Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de piano, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para o instrumento e de material didático pertinente. Procura-se incentivar a pesquisa no campo do ensino e das práticas interpretativas do repertório do piano. Domínio e aplicação da metodologia de ensino e da didática próprias dos conteúdos a serem ensinados; elaboração de planos de trabalho e de ensino do docente.
Nesta disciplina são discutidos assuntos pertinentes ao ensino do piano nos campos teórico e prático, são analisadas estratégias de ensino, métodos de ensino do instrumento, possíveis soluções para os mais variados problemas da execução instrumental. Metodologias e sua aplicação.
1- O que é a Pedagogia do Piano? O que é ser um professor de piano? O Ensino instrumental. 2- O piano – suas características, sua história e a relação com as práticas interpretativas dos diferentes estilos. Histórico do desenvolvimento instrumental. 3- Dedilhado e seus problemas. 4- Aula prática sobre o dedilhado e sua aplicação em diferentes peças (dedilhados antigos – barroco; Bach - Aplicatio) 5- Aula prática sobre o dedilhado e sua aplicação em diferentes peças (dedilhados atuais – Clementi, Czerny, românticos até a atualidade) 6- Pedais e sua aplicação nos diferentes estilos (pertinência do uso de pedal em Bach; pedal em diversos exemplos da literatura) 7- Aula prática de pedalização (exercícios para níveis básico e intermediário) 8- Aula prática de pedalização (exercícios para níveis intermediário/avançado) 9- Primeira avaliação 10- Técnica Pianística – histórico e aplicação no repertório. 11- Técnica Pianística - Método Sá Pereira (pioneiro da pedagogia do piano no Brasil) 12- Técnica Pianística – escolas de dedos e escolas do peso - aula prática 13- Revisão dos métodos de técnica pianística 14- Segunda avaliação 15- Preparação de repertório (iniciante) – comparação de vídeos e gravações.
Básica: AGAY, Denes. The Art of Teaching Piano. NY: Yorktown Music Press, 2004. BACH, C.P.E. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado (1753-1762). Trad. Fernando Cazarini. Campinas: editora Unicamp, 2009. (capítulo 1: Dedilhado). BANOWETZ, Joseph. The Pianist's Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1992. BASTIEN, James. How to teach Piano Successfully. Park Ridge: Neil A. Kjos, 1973. CHIANTORE, Luca. Historia de la técnica pianística. Madrid: Alianza Música, 2004. COATS, Sylvia. Thinking as you play. Bloomington: Indiana University Press, 2006 GORDON, Stewart. Memorization in Piano Performance. DVD. Alfred Music Publications, 2007. HELFFER, Claude e MICHAUD-PRADEILLES, Catherine. O Piano. São Leopoldo: editor Unisinos, 2003. História do violão e-book: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (orgs). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 8-12. JACOBSON, Jeanine. Professional Piano Teaching. Vols. 1 e 2. Los Angeles: Alfred Music Co., 2015. KAPLAN, José Alberto. Teoria da Aprendizagem Pianística. Porto Alegre: Editora Movimento, 1985. KERN, R. Fred e MILLER, Marguerite. Projects for Piano Pedagogy. Vols 1 e 2. SanDiego: Kjos West, Neil A. Kjos Music Co., 1988-1989. LYKE, James e ENOCH Yvonne. Creative Piano Teaching. Illinois: Stipes Publishing Co., 1987. PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: metodologias e tendências. 2a. ed. Brasília: MusiMed, 2013. SANDOR, Gyorgy. On Piano Playing: Motion, Sound, and Expression. NY: Schirmer Books, 1981. SÁ PEREIRA, Antônio de. O Pedal na Técnica do Piano. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, s/ data. STATERI, José Julio. Reflexões sobre o Ensino do Piano para Adultos e Adolescentes. Osasco: Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, s.d. SWANWICK, Keith. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Trad. de Fausto Borém de Oliveira e Revisão de Maria Betânia Parizzi. http://www.atravez.org.br/ceem_4_5/ensino_instrumental.htm . USZLER, Marienne, GORDON, S. e McBRIDE-SMITH, S. The Well-Tempered Keyboard Teacher. 2a. ed. New York: Schirmer Books, 1999. Complementar: CAMP, Max W. Developing Piano Performance: a teaching philosophy. Chapell Hill: Hinshaw Music, 1981. CUERVO, Luciane. A Construção da Performance. Material produzido para fins didáticos. Porto Alegre: Departamento de Música – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. FONTERRADA, Marisa T.O. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação – São Paulo: Ed. Unesp, 2003. GAINZA, Violeta. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo, Summes, 1988. LEIMER, Karl e GIESEKING, Walter. Como Devemos Etudar Piano. São Paulo: Editorial Mangione S.A., 1950. http://prolicenmus.ufrgs.br/repositorio/moodle/violao/un1/musad006_violao_un01_conteudo.pdf (Material de apoio ao Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC, produzido por: Ana Cristina Tourinho, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, abril de 2008). MÁRSICO, Leda O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Porto Alegre: Editora Globo, 1982. MATEIRO, Teresa e SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. RICHERME, Claudio. A Técnica Pianística: uma abordagem científica. São João da Boa Vista: AIR Musical Editora, 1996.