Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971374 - Práticas Interpretativas II
Interpretive Practices II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Introduzir aos alunos de instrumento uma noção de interpretação histórica em seus instrumentos. Levando em conta o material encontrado em tratados e estudos em práticas interpretativas. Dentro do Classicismo, estilo Clássico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8859062 - André Luís Giovanini Micheletti
 
Programa Resumido
Estudar os estilos de interpretação dentro do estilo clássico, usando as fontes históricas, os tratados da época.
 
 
 
Programa
– Estudar os estilos de interpretação dentro do estilo clássico via tratados: 1- vocal; 2- instrumental
– Desenvolver, segundo análise e comparação de tratados, a interpretação de uma peça para seu instrumento, levando-se em conta a interpretação histórica.

Programa de Estudos (Syllabus)
Leitura sobre performance para as aulas 
Classical & Romantic Performing Practice 1750-1900 (Clive Brown) 
Leitura Recomendada como introdução ao Classicismo: 
Teoria: The Cambridge History of Western Music Theory 
A. Through Bass Practice as Theory (Albert Cohen p. 540) 
B. Embellishment and Diminution (Albert Cohen p. 544) 
C. Steps to Parnassus: Contrapuntal theory in 1725 precursors and successors (Ian Bent, p. 554)
D. Rameau and eighteenth-century harmonic theory (Joel Lester, p. 753) 
- Somente p. 285 Bonds, M. The History of Music in Western Culture (Rameau) e o Tratado Rameau 
- Gauldin, R. A Practical Approach to 18th C. Counterpoint 
- Kovaleff, Nancy B. The Aesthetic Theories of Heinrich Christoph Koch 
Filosofia: 
- História da Filosofia Ocidental, Bertrand Russell (cap. 20 A Ética de Aristoteles e cap. 22 A Lógica de Aristoteles) 
- História da Filosofia (Ghiraldelli) p. 107 Aristoteles. 
- Classical Rhetoric for the Modern Student (Corbett) (p. 273 Arrangement of Material, p. 277 The parts of a Discourse) 
- Absolute Music The History of an Idea (Bonds) (p. 19 Orpheus and Pythagoras) 
- Bonds, M. Wordless Rhetoric. p. 8 (Social Function), p. 13 (The Paradox of musical Form), p. 53 (Rhetoric and the Concept of Musical Form in the Eighteenth Century)

Aula 1 
Giovani Batista Sammartini e a proto forma sonata 
Leituras: 
- Rosen, C. Sonata Forms, p. 16 Binary and Ternary Forms 
- Bonds, M. The History of Music in Western Culture p. 288 (Part IV) 
- Churgin, B. Sammartini and the Symphony 
- Graut & Palisca. História da Música Ocidental (Cap. 13 Origens do Estilo Clássico: a sonata, a sinfonia e a ópera no séc. XVIII p. 475) 
Para ouvir:
Sammartini: Sinfonia em Fá Maior: https://www.youtube.com/watch?v=EyT9f6ntYGM
Sammartini: Sinfonia em Sol Maior (com partitura) https://www.youtube.com/watch?v=btsMAXzj5kk

Aula 2 
As Forma”s” Sonata”s”
Leituras:
 - Bonds, M. The History of Music in Western Culture p. 306 (Part IV)
- Rosen, C. Sonata Forms (Sonata Forms p. 98)
- Rosen, C. Sonata Forms (Evolution of Sonata Forms p. 133)
- Graut & Palisca. História da Música Ocidental (Cap. 13 Origens do Estilo Clássico: a sonata, a sinfonia e a ópera no séc. XVIII p. 475)
Ouvir: 
Haydn: Sinfonia N. 1 (1759) https://www.youtube.com/watch?v=lgSxe3-OXF4
Mozart: Sonata K. 280 https://www.youtube.com/watch?v=5FL99NMVk2o

Aula 3 
C.P.E. Bach, Empfindsamkeit ou Empfindsamer Stil, Boccherini e Haydn. Sturm und Drang
Leituras: 
- Le Guin, E. A Melancholy Anatomy (p. 160 do livro Boccherini’s Body)
- Muns, L. C.P.E. Bach, Haydn and the Art of Mixed Feelings. (artigo)
- Magnani, M. More on Smorfioso (artigo)
- Graut & Palisca. História da Música Ocidental (Cap. 13 Origens do Estilo Clássico: a sonata, a sinfonia e a ópera no séc. XVIII p. 475)
- November, N. Haydn’s Melancholy Voice (artigo)
Ouvir:
C.P.E. Bach: Concerto em lá menor para violoncelo https://www.youtube.com/watch?v=j3YdRHocF4w  
C.P.E. Bach: Concerto em lá menor para flauta https://www.youtube.com/watch?v=9-r7DiloQNo 

