Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971333 - Pedagogia do Piano I
Piano Pedagogy I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de piano, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para o instrumento e de material didático pertinente. Procura-se incentivar a pesquisa no campo do ensino e das práticas interpretativas do repertório do piano.  Domínio e aplicação da metodologia de ensino e da didática próprias dos conteúdos a serem ensinados; elaboração de planos de trabalho e de ensino do docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4973639 - Fátima Graça Monteiro Corvisier
 
Programa Resumido
Nesta disciplina são discutidos assuntos pertinentes ao ensino do piano nos campos teórico e prático, são analisadas estratégias de ensino, métodos de ensino do instrumento, possíveis soluções para os mais variados problemas da execução instrumental. Metodologias e sua aplicação.
 
 
 
Programa
1-	O que é a Pedagogia do Piano? O que é ser um professor de piano? O Ensino instrumental.
2-	O piano – suas características, sua história e a relação com as práticas interpretativas dos diferentes estilos. Histórico do desenvolvimento instrumental.
3-	Dedilhado e seus problemas.  
4-	Aula prática sobre o dedilhado e sua aplicação em diferentes peças (dedilhados antigos – barroco; Bach - Aplicatio)
5-	Aula prática sobre o dedilhado e sua aplicação em diferentes peças (dedilhados atuais – Clementi, Czerny, românticos até a atualidade)
6-	Pedais e sua aplicação nos diferentes estilos (pertinência do uso de pedal em Bach; pedal em diversos exemplos da literatura)
7-	Aula prática de pedalização (exercícios para níveis básico e intermediário)
8-	Aula prática de pedalização (exercícios para níveis intermediário/avançado)
9-	Primeira avaliação
10-	Técnica Pianística – histórico e aplicação no repertório.
11-	Técnica Pianística - Método Sá Pereira (pioneiro da pedagogia do piano no Brasil)
12-	Técnica Pianística – escolas de dedos e escolas do peso - aula prática 
13-	Revisão dos métodos de técnica pianística
14-	Segunda avaliação
15-	Preparação de repertório (iniciante) – comparação de vídeos e gravações.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, aulas práticas e seminários.
Critério
A nota final baseia-se na apresentação dos trabalhos parcial e final (oral e escrito), na participação em sala de aula, em exercícios aplicados durante o semestre, e na frequência.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
AGAY, Denes. The Art of Teaching Piano. NY: Yorktown Music Press, 2004.
BACH, C.P.E. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado (1753-1762). Trad. Fernando Cazarini. Campinas: editora Unicamp, 2009. (capítulo 1: Dedilhado). 
BANOWETZ, Joseph. The Pianist's Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1992. 
BASTIEN, James. How to teach Piano Successfully. Park Ridge: Neil A. Kjos, 1973. 
CHIANTORE, Luca. Historia de la técnica pianística. Madrid: Alianza Música, 2004. 
COATS, Sylvia. Thinking as you play. Bloomington: Indiana University Press, 2006
GORDON, Stewart. Memorization in Piano Performance. DVD. Alfred Music Publications, 2007.
HELFFER, Claude e MICHAUD-PRADEILLES, Catherine. O Piano. São Leopoldo: editor Unisinos, 2003. História do violão e-book: 
HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (orgs). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 8-12.
JACOBSON, Jeanine. Professional Piano Teaching. Vols. 1 e 2. Los Angeles: Alfred Music Co., 2015.
KAPLAN, José Alberto. Teoria da Aprendizagem Pianística. Porto Alegre: Editora     Movimento, 1985. 
KERN, R. Fred e MILLER, Marguerite. Projects for Piano Pedagogy. Vols 1 e 2. SanDiego: Kjos West, Neil A. Kjos Music Co., 1988-1989.
LYKE, James e ENOCH Yvonne. Creative Piano Teaching. Illinois: Stipes Publishing Co., 1987.
PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: metodologias e tendências. 2a. ed. Brasília: MusiMed, 2013. 
SANDOR, Gyorgy. On Piano Playing: Motion, Sound, and Expression. NY: Schirmer Books, 1981.
SÁ PEREIRA, Antônio de. O Pedal na Técnica do Piano. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, s/ data.
STATERI, José Julio. Reflexões sobre o Ensino do Piano para Adultos e Adolescentes. Osasco: Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, s.d.
SWANWICK, Keith. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Trad. de Fausto Borém de Oliveira e Revisão de Maria Betânia Parizzi. http://www.atravez.org.br/ceem_4_5/ensino_instrumental.htm . 
USZLER, Marienne, GORDON, S. e McBRIDE-SMITH, S. The Well-Tempered Keyboard Teacher. 2a. ed. New York: Schirmer Books, 1999.

Complementar:
CAMP, Max W. Developing Piano Performance: a teaching philosophy. Chapell Hill: Hinshaw Music, 1981.
CUERVO, Luciane. A Construção da Performance.
Material produzido para fins didáticos. Porto Alegre: Departamento de Música – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.
FONTERRADA, Marisa T.O. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação – São Paulo: Ed. Unesp, 2003. 
GAINZA, Violeta. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo, Summes, 1988. 
LEIMER, Karl e GIESEKING, Walter. Como Devemos Etudar Piano. São Paulo: Editorial Mangione S.A., 1950.
http://prolicenmus.ufrgs.br/repositorio/moodle/violao/un1/musad006_violao_un01_conteudo.pdf (Material de apoio ao Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC, produzido por: Ana Cristina Tourinho, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, abril de 2008). 
MÁRSICO, Leda O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Porto Alegre: Editora Globo, 1982.
MATEIRO, Teresa e SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. 
RICHERME, Claudio. A Técnica Pianística: uma abordagem científica. São João da Boa Vista: AIR Musical Editora, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971333

Clique para consultar o oferecimento para 5971333

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP