Introduzir aos alunos de instrumento uma noção de interpretação histórica em seus instrumentos. Levando em conta o material encontrado em tratados e estudos em práticas interpretativas. Dentro do Romantismo, estilo Romântico.
Estudar os estilos de interpretação dentro do estilo romântico, usando as fontes históricas, os tratados da época.
– Estudar os estilos de interpretação dentro do estilo romântico via tratados: 1 – vocal; 2 – instrumental – Desenvolver, segundo análise e comparação de tratados, a interpretação de uma peça para seu instrumento, levando-se em conta a interpretação histórica.
Básica: BROWN, C. Classical and Romantic Performing Practice 1750-1900. Oxford: Oxford University Press, 2004. MOZART, Leopold. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing. Translated by Editha Knocker, 2nd ed. New York: Oxford University Press, 1951. QUANTZ, Johann Joachim. On Playing the Flute. Translated by Edward R. Reilly, 2nd ed. New York: Schirmer Books, 1985. ROSEN, C. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven (Expanded Edition). New York:W. W. Norton & Company, 1998 ROSEN, C.The Romantic Generation. Cambridge: Harvard University Press, 1998. ROSEN, C. Sonata Forms. New York: Norton, 1988. Complementar: DUPORT, Jean Louis. Essay on Fingering the Violoncello, and on the Conduct of the Bow. London: Augener, 104. GEMINIANI, Francesco. The Art of Playing on the Violin. London, 1751. Facsimile, London: Oxford University Press, 1951. LESCAT, Philippe, and Jean Saint-Arroman, ed. Violoncelle: méthodes et traités, dictionnaires, préfaces des oeuvres. Paris: Editions J. M. Fuzeau, 1998. MOCCIA, A. Méthodes e traités 13. Série IV Italie 1600–1800, Violon. All volumes. Paris: Fac-similé Jean-Marc Fuzeau, 1998. ROMBERG, Bernhard. A Complete Theoretical and Practical School for the Violoncello. New York: Derby & Gordon, 1880.