Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971377 - Flauta II
Flute II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Introduzir e desenvolver a formação do flautista tanto especializada como globalmente abordando aspectos teóricos, históricos, analíticos, estilísticos, técnicos e metodológicos.
O curso visa formar intérpretes e professores com alto nível de excelência, com critérios musicais próprios além de uma personalidade artística baseada em experiências e interesses individuais.
Preparar o aluno para compreender e valorizar as dimensões sociais da Música no momento atual e introduzir o uso de ferramentas tecnológicas aplicadas à música. Contextualizar a atividade musical de maneira crítica e criativa e capacitá-lo para aplicar o conhecimento atuando como professor, solista, membro de grupos de câmara, orquestras sinfônicas, além de capacitação para a produção performance audiovisual, entre outros.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
535192 - Cássia Carrascoza Bomfim
 
Programa Resumido
Em aulas individuais, cabe ao professor orientar o aluno na escolha de um repertório que possibilite o aprendizado da interpretação de obras representativas de diferentes épocas e estilos, com dificuldades técnicas e artísticas progressivas, visando seu aprimoramento enquanto instrumentista.
Esse repertório deverá ser escolhido dentro do programa descrito abaixo.
 
 
 
Programa
Desenvolvimento da técnica de emissão de som e afinação.
Respiração, embocadura, postura, articulação.
Estudo das escalas maiores e menores em todos os tons. 
Escalas maiores em terças, em diversas articulações.
Estudo de arpejos maiores no ciclo de quintas.
TAFFANEL et GAUBERT: Méthode Complete de Flute; 17 Estudos Diários; Estudos Progressivos
MOYSE, M. De La Sonorité
BERNOLD, Ph. La technique d'embouchure
WOLTZENLOGEL, C. Método Ilustrado de Flauta
ANDERSEN, J. Etudes op.33
Obras:
BACH, J.S. Sonatas e Trio sonatas
BARTÓK, B. Three folksongs from the country of Csík
CHAMINADE, C. Concertino
GOMES, C. Solo de flauta, extrato da ópera Joana de Flandres
GNATTALI, R. Sonatina em Ré Maior
HANDEL, G. F. Sonatas
LOEILLET, J. B. Sonatas
SILVA, P. Evocação, Op. 1
TELLEMMAN, G. P. 12 Fantasias para flauta solo; Sonatas Canônicas; 6 Sonatas para duas flautas
VIVALDI, A. Concertos Op. 10
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas semanais individuais nas quais serão trabalhadas a técnica de base, estudos e obras do repertório escolhidas para o desenvolvimento de cada aluno. 2. Masterclasses periódicos com docentes do Departamento e convidados.
Critério
A avaliação será semestral e incluirá uma prova prática ao final de cada semestre. Serão considerados o progresso realizado durante as aulas, a assiduidade, a dedicação ao estudo diário do instrumento e o desempenho na prova prática. Durante a prova será avaliado seu desenvolvimento como artista performer, competência e evolução no domínio técnico do instrumento. Caberá ao professor determinar a escolha do repertório da prova.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
ARAGÃO, P. M. O baú animal: Alexandre Gonçalves Pinto e o choro. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2011.
ARTAUD, P. La flauta. Espanha: SpanPress Universitária, 1998.
_________________ . Present day flutes. Paris: Editions Jobert, 1980.
_________________. Flûtes au Present: traite des techniques comtemporaines sur les flute traversières à lusage des compositeurs et des flutistes. Paris: Editions Jobert, 1980.
_________________ . Harmoniques. Paris: Gerard Billaudot Éditeur, 1992.
BERNOLD, DUFEUTRELLE, PLOQUIN-RIGNOL.10 ans avec la flûte: catalogue raisonné proposé par. Paris: Cité de la musique, 2002. 
BOEHM, T. The flute and flute playing: in acoustical, technical and artistics aspects. New York: Dover, 1964.
CARRASQUEIRA, Toninho. Divertimentos - descobertas: estudos criativos para o desenvolvimento musical: sopros e cordas friccionadas. São Paulo: Edusp, 2017.
DEBOST, M. Une simple flûte...Paris: Van de Velde, 1996.
DICK, R. The other flute: a performance manual of contemporary techniques. London: Oxford University Press, 1975.
____________ . La respiración circular del flautista. Madrid: Mundimúsica, s.d.
____________ . Tone development through extended techniques. New York: Multiple Breath Music Company, 1986.
GALAWAY, J. Flute. London: Kahn and Averill, 1990.
GUSTAFSON, C.M. The flute and its music (con alcuna licenza). Austis: The University of Texas at Austin, 1993.
HARNONCOURT, N. O Discurso dos Sons: Caminhos para uma nova compreensão musical. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 1998 
HOTTETERRE, J. L'Art de Preluder: Sur La flûte travesiere: Sur la flûte-a-bec, sur le Haubois, et autres instrument de Dessus, 1719. Paris: Aug. Zurfluh, 1966.
MARIZ, V. História da música no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. Nova Música para flauta – Sistrum.
MATUZ, I. 6 STUDII per flauto solo. Budapest: Akkord Music Publishers, s/d.
MOYSE, M. 20 Exercises et etudes: sur les grandes liaisons, lês trilles, etc pour la Flutês. Paris: Alphonse Leduc, 1980.
POWELL, A. The Flute. Londres: Yale University Press, 2002.
QUANTZ, J. J. On Playing the flute. New England: Northeastern University Press, 2001.
TROMLITZ. J.G. The Virtuoso Flute-Player. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

Complementar: 
BARON, J. H. Chamber music: a research and information guide. New York: Taylor & Francis, 2010.
BARTLETT, B. and J. Practical Recording Techniques: The Step-by-Step Approach to Professional Audio Recording. New York: Focal Press, 2013. 
DONINGTON, R. Baroque Music: Style and Performance. London: Faber Music Ltd, 1996.
ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA, erudita, popular e folclórica. São Paulo: ArtEditora, 1977.
MEYER, L. B. Emotion and meaning in music. Chicago: The University of Chicago Press, 1956.
_______________. Style and music: theory, history and ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1989.
MICHELS, U. Atlas de música. Madrid: Alianza editorial, 1992. 
OWSINSKI, B. The Recording Engineer’s Handbook. Boston:Stacy L. Hiquet, 2009.
RADICE, M. A.Chamber music: na essential history. Michingan: The University of Michingan Press. 2012.
RATNER, L. Classic Music. New York: SchirmerBooks, 1980.
VALLE, S. Microfones. Rio de Janeiro: Editora Música & Tecnologia, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971377

Clique para consultar o oferecimento para 5971377

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP