Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971388 - Mulheres na Música II
Women in Music II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Introdução ao estudo de Mulheres na Música e aos estudos de gênero e suas relações e implicações histórico-sociais, econômicas, políticas, culturais e artísticas. Esta disciplina, através de palestras, fóruns de discussão, entrevistas, masterclasses/concertos presenciais/online, análise de textos, partituras, performances e obras, visa contribuir para discussões sobre a atuação, inclusão e inserção das Mulheres na Música. 
A disciplina Mulheres na Música II terá maior concentração e abrangência nas análises de textos musicais e não musicais, partituras, obras e performances relatando às perspectivas das Mulheres na Música nos séculos XX e XXI.
Como parte complementar da disciplina, pretende-se pesquisar em arquivos com obras acadêmicas e musicais de mulheres e locais onde estas possam estar presentes e/ou preservadas.
A disciplina também contempla análises de obras relevantes da literatura nacional e internacional evidenciando o conteúdo de Cultura Geral que é ministrado nesta matéria. Esta disciplina visa fornecer aos alunos conhecimentos sobre Mulheres na Música.
Esta disciplina visa complementar a formação de bacharéis e futuros professores de música que poderão atuar em diversos contextos de ensino de música, como escolas especializadas,  escolas públicas, nas suas diferentes faixa etárias, tendo como base um horizonte profissional crítico e diversificado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1869280 - Silvia Maria Pires Cabrera Berg
 
Programa Resumido
Palestras, discussões e análises de textos musicais e não musicais, seminários, trabalhos escritos e performances.
 
 
 
Programa
Análise e discussão de textos musicais e não musicais e suas relações e implicações histórico-sociais, econômicas, políticas, culturais e artísticas dentro do período histórico estudado. A disciplina será ministrada através de aulas expositivas, palestras, fóruns de discussão, entrevistas com convidadas de relevância para o estudo em questão, masterclasses, análise de textos, partituras, performances e obras.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição presencial ou online, palestras, fóruns de discussão, com exemplificações da literatura musical. Discussão e debate sobre os trabalhos apresentados em classe. Entrega de trabalho ou performance musical/ vídeo de performance musical individual ou em dupla/pequeno grupo. Viagens didáticas que complementem e contextualizem o processo de ensino-aprendizagem da disciplina, permitindo assim a pesquisa em arquivos e locais de preservação de obras de mulheres. Masterclasses e concertos contribuirão e ampliarão decisivamente no processo de ensino/aprendizado e construção de conhecimento na área.
Critério
Participação ativa nas aulas. Trabalho escrito ou performático no final do semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
ALMONACID GALVIS, María Alejandra. Diálogos entre arte y feminismo, lacrítica de arte feminista como herramienta didáctica. 2012. Tese (Mestrado em Estudos de Gênero) - Escola de Estudos de Gênero, Faculdade de Ciências Humanas, Universidad Nacional de Colombia. Bogotá, 2012.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CITRON, Marcia J. Gender, Professionalism and the Musical Canon. The Journal of Musicology, vol. 8, no. 1, p. 102–117, Jan. 1990. doi:10.2307/763525.
DALLA COSTA, Mariarosa; JAMES, Selma. The Power of women and the subversion of the community. Bristol: Falling Wall Press, 1975
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
HIRATA, Helena; LABORIE, Françoise; LE DOARÉ, Hélène; SENOTIER, Danièle. (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
HIRATA, Helena; et al. (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
Rodrigues, Kethlen Santini. OSurgimento da imagem da Bruxa nas Artes Visuais: bruxaria e Sexualidade nas Obras de Albrecht Dürer e Hans Baldung Grien. Tese de Mestrado. 
https://www.academia.edu/38440952/o_surgimento_da_imagem_da_bruxa_nas_artes_visuais_bruxaria_e_sexualidade_nas_obras_de_albrecht_d%c3%9crer_e_hans_baldung_grien_tese_de_disserta%c3%a7%c3%a3o_de_mestrado_introdu%c3%a7%c3%a3o_cap%c3%adtulo_1_perspectivas_historiogr%c3%81ficas_de_uma_teoriza%c3%87%c3%83o_da_bruxaria 
SEDDON, Laura. British women composers and instrumental chamber music in the early twentieth century. Farnham: Ashgate Publishing, 2013.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
WOLFF, Cristina Scheibe; ZANDONÁ, Jair; DE MELLO, Soraia Carolina. (orgs.). Mulheres de Luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985). Curitiba: Appris, 2019.
WOOLF, Virginia. A Room of One's Own. Nova Iorque: Harcourt Brace Jovanovich Publishers, 1989.

Complementar:
BAPTISTA, Maria Manuel. (org.). Gênero e performance. Coimbra: Grácio Editor,  2018.
BEER, Anna. Sounds and sweet airs: the forgotten women of classical music. London: Oneworld Publications, 2016.
BIDASECA, Karina; LABA, Vanesa Vazquez. Feminismos y poscolonialidad: descolonizando el feminismo desde y en América Latina. 2. ed. Buenos Aires: Ediciones Godot, 2011.
BOWERS, Jane; TICK, Judith. Women Making Music: The Western art tradition, 1150–1950. Urbana: University of Illinois Press, 1986.
DUNBAR, Julie C. Women, music, culture: an introduction. Nova Iorque: Routledge, 2011.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
HAYES, Eileen. M; TILLERY, Linda. Songs in Black and lavender: race, sexual politics, and women’s music. Urbana: University of Illinois Press, 2010.
HELLIER, Ruth; KOSKOFF, Ellen. Women singers in global contexts: music, biography, identity. Urbana: University of Illinois Press, 2013.
NEULS-BATES, Carol. Women in music: an anthology of source readings from the middle ages to the present. Nova Iorque: Harper & Row, 1982.
NOCHLIN, Linda. Why are there no great women artists? Women in Sexist Society. Nova Iorque: Basic Books, 1971.
PENDLE, Karin Anna. Women and music: a history. 2. ed. Bloomington: Indiana University Press, 2001.
SEDDON, Laura. British women composers and instrumental chamber music in the early twentieth century. Farnham: Ashgate Publishing, 2013.
TICK, Judith. Why have there been no great women composers? International Musician, vol. 79, no. 1, p. 6-22, Jul. 1975.
VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
WOLFF, Cristina Scheibe; ZANDONÁ, Jair; DE MELLO, Soraia Carolina. (orgs.). Mulheres de Luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985). Curitiba: Appris, 2019.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971388

Clique para consultar o oferecimento para 5971388

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP