Introdução ao estudo de Mulheres na Música e aos estudos de gênero e suas relações e implicações histórico-sociais, econômicas, políticas, culturais e artísticas. Esta disciplina, através de palestras, fóruns de discussão, entrevistas, masterclasses/concertos presenciais/online, análise de textos, partituras, performances e obras, visa contribuir para discussões sobre a atuação, inclusão e inserção das Mulheres na Música. A disciplina Mulheres na Música II terá maior concentração e abrangência nas análises de textos musicais e não musicais, partituras, obras e performances relatando às perspectivas das Mulheres na Música nos séculos XX e XXI. Como parte complementar da disciplina, pretende-se pesquisar em arquivos com obras acadêmicas e musicais de mulheres e locais onde estas possam estar presentes e/ou preservadas. A disciplina também contempla análises de obras relevantes da literatura nacional e internacional evidenciando o conteúdo de Cultura Geral que é ministrado nesta matéria. Esta disciplina visa fornecer aos alunos conhecimentos sobre Mulheres na Música. Esta disciplina visa complementar a formação de bacharéis e futuros professores de música que poderão atuar em diversos contextos de ensino de música, como escolas especializadas, escolas públicas, nas suas diferentes faixa etárias, tendo como base um horizonte profissional crítico e diversificado.
Palestras, discussões e análises de textos musicais e não musicais, seminários, trabalhos escritos e performances.
Análise e discussão de textos musicais e não musicais e suas relações e implicações histórico-sociais, econômicas, políticas, culturais e artísticas dentro do período histórico estudado. A disciplina será ministrada através de aulas expositivas, palestras, fóruns de discussão, entrevistas com convidadas de relevância para o estudo em questão, masterclasses, análise de textos, partituras, performances e obras.
Básica: ALMONACID GALVIS, María Alejandra. Diálogos entre arte y feminismo, lacrítica de arte feminista como herramienta didáctica. 2012. Tese (Mestrado em Estudos de Gênero) - Escola de Estudos de Gênero, Faculdade de Ciências Humanas, Universidad Nacional de Colombia. Bogotá, 2012. BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. CITRON, Marcia J. Gender, Professionalism and the Musical Canon. The Journal of Musicology, vol. 8, no. 1, p. 102–117, Jan. 1990. doi:10.2307/763525. DALLA COSTA, Mariarosa; JAMES, Selma. The Power of women and the subversion of the community. Bristol: Falling Wall Press, 1975 FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017. HIRATA, Helena; LABORIE, Françoise; LE DOARÉ, Hélène; SENOTIER, Danièle. (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009. HIRATA, Helena; et al. (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009. Rodrigues, Kethlen Santini. OSurgimento da imagem da Bruxa nas Artes Visuais: bruxaria e Sexualidade nas Obras de Albrecht Dürer e Hans Baldung Grien. Tese de Mestrado. https://www.academia.edu/38440952/o_surgimento_da_imagem_da_bruxa_nas_artes_visuais_bruxaria_e_sexualidade_nas_obras_de_albrecht_d%c3%9crer_e_hans_baldung_grien_tese_de_disserta%c3%a7%c3%a3o_de_mestrado_introdu%c3%a7%c3%a3o_cap%c3%adtulo_1_perspectivas_historiogr%c3%81ficas_de_uma_teoriza%c3%87%c3%83o_da_bruxaria SEDDON, Laura. British women composers and instrumental chamber music in the early twentieth century. Farnham: Ashgate Publishing, 2013. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020. WOLFF, Cristina Scheibe; ZANDONÁ, Jair; DE MELLO, Soraia Carolina. (orgs.). Mulheres de Luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985). Curitiba: Appris, 2019. WOOLF, Virginia. A Room of One's Own. Nova Iorque: Harcourt Brace Jovanovich Publishers, 1989. Complementar: BAPTISTA, Maria Manuel. (org.). Gênero e performance. Coimbra: Grácio Editor, 2018. BEER, Anna. Sounds and sweet airs: the forgotten women of classical music. London: Oneworld Publications, 2016. BIDASECA, Karina; LABA, Vanesa Vazquez. Feminismos y poscolonialidad: descolonizando el feminismo desde y en América Latina. 2. ed. Buenos Aires: Ediciones Godot, 2011. BOWERS, Jane; TICK, Judith. Women Making Music: The Western art tradition, 1150–1950. Urbana: University of Illinois Press, 1986. DUNBAR, Julie C. Women, music, culture: an introduction. Nova Iorque: Routledge, 2011. FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017. HAYES, Eileen. M; TILLERY, Linda. Songs in Black and lavender: race, sexual politics, and women’s music. Urbana: University of Illinois Press, 2010. HELLIER, Ruth; KOSKOFF, Ellen. Women singers in global contexts: music, biography, identity. Urbana: University of Illinois Press, 2013. NEULS-BATES, Carol. Women in music: an anthology of source readings from the middle ages to the present. Nova Iorque: Harper & Row, 1982. NOCHLIN, Linda. Why are there no great women artists? Women in Sexist Society. Nova Iorque: Basic Books, 1971. PENDLE, Karin Anna. Women and music: a history. 2. ed. Bloomington: Indiana University Press, 2001. SEDDON, Laura. British women composers and instrumental chamber music in the early twentieth century. Farnham: Ashgate Publishing, 2013. TICK, Judith. Why have there been no great women composers? International Musician, vol. 79, no. 1, p. 6-22, Jul. 1975. VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020. WOLFF, Cristina Scheibe; ZANDONÁ, Jair; DE MELLO, Soraia Carolina. (orgs.). Mulheres de Luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985). Curitiba: Appris, 2019.