Aulas 4, 5, 6
O Concerto no Classicismo (da forma ritornello para a forma sonata, rondó)
Leituras: 
- Rosen, C. Sonata Forms (Concerto p. 71)
- Zohn, S. The Baroque Concerto in Theory and Practice (artigo)
- Bertran, L. El concierto en España: espacios y prácticas (obs. artigo sobre concertos e não sobre o gênero “concerto”)
- Graut & Palisca. História da Música Ocidental (Cap. 13 Origens do Estilo Clássico: a sonata, a sinfonia e a ópera no séc. XVIII p. 475)
- Smith, W. The Black Mozart le Chevalier de Saint-Georges Smith (p. 34 Cap. III) Recomendo o livro todo
Para ouvir:
Haydn Concerto para violoncelo n.1 em Dó Maior https://www.youtube.com/watch?v=bniAamEGHXs 
Mozart: Concerto para violino N. 3 em Sol Maior https://www.youtube.com/watch?v=9rZFVscmflQ 
Mozart: Concerto para Piano KV 414 https://www.youtube.com/watch?v=WfAQMhXaSgg 
Joseph Bologne (Chevalier de Saint-George): Sinfonia Concertante em Sol Maior https://www.youtube.com/watch?v=VRBUA5rgaLs 
Mozart: Concerto para Flauta e Harpa https://www.youtube.com/watch?v=4oj_2Lmb23A 
Mozart: Sinfonia Concertante https://www.youtube.com/watch?v=_0hTDZ0whpU 
Giuliani: Concerto para Violão N.3 https://www.youtube.com/watch?v=Br2_-KNjbWs
Beethoven: Concerto para Piano N. 1 https://www.youtube.com/watch?v=abL--9pihnI 

Aulas 7, 8, 9 
A voz na Segunda Metade do Século XVIII (Ópera, Missa, Oratório)
Leituras: 
- The Cambridge History of 18th Century Music (PART II Music for the Theatre p. 201)
- November, N. Haydn’s Melancholy Voice (artigo) rever da aula 3
- Rosen, C. Sonata Forms (p. 28 Aria)
- Graut & Palisca. História da Música Ocidental (Cap. 13 Origens do Estilo Clássico: a sonata, a sinfonia e a ópera no séc. XVIII p. 475)
Para ouvir:
C. Gluck: Orfeo ed Euridice https://www.youtube.com/watch?v=JUpZ1Npj23M 
Mozart: Flauta Mágica (das klinget so herrlich) referência ao Fernando Sor https://www.youtube.com/watch?v=9fpionW0Aoc 
Boccherini: Aria Accademica Se d’un Amor Tiranno https://www.youtube.com/watch?v=Lw-yUai3kTE 
Haydn: A Criação https://www.youtube.com/watch?v=bH5KM700AlQ
Mozart: Requiem (Missa pro Defunctis) https://www.youtube.com/watch?v=63jv0JcDNUg
Mozart: Voi che Sapete (ária do cherubino Le Nozze di Figaro) https://www.youtube.com/watch?v=mOvYfZol82k 
Mozart: Ária da Rainha da Noite (Die Zauberflöte) https://www.youtube.com/watch?v=YuBeBjqKSGQ

Aulas 9, 10, 11 
Virtuosismo e Mecenato: Tartini, Boccherini, Chevalier de Saint-George, Fernado Sór. O piano de C.P.E Bach, Muzio Clementi à Beethoven 
- Le Guin, E. Boccherini’s Body p. 105 
- Imsen, S. The Tartini Style 
- Mozart. L. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing (Chapter III What the Pupil must observe before… p.64)
- Cello Development from Gabrielli to Vivaldi (artigo)
- The Cambridge History of 18th Century Music (Keyboard music from Couperin to early Beethoven p. 457) 
- Skowroneck, T. Beethoven The Pianist
- Banat, G. Le Chevalier de Saint-Georges, Man of Music and Gentleman-at-Arms: The Life and Times of an Eighteenth-Century Prodigy (artigo)

Para ouvir:
Tartini: “Trilo do Diabo” https://www.youtube.com/watch?v=ZWRg2EKDhKk
Domenico Scarlatti: Sonatas para “teclado” K. 158 e K. 461 https://www.youtube.com/watch?v=plLxG4_Yvg8
Boccherini: Sonata em dó menor G.2 https://www.youtube.com/watch?v=QmEZF1WkbFQ
Fernando Sór: Variações sobre um tema de Mozart op.8 https://www.youtube.com/watch?v=_qZ0DhGfPFI
C.P.E. Bach: Concerto para Cravo em ré menor https://www.youtube.com/watch?v=mRNHpX_6T4s
Chevalier de Saint-George: Concerto para Violino op. V (terceiro movimento) https://www.youtube.com/watch?v=BJANSxddgHM
Clementi: Sonatas e Prelúdios https://www.youtube.com/watch?v=xjVvsr-k8qs
Beethoven: Sonata N. 8, op. 13 (Patética) https://www.youtube.com/watch?v=M_124D_7KoU

