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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971363 - História e Pedagogia da Flauta
History and Pedagogy of the Flute

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de flauta, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para a flauta e do material didático relacionado. Procura-se incentivar a pesquisa no campo do ensino e das práticas interpretativas do repertório do instrumento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
535192 - Cássia Carrascoza Bomfim
 
Programa Resumido
Introdução ao repertório: do Barroco ao séc. XXI; História do instrumento e seus principais construtores e instrumentistas; A tradição da flauta no Brasil; Técnicas expandidas. Métodos e livros texto para apoio didático.
 
 
 
Programa
1. Introdução ao repertório: apresentação dos principais tratados e métodos.
2. Barroco – Jacques Hotteterre le Romaine -Traité de la flute Traversière; Johann Joachim Quantz - On playing the flute: Tratado  sobre a interpretação da flauta transversal – referência de interpretação da música barroca.Teoria dos afetos e principais compositores do Barroco Alemão, Francês e Italiano.
3. Classicismo – Flauta transversal – nova realidade: A flauta se estabeleceu como um instrumento solista, tornou-se o principal instrumento de sopro de virtuosidade. Desenvolvimento na arquitetura do instrumento: aumento do número de chaves e alteração no corte do orifício da embocadura proposto por Quantz. 
4. Romantismo - Boehm define a nova flauta no seu sistema, cilíndrica e com o mecanismo de chaves, além do desenvolvimento das aberturas de chaves e diferentes  tamanhos dos orifícios do tubo. Flautistas virtuose- Nicholson – Inglaterra / Drouet – França / Furstenau – Alemanha. 
5. Taffanel e Gaubert -Método Completo de Flauta - Estrutura do método, divisão dos tópicos, exercícios diários, estudos progressivos e de virtuosidade.
6. Tópicos de técnica (aula prática): postura corporal. Articulação; Ligadura; Saltos; Controle da afinação; Qualidade de som; Coluna de ar; Movimentos rápidos virtuosismo; Ornamentação.
7. Tópicos de técnica (aula prática): arpejos, escalas, ciclo de quintas. 
8. Tópicos de técnica (aula prática): Respiração. Problemas recorrentes no ensino de jovens flautistas: embocadura, emissão de som, posição das mãos e pés. 
9. Primeira avaliação 
10. Métodos para estudantes iniciantes e jovens: Petersen, Gariboldi, Andersen, Köhler, Woltzenlogel, Moyse. Descrição e planejamento de ensino.
11. Repertório Orquestral. 
12. A tradição da Flauta no Brasil: Patápio Silva, Reichert, Pixinguinha, Woltzenlogel, Carrasqueira.
13. Repertório solista.
14. Repertório contemporâneo – Técnicas expandidas 
15. Avaliação
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas semanais individuais nas quais serão trabalhadas a técnica de base, estudos e obras do repertório escolhidas para o desenvolvimento de cada aluno. 2. Master classes periódicos com docentes do Departamento e convidados.
Critério
A nota final baseia-se na apresentação de trabalho final oral e escrito, na participação em sala de aula, em exercícios aplicados durante o semestre, e frequência. Serão considerados o progresso realizado durante as aulas, a assiduidade, a dedicação ao estudo diário do instrumento. Trabalho final: 70% da nota final; exercícios semanais: 20%; participação em sala: 10%.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
ARAGÃO, P. M. O baú animal: Alexandre Gonçalves Pinto e o choro. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2011.
ARTAUD, P. La flauta. Espanha: SpanPress Universitária, 1998.
_________________ . Present day flutes. Paris: Editions Jobert, 1980.
_________________. Flûtes au Present: traite des techniques comtemporaines sur les flute traversières à lusage des compositeurs et des flutistes. Paris: Editions Jobert, 1980.
_________________ . Harmoniques. Paris: Gerard Billaudot Éditeur, 1992.
BOEHM, T. The flute and flute playing: in acoustical, technical and artistics aspects. New York: Dover, 1964.
CARRASQUEIRA, Toninho. Divertimentos - descobertas: estudos criativos para o desenvolvimento musical: sopros e cordas friccionadas. São Paulo: Edusp, 2017.
DEBOST, M. Une simple flûte...Paris: Van de Velde, 1996.
DICK, R. The other flute: a performance manual of contemporary techniques. London: Oxford University Press, 1975.
____________ . La respiración circular del flautista. Madrid: Mundimúsica, s.d.
____________ . Tone development through extended techniques. New York: Multiple Breath Music Company, 1986.
GALAWAY, J. Flute. London: Kahn and Averill, 1990.
GUSTAFSON, C.M. The flute and its music (con alcuna licenza). Austis: The University of Texas at Austin, 1993.
HARNONCOURT, N. O Discurso dos Sons: Caminhos para uma nova compreensão musical. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 1998 
HOTTETERRE, J. L'Art de Preluder: Sur La flûte travesiere: Sur la flûte-a-bec, sur le Haubois, et autres instrument de Dessus, 1719. Paris: Aug. Zurfluh, 1966.
MATUZ, I. 6 STUDII per flauto solo. Budapest: Akkord Music Publishers, s/d.
MOYSE, M. 20 Exercises et etudes: sur les grandes liaisons, lês trilles, etc pour la Flutês. Alphonse Leduc: Paris, 1980.
POWELL, A. The Flute. Londres: Yale University Press, 2002.
QUANTZ, J. J. On Playing the flute. New England: Northeastern University Press, 2001.
TROMLITZ. J.G. The Virtuoso Flute-Player. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

Complementar:
BARON, J. H. Chamber music: a research and information guide. New York: Taylor & Francis, 2010.
BERNOLD, DUFEUTRELLE, PLOQUIN-RIGNOL.10 ans avec la flûte: catalogue raisonné proposé par. Paris: Cité de la musique, 2002. 
DONINGTON, R. Baroque Music: Style and Performance. London: Faber Music Ltd, 1996.
ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA, erudita, popular e folclórica. São Paulo:ArtEditora, 1977.
MARIZ, V. História da música no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. Nova Música para flauta - Sistrum 
MEYER, L. B. Emotion and meaning in music. Chicago: The University of Chicago Press, 1956.
_______________. Style and music: theory, history and ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1989.
MICHELS, U. Atlas de música. Madrid: Alianza editorial, 1992.
RADICE, M. A.Chamber music: na essential history. Michingan:The University of Michingan Press. 2012.
RATNER, L. Classic Music. New York: SchirmerBooks, 1980.
 

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