Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971367 - Percussão IV
Percussion IV

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
A disciplina Percussão IV visa dar continuidade a capacidade técnica do aluno no que tange o domínio dos instrumentos de percussão e assegurar que o aluno tenha um desempenho correto e um perfeito domínio das técnicas envolvidas na execução dos instrumentos de percussão.  Aspectos históricos, estilísticos e analíticos também são a abordados para que haja uma junção do conhecimento teórico e prático, induzindo o aluno a refletir e pesquisar a respeito de sua própria execução.
Três frentes são abordadas: 1. Técnica; 2. Repertório solo e orquestral (envolvendo aspectos de memorização e 3. Leitura à primeira vista.
O conteúdo trabalhado nas aulas de Percussão tem como objetivo tornar o aluno um profissional pensante apto a desenvolver atividades como professor, camerista, solista e ou pesquisador.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3566758 - Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpicio
 
Programa Resumido
1. Técnica; 
2. Repertório solo e orquestral (envolvendo aspectos de memorização);
3. Leitura à primeira vista.
As dificuldades do material trabalhado são progressivas e vão aumentado gradativamente ao longo dos semestres. Ao final dos oito semestres cursados o aluno terá passado por uma gama de estudos e repertórios essenciais e de diferentes correntes estéticas para torná-lo apto a atuar como profissional.
 
 
 
Programa
Estudos e exercícios, repertório solo e orquestral dos instrumentos de percussão sinfônicos: tímpanos, caixa-clara, xilofone, marimba, vibrafone, glockenspiel, bumbo sinfônico, pandeiro sinfônico, triângulo sinfônico, pratos a dois e suspenso e múltipla percussão. Aulas práticas orientadas, ensaios e preparação de repertório, estudo de obras condizentes ao nível de execução individual. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas de Percussão são individuais e a metodologia adotada se dá com bases nas concepções de Carl Rogers, onde o programa desenvolvido envolve o processo de ensino-aprendizagem do instrumento musical enfatizando as diretrizes centradas no aluno.
Critério
Uma avaliação semestral, se possível, com a presença de um professor do Departamento de Música para compor a banca de avaliação. Nesta avaliação individual serão observados: 1. Precisão na performance e execução de acordo com o estilo da obra; técnicas de execução e postura perante a banca. Outro ponto a ser considerado para a avaliação do aluno é o seu processo de aprendizagem durante o semestre. A autoavaliação e a autocrítica também são critérios adotados para a nota final do aluno, onde a avaliação do professor e a autoavaliação observam se os objetivos de ambos foram ou não alcançados.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
Carrol, R. Exercises, Etudes and Solos for the Timpani. Batterie Music, 1996, USA.
Carrol, R. Orchestral Repertoire. Bass Drum & Cymbals. Batterie Music, 2000, USA.
Carrol, R. Orchestral Repertoire. Snare Drum. Batterie Music, 2000, USA.
Carrol, R. Orchestral Repertoire. Tambourine, Triangle & Castanets. Batterie Music, 2000, USA.
Carrol, R. Orchestral Repertoire. Xylophone. Batterie Music, 2000, USA.
Cirone, A. The Orchestral Mallet Player. 
Firth, V. The Solo Snare Drummer. Advanced Etudes and Duets. Carl Fischer: 1968, USA. 
Goldenberg, M. Modern School for Xylophone, Marimba and Vibraphone. Chappell & Co., Inc., s/d, USA.
Goldenberg, M. Modern School for Snare Drum. Hall Leonard Publishing corporation, s/d, USA.
Goldenberg, M. 12 Progressive Solos for Snare Drum. Hal L Leonard Publishing corporation, s/d, USA.
Grover, N; Whaley, G. The Art of Bass Drum and Cymbal Playing. Meredith Music Publications: 1997, USA. 
Grover, N; Whaley, G. The Art of Tambourine and Triangle Playing. Meredith Music Publications: 1997, USA. 
Hathway, K. Orchestral Excerpts for Percussion. Tuned. Vol. 1. Woodsmoor Press, 1989, USA. 
Hathway, K. Orchestral Excerpts for Percussion. Snare Drum. Vol. 2. Woodsmoor Press, 1989, USA. 
Moyer, J. Four-Mallet method for Marimba. Studio4Music, 2008, USA.
Payson, Al. The Snare drum in the Concert Hall. 
Payson, Al. Techniques of Playing Bass Drum, Cymbals and Accessories (Tambourine, Castanets, Triangle, Tam-tam). Payson Percussion Products: 1971, USA. 
Petrella, N. A Guide to Cymbals, Finger Cymbals & Crotales. Sabian, USA.
Peters, M. Fundamental Method for Mallets. 
Peters, M. Elementary Snare Drum Studies. 
Peters, M. Fundamental Method for Timpani. 
Rosauro, N. 10 Estudos Iniciais para Múltipla Percussão. 
Rosauro, N. Exercícios e Estudos Iniciais para Barrafones. 
Rosauro, N. Método Completo de Caixa-clara. 
Stevens, L. H. Method of Movement for Marimba. 
Stone, L. Accents and Rebounds. Stone, L. Stick Control.
Zeltsman, N. Four-Mallet Marimba Playing. Hal Leonard Corporation: 2003, USA.

Complementar:
Bolão, O. Batuque é um Privilégio. A percussão na música do Rio de Janeiro. Para músicos, arranjadores e compositores. Lumiar Ed.: 2000, Rio de Janeiro. 
Cope, David – “Tecnhiques of the Contemporary Composer”. Waveland Press, Inc, 1997, USA.
Cope, David – “New Directions in Music”. Waveland Press, Inc, 2000, USA.
Sampaio, L. R. C.; BUB, V. C.  Pandeiro Brasileiro. Vol. 1. Bernúncia Ed., 2015, Florianópolis, SC.   
Sampaio, L. R. C.; BUB, V. C.  Pandeiro Brasileiro. Vol. 1I. Bernúncia Ed., 2015, Florianópolis, SC.   
Sampaio, L. R. C. Ritmos e Instrumentos do Brasil. Caxixi brasileiro. Ed. Livre Percussão. 2015, Belém, PA.   
Griffiths, Paul. “Modern Music and After”. Clarendon Paperbacks, USA.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971367

Clique para consultar o oferecimento para 5971367

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP