Introduzir aos alunos de instrumento uma noção de interpretação histórica em seus instrumentos. Levando em conta o material encontrado em tratados e estudos em práticas interpretativas.
Estudar os estilos de interpretação dentro do estilo barroco usando as fontes históricas, os tratados da época.
– Estudar os estilos de interpretação dentro do estilo barroco via tratados: 1- vocal; 2- instrumental – Desenvolver, segundo análise e comparação de tratados, a interpretação de uma peça para seu instrumento, levando-se em conta a interpretação histórica.
Básica: GEMINIANI, Francesco. The Art of Playing on the Violin. London, 1751. Facsimile, London: Oxford University Press, 1951. LESCAT, Philippe, and Jean Saint-Arroman, ed. Violoncelle: méthodes et traités, dictionnaires, préfaces des oeuvres. Paris: Editions J. M. Fuzeau, 1998. MOCCIA, A. Méthodes e traités 13. Série IV Italie 1600–1800, Violon. Volume III, Regole per ben suonare il violino, G. Tartini. Paris: Fac-similé Jean-Marc Fuzeau, 1998. MOZART, Leopold. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing. Translated by Editha Knocker, 2nd ed. New York: Oxford University Press, 1951. QUANTZ, Johann Joachim. On Playing the Flute. Translated by Edward R. Reilly, 2nd ed. New York: Schirmer Books, 1985. Complementar: DUPORT, Jean Louis. Essay on Fingering the Violoncello, and on the Conduct of the Bow. London: Augener, 1804. KLASSICHE Violoncell-Musik berühmter Meister des 17. und 18. Jahrhunderts. HERAUSGEGEBEN von Carl Schroeder. Mainz: B. Schott’s Söhne, 1911. Reprint by New York: Belwin Mills, 1976.