Proporcionar o aprendizado do repertório de canto com acompanhamento de violão ou viola caipira, bem como as práticas que exigem essa formação: reforço na sonoridade do instrumento, flexibilidade na execução do acompanhamento e, eventualmente, a escrita de arranjos ou transcrições de repertórios não concebidos originalmente para o acompanhamento de cordas dedilhadas.
Canções, árias e/ou outras formas musicais cujo acompanhamento seja ou que possa ser feito com violão e/ou viola caipira.
Canções, árias e/ou outras formas musicais cujo acompanhamento seja feito com violão ou viola caipira, ou que possa ser arranjado para um ou mais violões/violas, fazendo parte da disciplina o trabalho de escrita das partituras. A bibliografia anexada é apenas uma sugestão inicial, elencando possibilidades: o repertório deverá ser deliberado pelos alunos de canto e violão matriculados com o aval dos docentes responsáveis. Ao longo dos semestres não poderá haver repetição de repertório, e a seleção musical deve compreender estilos diferentes.
Básica: ARAUJO, Fernando de Paula (edição e transcrição). Canções da Terra, Canções do Mar Canções de Câmara brasileira para canto e violão (Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Marlos Nobre, Santoro, Lorenzo Fernandez, Waldemar Henrique). BRITTEN, Benjamin. Songs from the Chinese, op. 58. DOWLAND, John. The Original First and Second Books Including Dowland's Original Lute Tablature, transcrição de David Nadal. FALLA, Manuel de. Siete canciones populares españolas. VILLA-LOBOS, Heitor. Diversas canções: 4 canções da Floresta do Amazonas, Bachianas Brasileiras nr.5, etc. Bibliografia complementar: BRAHMS, Johannes. 7 Volsliedebearbeitungen. Transcrição de Tilman Hoppstock. DEBUSSY, Claude. 10 Chansons. Transcrição de Tilman Hoppstock. FAURÉ, Gabriel. 10 Chansons. Transcrição de Tilman Hoppstock. HAENDEL, Georg Frideric. Arias diversas: Lascia ch'io pianga, Ombra mai fu, etc. SCHUBERT, Franz. 110 Lieder. Transcrição de Tilman Hoppstock.