Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971330 - História e Pedagogia do Violão e da Viola Caipira
History and Pedagogy of the Guitar and Brazilian Ten-String Guitar

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de violão e da viola caipira, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para o seu instrumento e de material didático pertinente. Procura-se incentivar a pesquisa no campo do ensino e das práticas interpretativas do repertório do instrumento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5296560 - Gustavo Silveira Costa
 
Programa Resumido
Introdução ao repertório: do Renascimento ao século XX; Tópicos de técnica; Grandes escolas do século XX (Pujol e Carlevaro), violão no Brasil, novas tendências.
 
 
 
Programa
1.	Introdução ao repertório: Renascimento – alaúde e vihuela
2.	Barroco – alaúde e guitarra barroca
3.	Classicismo – violão de seis cordas (guitarra romântica)
4.	Romantismo tardio – a guitarra de Torres, de Tárrega a Segovia
5.	O século XX
6.	Tópicos de técnica (aula prática): postura corporal, punho/mãos, formato de unhas.
7.	Tópicos de técnica (aula prática): mão direita – arpejos, escalas, polegar e uso do apoio.
8.	Tópicos de técnica (aula prática): mão esquerda – ligados simples, compostos, e vibrato.
9.	Primeira avaliação
10.	Escola de Tárrega (Pujol)
11.	Escola de Carlevaro
12.	Violão no Brasil: Isaías Sávio, Henrique Pinto, Jodacil Damasceno e o violão na universidade
13.	Novos autores: Glise, Fernández, Tennant, Käppel, Iznaola.
14.	Aula prática para comparação de conceitos de técnica por diferentes autores.
15.	Avaliação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, aulas práticas e seminários.
Critério
A nota final baseia-se na apresentação de trabalho final oral e escrito, na participação em sala de aula, em exercícios aplicados durante o semestre, e frequência. Trabalho final: 70% da nota final; exercícios semanais: 20%; participação em sala: 10%.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
CARLEVARO, Abel. Escuela de la guitarra. 1ª ed. Montevideo, Dacisa, 1978.
CORRÊA, Roberto Nunes. Viola caipira: das práticas populares à escritura da arte. São Paulo: Doutorado - ECA-USP, 2014.
DUDEQUE, Norton. História do violão. Curitiba, Ed. da UFPR, 1994.
FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: una investigación sobre llegar a ser guitarrista. Montevideo, Ediciones ART, 2000.
GLISE, Anthony. Classical Guitar Pedagogy: a Hanbook for teachers. Pacific: Mel Bay Publications, Inc., 1997.
PUJOL, Emílio. La escuela razonada de la guitarra. Vol. I. Buenos Aires, Ricordi Americana, 1934.
SÁVIO, Isaías. Escola Moderna do Violão vol. I. São Paulo, Ricordi

Bibliografia complementar:
GLOEDEN, Edelton. O ressurgimento do violão no século XX: Miguel Llobet, Emilio Pujol e Andrés Segovia. Dissertação/USP, 1996.
KOONCE, Frank. J.S. Bach: The Solo Lute Works. San Diego: Kjos Music Company, 1989.
KOONCE, Frank. The Baroque Guitar: In Spain and the New World. Pacific: Mel Bay Publications, Inc., 2006.
KOONCE, Frank. The Renaissance Vihuela & Guitar in Sixteenth-Century Spain. Pacific: Mel Bay Publications, Inc., 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971330

Clique para consultar o oferecimento para 5971330

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP