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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971362 - Pedagogia dos Instrumentos de Corda
Pedagogy of String Instruments

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Introduzir aos alunos técnicas históricas e modernas do ensino dos instrumentos de corda friccionada, abordando o mesmo seja em estilo coletivo ou individual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8859062 - André Luís Giovanini Micheletti
 
Programa Resumido
Em aulas ministradas em grupo. Para cada cada instrumento se usará um método de ensino específico, apresentando aos alunos, técnicas históricas e modernas do ensino específico desses instrumentos de corda, sejam essas técnicas de caráter coletivo ou individual. Independentemente do instrumento de cada aluno, todos terão contato com as várias escolas de ensino, sejam elas históricas ou contemporâneas.
 
 
 
Programa
– Escolas de violino e violino do século XVII, XVIII, XIX: Italianas, Francesas e Germânicas;
– Escolas de violino e violoncelo do século XVIII e XIX: Italianas, Francesas e Germânicas;
– Ensino de cordas no Século XX, surgimento das escolas de viola e contrabaixo;
– Ensino Coletivo: Suzuki, Kato Havas e Rolland; 
– Escolas Contemporâneas; 
– Fusão e descrição do conceito de escolas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Abordagem do ensino de cada um dos quatro instrumentos da família do violino e análise das escolas criadas para o ensino de cada um desses instrumentos.
Critério
Uma avaliação e um trabalho.
Norma de Recuperação
Será proposto um tema para um trabalho de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
ALCANTARA, Pedro de. Indirect Procedures: A Musician's Guide to the Alexander Technique (The Integrated Musician). Oxford: Oxford University Press, 2013.
DUPORT, J. L. Essay on fingering the violoncello, and on the conduct of the bow. London: Augener Limited, 1878.
GALAMIAN, Ivan. Principles of Violin Playing and Teaching. New York: Dover Books on Music.
NELSON, Sheila. The Violin and Viola: History, Structure, Techniques. New York: Dover Books on Music, 2003.
ROMBERG, Bernhard. A Complete Theoretical
STOWELL, Robin. The Cambridge Companion to the Cello. London: Cambridge University Press, 1999.
SUZUKI, S. Educação é Amor. Rio de Janeiro: Pallotti, 1994.
WALDEN, Valerie. One Hundred Years of Violoncello. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Complementar:
COWLING, Elizabeth. The Cello. New York: Charles Scribnr’s Sons, 1975.
CUPIS, J. B. Méthode nouvelle et raisonnée pour le violoncelle, op 21. Paris, 1772.
GEMINIANI, Francesco. The Art of Playing on the Violin. London, 1751. Facsimile, London: Oxford University Press, 1951.
LESCAT, Philippe, and Jean Saint-Arroman, ed. Violoncelle: méthodes et traités, dictionnaires, préfaces des oeuvres. Paris: Editions J. M. Fuzeau, 1998.
MOCCIA, A. Méthodes e traités 13. Série IV Italie 1600–1800, Violon. Volume III, Regole per ben suonare il violino, G. Tartini. Paris: Fac-similé Jean-Marc Fuzeau, 1998.
MOZART, Leopold. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing. Translated by Editha Knocker, 2nd ed. New York: Oxford University Press, 1951.
QUANTZ, Johann Joachim. On Playing the Flute. Translated by Edward R. Reilly, 2nd ed. New York: Schirmer Books, 1985.
ZANETTIi, Roberto. La musica italiana nel novecento. Busto Arsizio: Bramante, 1985.
 

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