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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Química e Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interunidades FM, ICB, IQ e IB
 
Disciplina: 6700007 - Sistema Reprodutor Feminino
Female Reproductive System

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
1)	Na área de Anatomia, espera-se que o estudante venha a conhecer e descrever os órgãos do sistema reprodutor feminino (vulva, vagina, útero, tubas, ovários, mama) no que se refere a suas localizações, vascularização, inervação e procedências, com ênfase à relação clínica e cirúrgica.

2)	Na área de Embriologia, que o estudante venha a conhecer e descrever o processo de formação dos órgãos reprodutores e alterações possíveis durante o desenvolvimento desses órgãos.

3)	Na área da Biologia dos Sistemas, espera-se que o estudante compreenda a histologia dos órgãos do sistema reprodutor feminino e suas alterações durante o ciclo menstrual e durante a gestação, assim como conhecer o processo de implantação embrionária e placentação.

4)	Na área da Fisiologia, que o estudante compreenda a fisiologia do eixo hipotálamo-hipofisário-ovariano e suas alterações durante a vida da mulher e durante a gestação, assim como a fisiologia mamária e da lactação.

5)	Na área da Farmacologia, que o estudante descreva os efeitos dos estrogênios e progestagênios na mulher e as ações e indicações da terapia hormonal. Que descreva também a farmacocinética e a farmacodinâmica de drogas na gravidez e os fatores que influenciam a transferência transplacentária das drogas. 


Habilidades: Espera-se que ao longo da disciplina os estudantes sejam capazes de desenvolver habilidades integradoras para: 1-  estabelecer relações anatômicas e funcionais dos órgãos estudados, 2- identificar possíveis alterações congênitas do desenvolvimento e suas consequências funcionais,  3- correlacionar o conhecimento adquirido com alterações morfológicas e fisiológicas dos órgãos do sistema reprodutor feminino nas diferentes fases da vida da mulher, inclusive durante a gestação, no espectro de afecções clínicas ginecológicas e obstétricas, que reconheça as falhas morfológicas e funcionais no desenvolvimento placentário nas desordens obstétricas, e  que sejam capaz de integrar os conhecimentos farmacológicos em relação ao uso de medicamentos específicos nas desordens do sistema reprodutor feminino. 

Atitudes: Espera-se que o estudante se relacione adequadamente com colegas, tenha respeito ao patrimônio disponibilizado ao seu estudo, mantenha uma conduta de atenção, com atitudes construtivas e comunicação ética e, reconheça e respeite as diferenças e o esforço da equipe envolvida em sua formação. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
28964 - Antonio Carlos Oliveira
3177556 - Carla Roberta de Oliveira Carvalho
447707 - Claudimara Ferini Pacicco Lotfi
2274921 - Edmund Chada Baracat
89177 - Estela Maris Andrade Forell Bevilacqua
2088600 - Fabio Bessa Lima
5776266 - José Maria Soares Júnior
1563654 - Marco Antonio Borges Lopes
 
Programa Resumido
1. Anatomia da pelve e órgãos intrapélvicos; 2. Anatomia dos órgãos da genitália externa e períneo; 3. Caso clínico sobre Prolapso genital; 4. Anatomia da Mama; 5. Aula prática de Anatomia dos órgãos do sistema reprodutor feminino; 5. Embriogênese dos órgão genitais; 6. Caso Clínico sobre Genitália ambígua e Gestação & útero bicorno e agenesia renal; 7. Histologia do ovário e tubas uterinas; 8. Foliculogênese; 9. Caso clínico sobre anomalias tubárias; 10. Histologia do útero ao longo do ciclo menstrual e gestação; 11. Histologia do colo uterino e vagina; 12. Caso clinico sobre Citologia cervical normal e alterada; 13. Histologia da Mama; 14. Caso clínico sobre Alterações malignas e benignas da mama; 15. Fisiologia do ciclo menstrual, Eixo HPG na puberdade e na vida adulta; 16. Caso clínico sobre Síndrome dos ovários policísticos e Menopausa; 17. Farmacologia dos Estrogênios e progestagênios; 18. Caso Clínico sobre Reposição hormonal;  19. Farmacologia do GnRH e gonadotrofinas; 20. Caso clínico sobre Infertilidade; 21. Implantação, Anexos embrionários e Placentação; 22. Caso clínico sobre Gestações ectópicas; 23. Eixo HPG-Alterações fisiológicas da gestante e lactante; 24. Caso clínico sobre diabete gestacional; 25. Farmacologia obstétrica; 26. Caso Clínico sobre Antibióticos, Analgésicos e Antiepiléticos na gravidez. 


Programa/Cronograma: https://drive.google.com/open?id=1TRDl4-nDXgjS-n-rJ9W85ydagG6BVUcq
 
 
 
Programa
Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino (900min = 15h = 1crédito)
1)	Pelve óssea, ligamentos e músculos da pelve, vasos e nervos
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	50 minutos
Casos Clínicos - Parto vaginal; dor pélvica	ICB	40 minutos
Aula Prática e Dissecção	ICB	60 minutos
		150 minutos (2h e 30min)

2)	Órgãos do sistema reprodutor feminino: órgãos intrapélvicos, vasos e nervos
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	50 minutos
Casos Clínicos – Mioma do útero e cisto ovariano 	ICB	40 minutos
Aula Prática e Dissecção	ICB	60 minutos
		150 minutos (2h e 30min)

3)	Órgãos do sistema reprodutor feminino: órgãos da genitália externa (vasos e nervos) e períneo
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	50 minutos
Casos Clínicos – Prolapso genital; incontinência urinária de esforço	ICB	40 minutos
Aula Prática e Dissecção	ICB	60 minutos
		150 minutos (2h e 30min)

4)	Aspectos anatômicos e clínicos da mama 
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	50 minutos
Casos Clínicos –alterações benignas da mama e câncer de mama	ICB	40 minutos
Aula Prática e Dissecção	ICB	60 minutos
		150 minutos (2h e 30min)

5)	Avaliação teórica e apresentação das peças dissecadas
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Prova teórica (peso 9)	ICB	60 minutos
Apresentação das peças dissecadas	ICB	90 minutos
		150 minutos (2h e 30min)

6) Mudanças anatômicas relacionadas ao desenvolvimento da mulher (peso 1)
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Seminários dos alunos sobre os temas: criança, adolescente e pós menopausa	ICB	60 minutos (aprox. 15min por tema)
Seminários dos alunos sobre os temas: gestante, parto e puerpério	ICB	60 minutos (aprox. 15min por tema)
Discussão	ICB	30 minutos
		150 minutos (2h e 30min)
Embriologia e Biologia Celular = 900min = 15h = 1 crédito

Embriologia (300min)
1)	Implantação. Desenvolvimento embrionário e fetal
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica (a)	ICB	40 minutos
Aula Teórica (b)	ICB	40 minutos
Casos Clínicos - Alterações no fechamento do tubo neural e malformações fetais mais comuns	ICB	20 minutos

		100 minutos

2)	Embriogênese dos órgão genitais internos e externos
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	40 minutos
Casos Clínicos - Tema: Malformações Mullerianas	ICB	30 minutos
Casos Clínicos - Tema: Distúrbios do desenvolvimento sexual	ICB	30 minutos
		100 minutos

3)	Placentação e circulação uterofetoplacentária
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	40 minutos
Casos Clínicos – Doença hipertensiva específica da gestação	ICB	20 minutos
Aula Prática (Laboratório)	ICB	40 minutos
		100 minutos


Biologia Celular (600min)
1)	Ovário (Foliculogênese, Ciclo Ovariano). Tubas Uterinas
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	50 minutos
Casos Clínicos - Tumores ovarianos	ICB	50 minutos
Aula Prática (Laboratório)	ICB	140 minutos
		240 minutos

2)	Histomorfologia da vagina e do útero (colo e corpo). Ciclo menstrual
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	50 minutos
Casos Clínicos - Alterações do colo uterino e o HPV, sangramento uterino anormal	ICB	50 minutos
Aula Prática (Laboratório)	ICB	140 minutos
		240 minutos

3)	Histomorfologia das mamas
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	40 minutos
Casos Clínicos - Câncer de mama, fluxo papilar
ICB
40 minutos
Aula Prática (Laboratório)
ICB
40 minutos


120 minutos
Fisiologia e Farmacologia do sistema reprodutor feminino (840min = aprox15h = 1crédito)
1)	Fisiologia do ciclo menstrual: Eixo hipotálamo-hipofisário e gonadal 
Estratégia pedagógica	Local	Carga horaria
Aula Teórica	ICB	45 minutos
Casos Clínicos – Climatério e Síndrome dos ovários policísticos	ICB	45 minutos
Aula Prática (Laboratório)	ICB	60 minutos
		150 minutos

