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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971334 - Pedagogia do Piano II
Piano Pedagogy II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de piano, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para o instrumento e de material didático pertinente. Procura-se incentivar a pesquisa no campo do ensino e das práticas interpretativas do repertório do piano.  Domínio e aplicação da metodologia de ensino e da didática próprias dos conteúdos a serem ensinados; elaboração de planos de trabalho e de ensino do docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4973639 - Fátima Graça Monteiro Corvisier
 
Programa Resumido
Nesta disciplina são discutidos assuntos pertinentes ao ensino do piano nos campos teórico e prático, são analisadas estratégias de ensino, métodos de ensino do instrumento, possíveis soluções para os mais variados problemas da execução instrumental. Metodologias e sua aplicação.
 
 
 
Programa
1-	Leitura musical. Leitura à primeira-vista. Aquisição de bons hábitos de leitura.  
2-	Memória Musical. Tipos de Memória. Memória e Leitura. Técnicas de Memorização. 
3-	Exercícios de leitura e memorização  (aula prática). Aplicação de exercícios de leitura dos métodos de Bastien, Bucher, Keilmann e Richman. Treinamento de memorização utilizando o método de Seymor Bernstein. 
4-	Como ensinar a estudar (aula prática) Apreciação de vídeos que servirão de material para discussão dos métodos de estudo para solucionar problemas técnicos e interpretativos. 
5-	O aluno iniciante (Uszler). Preparação de aula para o iniciante. 
6-	O aluno criança  x  aluno adulto (Uszler/Agay). Características físicas, cognitivas, afetivas específicas de cada idade. Como lidar com iniciantes de diferentes idades. 
7-	A primeira aula em diferentes estratégias. Musicalização através do instrumento. Os elementos de uma boa aula.   
8-	Primeira avaliação
9-	Métodos de iniciação ao piano – tradicionais: abordagem de leitura  dó central (Fletcher e outros). Critérios para avaliação de métodos.  
10-	Métodos de iniciação – atuais: abordagem de leitura  por múltiplas tonalidades (Bastien e Schoen)
11-	Métodos de iniciação – atuais (Hal Leonard e outros)
12-	Métodos de iniciação – atuais:  abordagem de leitura intervalar (Clark)
13-	Comparando aulas – videos (aprender a ouvir, detectar , entender – Avaliar e corrigir)
14-	Comparando performances – videos e gravações (práticas interpretativas do barroco ao classicismo)
Análise e avaliação de interpretações de alunos iniciantes executando repertório de Bach (Livro de Ana Magdalena Bach e Invenções a 2 e 3 vozes) e Sonatinas Clássicas de Clementi, Kuhlau, Haydn, Beethoven ou Mozart. Detecção de erros e apresentação de soluções. 
15-	Comparando performances – videos e gravações (práticas interpretativas do romantismo à atualidade) 
Análise e crítica de interpretações de alunos iniciantes executando repertório Romântico (Schumann - Álbum para a Juventude; Grieg – Peças Líricas; etc.) e obras do Século XX/XXI (Debussy, Prokofieff, etc.) além de repertório brasileiro (Obras didáticas de Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Almeida Prado, Francisco Mignone, etc). Detecção de erros e apresentação de soluções.  
16 - Segunda avaliação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, aulas práticas e seminários.
Critério
A nota final baseia-se na apresentação dos trabalhos parcial e final (oral e escrito), na participação em sala de aula, em exercícios aplicados durante o semestre, e na frequência.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
AGAY, Denes. The Art of Teaching Piano. NY: Yorktown Music Press, 2004.
BACH, C.P.E. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado (1753-1762). Trad. Fernando Cazarini. Campinas: editora Unicamp, 2009. (capítulo 1: Dedilhado). 
BANOWETZ, Joseph. The Pianist's Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1992. 
BASTIEN, James. How to teach Piano Successfully. Park Ridge: Neil A. Kjos, 1973. 
CHIANTORE, Luca. Historia de la técnica pianística. Madrid: Alianza Música, 2004. 
COATS, Sylvia. Thinking as you play. Bloomington: Indiana University Press, 2006
GORDON, Stewart. Memorization in Piano Performance. DVD. Alfred Music Publications, 2007.
HELFFER, Claude e MICHAUD-PRADEILLES, Catherine. O Piano. São Leopoldo: editor Unisinos, 2003. História do violão e-book: 
HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (orgs). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 8-12.
JACOBSON, Jeanine. Professional Piano Teaching. Vols. 1 e 2. Los Angeles: Alfred Music Co., 2015.
KAPLAN, José Alberto. Teoria da Aprendizagem Pianística. Porto Alegre: Editora     Movimento, 1985. 
KERN, R. Fred e MILLER, Marguerite. Projects for Piano Pedagogy. Vols 1 e 2. SanDiego: Kjos West, Neil A. Kjos Music Co., 1988-1989.
LYKE, James e ENOCH Yvonne. Creative Piano Teaching. Illinois: Stipes Publishing Co., 1987.
PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: metodologias e tendências. 2a. ed. Brasília: MusiMed, 2013. 
SANDOR, Gyorgy. On Piano Playing: Motion, Sound, and Expression. NY: Schirmer Books, 1981.
SÁ PEREIRA, Antônio de. O Pedal na Técnica do Piano. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, s/ data.
STATERI, José Julio. Reflexões sobre o Ensino do Piano para Adultos e Adolescentes. Osasco: Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, s.d.
SWANWICK, Keith. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Trad. de Fausto Borém de Oliveira e Revisão de Maria Betânia Parizzi. http://www.atravez.org.br/ceem_4_5/ensino_instrumental.htm . 
USZLER, Marienne, GORDON, S. e McBRIDE-SMITH, S. The Well-Tempered Keyboard Teacher. 2a. ed. New York: Schirmer Books, 1999.

Complementar:
CAMP, Max W. Developing Piano Performance: a teaching philosophy. Chapell Hill: Hinshaw Music, 1981.
CUERVO, Luciane. A Construção da Performance.
Material produzido para fins didáticos. Porto Alegre: Departamento de Música – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.
FONTERRADA, Marisa T.O. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação – São Paulo: Ed. Unesp, 2003. 
GAINZA, Violeta. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo, Summes, 1988. 
LEIMER, Karl e GIESEKING, Walter. Como Devemos Etudar Piano. São Paulo: Editorial Mangione S.A., 1950.
http://prolicenmus.ufrgs.br/repositorio/moodle/violao/un1/musad006_violao_un01_conteudo.pdf (Material de apoio ao Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC, produzido por: Ana Cristina Tourinho, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, abril de 2008). 
MÁRSICO, Leda O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Porto Alegre: Editora Globo, 1982.
MATEIRO, Teresa e SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. 
RICHERME, Claudio. A Técnica Pianística: uma abordagem científica. São João da Boa Vista: AIR Musical Editora, 1996.
 

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