Familiarizar o graduando não pianista com o instrumento piano buscando atender as suas necessidades musicais e profissionais.
A disciplina será ministrada tendo em vista a abordagem de três aspectos principais e suas aplicações no ensino musical: desenvolvimento técnico, desenvolvimento das habilidades funcionais e conhecimento de repertório. O programa inclui ainda a conscientização da postura corporal e sua utilização na execução pianística de habilidades funcionais.
– Desenvolvimento da técnica básica e aplicação de exercícios de mecanismo (postura e posicionamento das mãos); – Conhecimento das escalas em movimento direto e arpejos em estado fundamental e inversões; – Repertório e suas práticas interpretativas (acompanhamentos, duetos, solos e conjuntos); – Habilidades funcionais (progressões harmônicas, melodia com cifra, improvisação e tríades), principalmente a fluência de leitura com instrumento transpositor e transposição de tonalidades através do uso de material específico; – Estudos de caso: observação e reflexão de situações-problema; simulação de aula entre os participantes.
Básica LANCASTER, E. L.; Renfrow, Kenon D. Alfred´s group piano for adults. Book II, 2nd edition, Alfred Publishing Company, 2008. Complementar MACH, Elyse. Contemporary Class Piano. Estados Unidos: Oxford University Press, 2010.