes autores. 15. Avaliação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, aulas práticas e seminários.
Critério
A nota final baseia-se na apresentação de trabalho final oral e escrito, na participação em sala de aula, em exercícios aplicados durante o semestre, e frequência. Trabalho final: 70% da nota final; exercícios semanais: 20%; participação em sala: 10%.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
CARLEVARO, Abel. Escuela de la guitarra. 1ª ed. Montevideo, Dacisa, 1978. DUDEQUE, Norton. História do violão. Curitiba, Ed. da UFPR, 1994. FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: una investigación sobre llegar a ser guitarrista. Montevideo, Ediciones ART, 2000. GLISE, Anthony. Classical Guitar Pedagogy: a Hanbook for teachers. Pacific: Mel Bay Publications, Inc., 1997. GLOEDEN, Edelton. O ressurgimento do violão no século XX: Miguel Llobet, Emilio Pujol e Andrés Segovia. Dissertação/USP, 1996. KOONCE, Frank. J.S. Bach: The Solo Lute Works. San Diego: Kjos Music Company, 1989. KOONCE, Frank. The Baroque Guitar: In Spain and the New World. Pacific: Mel Bay Publications, Inc., 2006. KOONCE, Frank. The Renaissance Vihuela & Guitar in Sixteenth-Century Spain. Pacific: Mel Bay Publications, Inc., 2008. PUJOL, Emílio. La escuela razonada de la guitarra. Vol. I. Buenos Aires, Ricordi Americana, 1934. SÁVIO, Isaías. Escola Moderna do Violão vol. I. São Paulo, Ricordi
 

Clique para consultar os requisitos para 5971330

Clique para consultar o oferecimento para 5971330

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP