Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971350 - Recital II
Recital II

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Assim como Recital I, a disciplina Recital II atua de forma complementar às disciplinas específicas de instrumento ou canto. No entanto, sua realização é entendida como o “trabalho final” nos cursos de bacharelado em canto ou instrumento: Recital II tem por objetivo principal a realização de uma apresentação de 60 minutos aberta ao público cujo repertório deve contemplar peças estudadas durante os quatro anos de curso que demonstrem o desenvolvimento do aluno neste período. As apresentações reais são essenciais para o desenvolvimento artístico e proporcionam aos alunos a oportunidade de encarar alguns dos principais desafios da profissão musical: a situação de palco, que por si traz elementos distintos da rotina de estudo (acústica do ambiente e elementos de cena – cadeiras, instrumentos, amplificação, entre outros), a necessidade de se comunicar e apresentar verbalmente o repertório, a vivência das dificuldades que podem surgir, como a falta de concentração, ansiedades, nervosismo, ou mesmo a simples constatação de que o momento da apresentação musical em si é único, não havendo uma segunda oportunidade com aquele mesmo público, exigindo uma preparação que seja feita com muita antecedência e planejamento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8859062 - André Luís Giovanini Micheletti
535192 - Cássia Carrascoza Bomfim
3566758 - Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpicio
4973639 - Fátima Graça Monteiro Corvisier
4788128 - Fernando Crespo Corvisier
5296560 - Gustavo Silveira Costa
3227224 - Maria Yuka de Almeida Prado
1682511 - Rubens Russomanno Ricciardi
1869280 - Silvia Maria Pires Cabrera Berg
6532915 - Simone Gorete Machado
 
Programa Resumido
O conteúdo do programa do recital ficará a cargo do professor de cada instrumento. O repertório deve atender as necessidades do aluno para seu desenvolvimento artístico e técnico, procurando abranger estilos variados.
 
 
 
Programa
Preparação do Recital I, com ênfase nos aspectos técnico-musicais necessários para a interpretação pública. Não há aulas semanais regulares além daquelas de instrumento ou canto, apenas atendimentos ocasionais para tratar da seleção de peças e da elaboração de textos de notas de programa e/ou informações essenciais sobre os compositores e obras que serão apresentadas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas de instrumento.
Critério
O aluno deverá executar perante o docente ministrante da disciplina que poderá também contar com uma banca de avaliação constituída de pelo menos um professor, preferencialmente do Departamento de Música, uma prova liberatória de recital e, se aprovado, deverá realizar um recital público, nas dependências do Departamento de Música, dentro de um prazo estabelecido. Serão avaliados os seguintes quesitos por uma banca: clareza na execução (precisão rítmica, projeção sonora, expressividade, fraseado, presença de palco) e domínio das práticas interpretativas de acordo com o repertório
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
A bibliografia, assim como o programa específico de cada uma destas especialidades estarão à disposição na secretaria do DM.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971350

Clique para consultar o oferecimento para 5971350

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP