Introduzir e desenvolver a formação do flautista tanto especializada como globalmente abordando aspectos teóricos, históricos, analíticos, estilísticos, técnicos e metodológicos. O curso visa formar intérpretes e professores com alto nível de excelência, com critérios musicais próprios além de uma personalidade artística baseada em experiências e interesses individuais. Preparar o aluno para compreender e valorizar as dimensões sociais da Música no momento atual e introduzir o uso de ferramentas tecnológicas aplicadas à música. Contextualizar a atividade musical de maneira crítica e criativa e capacitá-lo para aplicar o conhecimento atuando como professor, solista, membro de grupos de câmara, orquestras sinfônicas, além de capacitação para a produção performance audiovisual, entre outros.
Em aulas individuais, cabe ao professor orientar o aluno na escolha de um repertório que possibilite o aprendizado da interpretação de obras representativas de diferentes épocas e estilos, com dificuldades técnicas e artísticas progressivas, visando seu aprimoramento enquanto instrumentista. Esse repertório deverá ser escolhido dentro do programa descrito abaixo.
Desenvolvimento da técnica de emissão de som e afinação. Respiração, embocadura, postura, articulação. Estudo das escalas maiores e menores em todos os tons. TAFFANEL et GAUBERT: Méthode Complete de Flute MOYSE, M. De La Sonorité BERNOLD, Ph. La technique d'embouchure Andersen, J. Etudes op.33 Obras: DEBUSSY, C. Syrinx FAURÉ: Morceau de Concours; Berceuse; Fantasia, op. 79 GLUCK, C. W. Minueto e Dança dos Espíritos Bem-Aventurados LACERDA, O. Poemeto MAHLE, E. Concertino para flauta SILVA, P. Sonho; Zinha; Serata d'amore STAMITZ, C. Concerto em Sol Maior TELLEMMAN, G. P. 12 Fantasias para flauta solo; Sonatas Canônicas; 6 Sonatas para duas flautas
Básica: ARAGÃO, P. M. O baú animal: Alexandre Gonçalves Pinto e o choro. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2011. ARTAUD, P. La flauta. Espanha: SpanPress Universitária, 1998. _________________ . Present day flutes. Paris: Editions Jobert, 1980. _________________. Flûtes au Present: traite des techniques comtemporaines sur les flute traversières à lusage des compositeurs et des flutistes. Paris: Editions Jobert, 1980. _________________ . Harmoniques. Paris: Gerard Billaudot Éditeur, 1992. BERNOLD, DUFEUTRELLE, PLOQUIN-RIGNOL.10 ans avec la flûte: catalogue raisonné proposé par. Paris: Cité de la musique, 2002. BOEHM, T. The flute and flute playing: in acoustical, technical and artistics aspects. New York: Dover, 1964. CARRASQUEIRA, Toninho. Divertimentos - descobertas: estudos criativos para o desenvolvimento musical: sopros e cordas friccionadas. São Paulo: Edusp, 2017. DEBOST, M. Une simple flûte...Paris: Van de Velde, 1996. DICK, R. The other flute: a performance manual of contemporary techniques. London: Oxford University Press, 1975. ____________ . La respiración circular del flautista. Madrid: Mundimúsica, s.d. ____________ . Tone development through extended techniques. New York: Multiple Breath Music Company, 1986. GALAWAY, J. Flute. London: Kahn and Averill, 1990. GUSTAFSON, C.M. The flute and its music (con alcuna licenza). Austis: The University of Texas at Austin, 1993. HARNONCOURT, N. O Discurso dos Sons: Caminhos para uma nova compreensão musical. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 1998 HOTTETERRE, J. L'Art de Preluder: Sur La flûte travesiere: Sur la flûte-a-bec, sur le Haubois, et autres instrument de Dessus, 1719. Paris: Aug. Zurfluh, 1966. MARIZ, V. História da música no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. Nova Música para flauta – Sistrum. MATUZ, I. 6 STUDII per flauto solo. Budapest: Akkord Music Publishers, s/d. MOYSE, M. 20 Exercises et etudes: sur les grandes liaisons, lês trilles, etc pour la Flutês. Paris: Alphonse Leduc, 1980. POWELL, A. The Flute. Londres: Yale University Press, 2002. QUANTZ, J. J. On Playing the flute. New England: Northeastern University Press, 2001. TROMLITZ. J.G. The Virtuoso Flute-Player. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. Complementar: BARON, J. H. Chamber music: a research and information guide. New York: Taylor & Francis, 2010. BARTLETT, B. and J. Practical Recording Techniques: The Step-by-Step Approach to Professional Audio Recording. New York: Focal Press, 2013. DONINGTON, R. Baroque Music: Style and Performance. London: Faber Music Ltd, 1996. ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA, erudita, popular e folclórica. São Paulo: ArtEditora, 1977. MEYER, L. B. Emotion and meaning in music. Chicago: The University of Chicago Press, 1956. _______________. Style and music: theory, history and ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1989. MICHELS, U. Atlas de música. Madrid: Alianza editorial, 1992. OWSINSKI, B. The Recording Engineer’s Handbook. Boston:Stacy L. Hiquet, 2009. RADICE, M. A.Chamber music: na essential history. Michingan: The University of Michingan Press. 2012. RATNER, L. Classic Music. New York: SchirmerBooks, 1980. VALLE, S. Microfones. Rio de Janeiro: Editora Música & Tecnologia, 2002.