Familiarizar o graduando não pianista com o instrumento piano buscando atender as suas necessidades musicais e profissionais.
A disciplina será ministrada tendo em vista a abordagem de três aspectos principais e suas aplicações no ensino musical: desenvolvimento técnico, desenvolvimento das habilidades funcionais e conhecimento de repertório. O programa inclui ainda a conscientização da postura corporal e sua utilização na execução pianística de habilidades funcionais.
– Desenvolvimento da técnica básica e aplicação de exercícios de mecanismo (postura e posicionamento das mãos); – Conhecimento das escalas em movimento direto e arpejos em estado fundamental e inversões; – Repertório e suas práticas interpretativas (acompanhamentos, duetos, solos e conjuntos); – Habilidades funcionais (progressões harmônicas, melodia com cifra, improvisação e tríades e tétrades), principalmente a fluência de leitura com instrumento transpositor, grade e transposição de tonalidades através do uso de material específico; – Estudos de caso: observação e reflexão de situações-problema; simulação de aula entre os participantes.
LANCASTER, E. L.; Renfrow, Kenon D. Alfred´s group piano for adults Book II, 2nd edition, Alfred Publishing Company, 2008.