Aulas 11 & 12 
Quarteto de cordas e Música de Câmera 
Leituras: 
- McKean, J. Austro-German instrumental music from Schmelzer to C. P. E. Bach 
- Notas Programa Trio Atos (Cultura Artística - notas dos Trios de Haydn) 
- Le Guin, E. Boccherini’s Body (Gesture and Tableaux p. 65 e The Early String Quartets p. 207)
- Sutcliffe, D. Haydn, Mozart and their Contemporaries (artigo) 
- Grave, F. K. Concerto Style in Haydn's String Quartets (artigo) 
- Kindermann, W. The String Quartets of Beethoven

Para ouvir:
Haydn: Gypsy Trio https://www.youtube.com/watch?v=DAtgVw5y1Vo
Boccherini: Quinteto com Violão e Castanholas (fandango) https://www.youtube.com/watch?v=mNdlWXlTAK8
Mozart: Quarteto N.19 https://www.youtube.com/watch?v=kcfDxgfHs64 
Mozart: Quarteto com Flauta K. 285 https://www.youtube.com/watch?v=hggER_f2XyA
Beethoven: Quarteto 0p. 18 N. 4 https://www.youtube.com/watch?v=XQ-oZvbdwxA

Aulas 13 & 14 
Sinfonias (Milão, Mannheim, Viena) 
Leituras: 
- The Cambridge Companion to the Symphony (The Viennese Symphony p. 75)
- Rosen, C. Classical Style (Symphony p. 154)
- The Cambridge History of 18th Century Music (Eighteenth-century symphonies: an unfinished dialogue p. 613)
- Graut & Palisca. História da Música Ocidental (Cap. 13 Origens do Estilo Clássico: a sonata, a sinfonia e a ópera no séc. XVIII p. 475)
Para ouvir:
(ouvir novamente Smmartini da Aula 1)
Haydn: Sinfonia N. 6 “Le Matin” https://www.youtube.com/watch?v=qwGQELUJnfs
Boccherini: La Casa del Diavolo (Sinfonia op. 12 em ré menor) https://www.youtube.com/watch?v=bvesTgZxnws
Haydn: Sinfonia N. 31 “Horn Signal” https://www.youtube.com/watch?v=Ar4LVTO7rnQ
Mozart: Sinfonia N. 41 “Jupiter” https://www.youtube.com/watch?v=gAmw8ATln68
Beethoven: Sinfonia N. 1 https://www.youtube.com/watch?v=xcaUGsL2EpI
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas ministradas em grupo e individualmente em forma de master class, cada instrumento ou canto utilizará métodos e/ ou tratados, a fim de recriar técnica e artisticamente obras do classicismo.
Critério
Frequência às aulas; assimilação e execução do conteúdo e metodologia propostos pelo professor; demonstração de progressos técnicos; estudos do método específico de cada instrumento/canto. Aplicação de prova ao final do semestre escrita e prática que, a critério do docente ministrante, poderá ser avaliada somente por ele ou por uma banca.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação
 
Bibliografia
     
Básica:
BROWN, C. Classical and Romantic Performing Practice 1750-1900. Oxford: Oxford University Press, 2004.
MOZART, Leopold. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing. Translated by Editha Knocker, 2nd ed. New York: Oxford University Press, 1951.
QUANTZ, Johann Joachim. On Playing the Flute. Translated by Edward R. Reilly, 2nd ed. New York: Schirmer Books, 1985.
ROMBERG, Bernhard. A Complete Theoretical and Practical School for the Violoncello. New York: Derby & Gordon, 1880.
ROSEN, C. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven (Expanded Edition). New York:W. W. Norton & Company, 1998
ROSEN, C. Sonata Forms. New York: Norton, 1988.

Complementar:
DUPORT, Jean Louis. Essay on Fingering the Violoncello, and on the Conduct of the Bow. London: Augener, 104.
GEMINIANI, Francesco. The Art of Playing on the Violin. London, 1751. Facsimile, London: Oxford University Press, 1951.
KLASSICHE Violoncell-Musik berühmter Meister des 17. und 18. Jahrhunderts.
HERAUSGEGEBEN von Carl Schroeder. Mainz: B. Schott’s Söhne, 1911. Reprint by New York: Belwin Mills, 1976.
LESCAT, Philippe, and Jean Saint-Arroman, ed. Violoncelle: méthodes et traités, dictionnaires, préfaces des oeuvres. Paris: Editions J. M. Fuzeau, 1998.
MOCCIA, A. Méthodes e traités 13. Série IV Italie 1600–1800, Violon. All volumes. Paris: Fac-similé Jean-Marc Fuzeau, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971374

Clique para consultar o oferecimento para 5971374

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP