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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971375 - Práticas Interpretativas III
Interpretive Practices III

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Introduzir aos alunos de instrumento uma noção de interpretação histórica em seus instrumentos. Levando em conta o material encontrado em tratados e estudos em práticas interpretativas. Dentro do Romantismo, estilo Romântico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8859062 - André Luís Giovanini Micheletti
 
Programa Resumido
Estudar os estilos de interpretação dentro do estilo romântico, usando as fontes históricas, os tratados da época.
 
 
 
Programa
– Estudar os estilos de interpretação dentro do estilo romântico via tratados: 1 – vocal; 2 – instrumental
– Desenvolver, segundo análise e comparação de tratados, a interpretação de uma peça para seu instrumento, levando-se em conta a interpretação histórica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas ministradas em grupo e individualmente em forma de master class, cada instrumento ou canto utilizará métodos e/ ou tratados, a fim de recriar técnica e artisticamente obras do romantismo.
Critério
Frequência às aulas; assimilação e execução do conteúdo e metodologia propostos pelo professor; demonstração de progressos técnicos; estudos do método específico de cada instrumento/canto. Aplicação de prova ao final do semestre escrita e prática que, a critério do docente ministrante, poderá ser avaliada somente por ele ou por uma banca.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
BROWN, C. Classical and Romantic Performing Practice 1750-1900. Oxford: Oxford University Press, 2004.
MOZART, Leopold. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing. Translated by Editha Knocker, 2nd ed. New York: Oxford University Press, 1951.
QUANTZ, Johann Joachim. On Playing the Flute. Translated by Edward R. Reilly, 2nd ed. New York: Schirmer Books, 1985.
ROSEN, C. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven (Expanded Edition). New York:W. W. Norton & Company, 1998
ROSEN, C.The Romantic Generation. Cambridge: Harvard University Press, 1998. 
ROSEN, C. Sonata Forms. New York: Norton, 1988.

Complementar:
DUPORT, Jean Louis. Essay on Fingering the Violoncello, and on the Conduct of the Bow. London: Augener, 104.
GEMINIANI, Francesco. The Art of Playing on the Violin. London, 1751. Facsimile, London: Oxford University Press, 1951.
LESCAT, Philippe, and Jean Saint-Arroman, ed. Violoncelle: méthodes et traités, dictionnaires, préfaces des oeuvres. Paris: Editions J. M. Fuzeau, 1998.
MOCCIA, A. Méthodes e traités 13. Série IV Italie 1600–1800, Violon. All volumes. Paris: Fac-similé Jean-Marc Fuzeau, 1998.
ROMBERG, Bernhard. A Complete Theoretical and Practical School for the Violoncello. New York: Derby & Gordon, 1880.
 

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