2)	 Fisiologia da mama / lactação
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	45 minutos
Casos Clínicos – amamentação; galactorréia	ICB	45 minutos
		90 minutos

3)	Alterações fisiológicas dos diferentes órgãos e sistemas da gestante
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	45 minutos
Casos Clínicos - sinais e sintomas das alterações fisiológicas da gestante	ICB	45 minutos
Aula Prática (Laboratório)	ICB	60 minutos
		150 minutos

4)	Nível e eficácia das drogas na gestação: farmacodinâmica e farmacocinética e citocromo p450
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	60 minutos
Casos Clínicos – administração de medicamentos na gestação	ICB	30 minutos
		90 minutos

5)	Passagem placentária das drogas e efeitos teratogênicos
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	60 minutos
Casos Clínicos – Drogas teratogênicas	ICB	30 minutos
		90 minutos

6)	GnRH: Análogos e antagonistas
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	60 minutos
Casos Clínicos – Mioma uterino	ICB	30 minutos
		90 minutos

7)	Antimuscarínicos
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	60 minutos
Casos Clínicos – Bexiga Hiperativa 	ICB	30 minutos
		90 minutos

  8)  Estrogênios, progestagênios e androgênios. Anticoncepcionais e terapia hormonal 
Estratégia pedagógica	Local	Carga horária
Aula Teórica	ICB	60 minutos
Casos Clínicos – Anticoncepção e Terapia hormonal	ICB	30 minutos
		90 minutos

Programa educacional: https://docs.google.com/document/d/1ojf8nfTW_yLpqwF5nR70-v1FvbgqnWGoDI1pM-3PLfk/edit?usp=drive_link
 
 
 
Avaliação
     
Método
Teste de múltipla escolha, Prova dissertativa, Prova prática (em laboratório), Seminários. Cálculo da média final: Média das provas teóricas e práticas x 9 + Seminário x 1 /10
Critério
Serão considerados aprovados alunos com frequência maior ou igual a 75% e nota final igual ou superior a 5,0. Controle de frequência: Lista de assinatura
Norma de Recuperação
Terão direito a prova de recuperação, alunos com frequência igual ou superior a 75% e com média final entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Anatomia
•	Moore, Keith L. Anatomia orientada para a clínica / Keith L. Moore, Arthur F. Dalley,
•	Anne M. R. Agur - 7 ed. Guanabara Koogan, 2014.
•	Sobotta – Atlas de Anatomia Humana – 24ª ed. Guanabara Koogan, 2018

 Embriologia e Histologia
•	Junqueira, L. C.; Carneiro, J. Histologia básica. 13ª edição. Rio de Janeiro - RJ: Guanabara Koogan, 2017
•	Abrahamsohn, P. Histologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
•	Moore, K. L.; Persaud, T. V. N. Embriologia Básica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 
•	Moore, K.L.; Persaud, T.V.N. Embriologia Clínica. 10.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
•	Sadler, T.W. Langman Embriologia Médica. 14. Ed.  - Guanabara Koogan, 2021
•	Schoenwolf, G.C.; Bleyl, S.B.; Brauer, P.R.; Francis-West, P.H. Larsen: Embriologia Humana – 5. ed. Rio de Janeiro; Elsevier, 2019.

Fisiologia
•	Curi, R.; Araujo Fo., J.P. Fisiologia Básica, Rio de Janeiro; Guanabara Koogan, 2009.

Farmacologia
•	Brunton LL, Hilal-Dandan R, Knollmann B. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics. 13a ed., New York, McGraw-Hill, 2018.
•	Golan DE, Tashjian Jr AH, Armstrong EJ, Armstrong AW. Principles of Pharmacology: The Pathophysiological Basis of Drug Therapy. 4a. ed., Philadelphia, Wolkers Kluwer, 2017
•	Katzung BG, Masters SB, Trevor AJ. Basic and Clinical Pharmacology, 13a. ed., New York, McGraw-Hill, 2017
•	Rang HP, Ritter JM, Flower RJ, Henderson, G - Rang & Dale’s Pharmacology, 9a. ed., London, Elsevier, 2020
•	Zanini AC, Oga S, Batistuzzo JAO. Farmacologia Aplicada, 6ª ed., Rio de Janeiro, Atheneu, 2018
 

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