Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de flauta, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para a flauta e do material didático relacionado. Procura-se incentivar a pesquisa no campo do ensino e das práticas interpretativas do repertório do instrumento.
Introdução ao repertório: do Barroco ao séc. XXI; História do instrumento e seus principais construtores e instrumentistas; A tradição da flauta no Brasil; Técnicas expandidas. Métodos e livros texto para apoio didático.
1. Introdução ao repertório: apresentação dos principais tratados e métodos. 2. Barroco – Jacques Hotteterre le Romaine -Traité de la flute Traversière; Johann Joachim Quantz - On playing the flute: Tratado sobre a interpretação da flauta transversal – referência de interpretação da música barroca.Teoria dos afetos e principais compositores do Barroco Alemão, Francês e Italiano. 3. Classicismo – Flauta transversal – nova realidade: A flauta se estabeleceu como um instrumento solista, tornou-se o principal instrumento de sopro de virtuosidade. Desenvolvimento na arquitetura do instrumento: aumento do número de chaves e alteração no corte do orifício da embocadura proposto por Quantz. 4. Romantismo - Boehm define a nova flauta no seu sistema, cilíndrica e com o mecanismo de chaves, além do desenvolvimento das aberturas de chaves e diferentes tamanhos dos orifícios do tubo. Flautistas virtuose- Nicholson – Inglaterra / Drouet – França / Furstenau – Alemanha. 5. Taffanel e Gaubert -Método Completo de Flauta - Estrutura do método, divisão dos tópicos, exercícios diários, estudos progressivos e de virtuosidade. 6. Tópicos de técnica (aula prática): postura corporal. Articulação; Ligadura; Saltos; Controle da afinação; Qualidade de som; Coluna de ar; Movimentos rápidos virtuosismo; Ornamentação. 7. Tópicos de técnica (aula prática): arpejos, escalas, ciclo de quintas. 8. Tópicos de técnica (aula prática): Respiração. Problemas recorrentes no ensino de jovens flautistas: embocadura, emissão de som, posição das mãos e pés. 9. Primeira avaliação 10. Métodos para estudantes iniciantes e jovens: Petersen, Gariboldi, Andersen, Köhler, Woltzenlogel, Moyse. Descrição e planejamento de ensino. 11. Repertório Orquestral. 12. A tradição da Flauta no Brasil: Patápio Silva, Reichert, Pixinguinha, Woltzenlogel, Carrasqueira. 13. Repertório solista. 14. Repertório contemporâneo – Técnicas expandidas 15. Avaliação
Básica: ARAGÃO, P. M. O baú animal: Alexandre Gonçalves Pinto e o choro. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2011. ARTAUD, P. La flauta. Espanha: SpanPress Universitária, 1998. _________________ . Present day flutes. Paris: Editions Jobert, 1980. _________________. Flûtes au Present: traite des techniques comtemporaines sur les flute traversières à lusage des compositeurs et des flutistes. Paris: Editions Jobert, 1980. _________________ . Harmoniques. Paris: Gerard Billaudot Éditeur, 1992. BOEHM, T. The flute and flute playing: in acoustical, technical and artistics aspects. New York: Dover, 1964. CARRASQUEIRA, Toninho. Divertimentos - descobertas: estudos criativos para o desenvolvimento musical: sopros e cordas friccionadas. São Paulo: Edusp, 2017. DEBOST, M. Une simple flûte...Paris: Van de Velde, 1996. DICK, R. The other flute: a performance manual of contemporary techniques. London: Oxford University Press, 1975. ____________ . La respiración circular del flautista. Madrid: Mundimúsica, s.d. ____________ . Tone development through extended techniques. New York: Multiple Breath Music Company, 1986. GALAWAY, J. Flute. London: Kahn and Averill, 1990. GUSTAFSON, C.M. The flute and its music (con alcuna licenza). Austis: The University of Texas at Austin, 1993. HARNONCOURT, N. O Discurso dos Sons: Caminhos para uma nova compreensão musical. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 1998 HOTTETERRE, J. L'Art de Preluder: Sur La flûte travesiere: Sur la flûte-a-bec, sur le Haubois, et autres instrument de Dessus, 1719. Paris: Aug. Zurfluh, 1966. MATUZ, I. 6 STUDII per flauto solo. Budapest: Akkord Music Publishers, s/d. MOYSE, M. 20 Exercises et etudes: sur les grandes liaisons, lês trilles, etc pour la Flutês. Alphonse Leduc: Paris, 1980. POWELL, A. The Flute. Londres: Yale University Press, 2002. QUANTZ, J. J. On Playing the flute. New England: Northeastern University Press, 2001. TROMLITZ. J.G. The Virtuoso Flute-Player. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. Complementar: BARON, J. H. Chamber music: a research and information guide. New York: Taylor & Francis, 2010. BERNOLD, DUFEUTRELLE, PLOQUIN-RIGNOL.10 ans avec la flûte: catalogue raisonné proposé par. Paris: Cité de la musique, 2002. DONINGTON, R. Baroque Music: Style and Performance. London: Faber Music Ltd, 1996. ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA, erudita, popular e folclórica. São Paulo:ArtEditora, 1977. MARIZ, V. História da música no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. Nova Música para flauta - Sistrum MEYER, L. B. Emotion and meaning in music. Chicago: The University of Chicago Press, 1956. _______________. Style and music: theory, history and ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1989. MICHELS, U. Atlas de música. Madrid: Alianza editorial, 1992. RADICE, M. A.Chamber music: na essential history. Michingan:The University of Michingan Press. 2012. RATNER, L. Classic Music. New York: SchirmerBooks, 1980.