Apresentar as principais técnicas e possibilidades do violão de oito cordas “Brahms”, que possui duas cordas a mais que o violão tradicional, mas de uma forma diferente dos violões multi-cordas usuais: além de cordas graves acrescentadas às 6 cordas do violão normal, o violão “Brahms” possui uma corda mais aguda, sendo um Lá acima e outro abaixo das 6 cordas. O violão foi criado pelo luthier inglês David Rubio a pedido do violonista escocês Paul Galbraith em 1994. O violão foi batizado de “Brahms”, pois sua criação foi motivada pela transcrição que Galbraith realizou das Variações Op. 22a para piano de Johannes Brahms: um instrumento com tessitura ampliada na região dos agudos e dos graves simultaneamente comportaria de forma adequada a obra. Desde então, o violão “Brahms” vem ganhando espaço no repertório solo e de câmara, sobretudo abrindo novas possibilidades para transcrições.
Obras para vihuela, alaúdes renascentista e barroco.
Obras para vihuela de Narváez, Milan, Mudarra ou outros autores; obras de Dowland, Da Milano ou de outros autores para alaúde renascentista; obras para alaúde barroco de J. S. Bach, de Sylvius Leopold Weiss ou outros autores.
CHIESA, Ruggero. Silvius Leopold Weiss - Intavolatura di liuto. Editora Zerboni, 1976 DOWLAND, John. The Collected Lute Music of John Dowland. London, Faber, 1981. GALBRAITH, Paul. Introducing the Brahms Guitar (obras de Bach, Brahms, Dowland e Grieg). CD - Watercourse, 1996. GALBRAITH, Paul. Bach: the sonatas and partitas. CD - Delos, 1998. GALBRAITH, Paul. Haydn sonatas arranged for 8-string guitar. CD - Delos, 1999. HOPPSTOCK, Tilman. J. S. Bach: the lute works and related compositions in Urtetxt. Darmstadt, PRIM-Musikverlag, 1994.