1) Na área de Anatomia, espera-se que o estudante venha a conhecer e descrever os órgãos do sistema reprodutor feminino (vulva, vagina, útero, tubas, ovários, mama) no que se refere a suas localizações, vascularização, inervação e procedências, com ênfase à relação clínica e cirúrgica. 2) Na área de Embriologia, que o estudante venha a conhecer e descrever o processo de formação dos órgãos reprodutores e alterações possíveis durante o desenvolvimento desses órgãos. 3) Na área da Biologia dos Sistemas, espera-se que o estudante compreenda a histologia dos órgãos do sistema reprodutor feminino e suas alterações durante o ciclo menstrual e durante a gestação, assim como conhecer o processo de implantação embrionária e placentação. 4) Na área da Fisiologia, que o estudante compreenda a fisiologia do eixo hipotálamo-hipofisário-ovariano e suas alterações durante a vida da mulher e durante a gestação, assim como a fisiologia mamária e da lactação. 5) Na área da Farmacologia, que o estudante descreva os efeitos dos estrogênios e progestagênios na mulher e as ações e indicações da terapia hormonal. Que descreva também a farmacocinética e a farmacodinâmica de drogas na gravidez e os fatores que influenciam a transferência transplacentária das drogas. Habilidades: Espera-se que ao longo da disciplina os estudantes sejam capazes de desenvolver habilidades integradoras para: 1- estabelecer relações anatômicas e funcionais dos órgãos estudados, 2- identificar possíveis alterações congênitas do desenvolvimento e suas consequências funcionais, 3- correlacionar o conhecimento adquirido com alterações morfológicas e fisiológicas dos órgãos do sistema reprodutor feminino nas diferentes fases da vida da mulher, inclusive durante a gestação, no espectro de afecções clínicas ginecológicas e obstétricas, que reconheça as falhas morfológicas e funcionais no desenvolvimento placentário nas desordens obstétricas, e que sejam capaz de integrar os conhecimentos farmacológicos em relação ao uso de medicamentos específicos nas desordens do sistema reprodutor feminino. Atitudes: Espera-se que o estudante se relacione adequadamente com colegas, tenha respeito ao patrimônio disponibilizado ao seu estudo, mantenha uma conduta de atenção, com atitudes construtivas e comunicação ética e, reconheça e respeite as diferenças e o esforço da equipe envolvida em sua formação.
1. Anatomia da pelve e órgãos intrapélvicos; 2. Anatomia dos órgãos da genitália externa e períneo; 3. Caso clínico sobre Prolapso genital; 4. Anatomia da Mama; 5. Aula prática de Anatomia dos órgãos do sistema reprodutor feminino; 5. Embriogênese dos órgão genitais; 6. Caso Clínico sobre Genitália ambígua e Gestação & útero bicorno e agenesia renal; 7. Histologia do ovário e tubas uterinas; 8. Foliculogênese; 9. Caso clínico sobre anomalias tubárias; 10. Histologia do útero ao longo do ciclo menstrual e gestação; 11. Histologia do colo uterino e vagina; 12. Caso clinico sobre Citologia cervical normal e alterada; 13. Histologia da Mama; 14. Caso clínico sobre Alterações malignas e benignas da mama; 15. Fisiologia do ciclo menstrual, Eixo HPG na puberdade e na vida adulta; 16. Caso clínico sobre Síndrome dos ovários policísticos e Menopausa; 17. Farmacologia dos Estrogênios e progestagênios; 18. Caso Clínico sobre Reposição hormonal; 19. Farmacologia do GnRH e gonadotrofinas; 20. Caso clínico sobre Infertilidade; 21. Implantação, Anexos embrionários e Placentação; 22. Caso clínico sobre Gestações ectópicas; 23. Eixo HPG-Alterações fisiológicas da gestante e lactante; 24. Caso clínico sobre diabete gestacional; 25. Farmacologia obstétrica; 26. Caso Clínico sobre Antibióticos, Analgésicos e Antiepiléticos na gravidez. Programa/Cronograma: https://drive.google.com/open?id=1TRDl4-nDXgjS-n-rJ9W85ydagG6BVUcq
Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino (900min = 15h = 1crédito) 1) Pelve óssea, ligamentos e músculos da pelve, vasos e nervos Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 50 minutos Casos Clínicos - Parto vaginal; dor pélvica ICB 40 minutos Aula Prática e Dissecção ICB 60 minutos 150 minutos (2h e 30min) 2) Órgãos do sistema reprodutor feminino: órgãos intrapélvicos, vasos e nervos Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 50 minutos Casos Clínicos – Mioma do útero e cisto ovariano ICB 40 minutos Aula Prática e Dissecção ICB 60 minutos 150 minutos (2h e 30min) 3) Órgãos do sistema reprodutor feminino: órgãos da genitália externa (vasos e nervos) e períneo Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 50 minutos Casos Clínicos – Prolapso genital; incontinência urinária de esforço ICB 40 minutos Aula Prática e Dissecção ICB 60 minutos 150 minutos (2h e 30min) 4) Aspectos anatômicos e clínicos da mama Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 50 minutos Casos Clínicos –alterações benignas da mama e câncer de mama ICB 40 minutos Aula Prática e Dissecção ICB 60 minutos 150 minutos (2h e 30min) 5) Avaliação teórica e apresentação das peças dissecadas Estratégia pedagógica Local Carga horária Prova teórica (peso 9) ICB 60 minutos Apresentação das peças dissecadas ICB 90 minutos 150 minutos (2h e 30min) 6) Mudanças anatômicas relacionadas ao desenvolvimento da mulher (peso 1) Estratégia pedagógica Local Carga horária Seminários dos alunos sobre os temas: criança, adolescente e pós menopausa ICB 60 minutos (aprox. 15min por tema) Seminários dos alunos sobre os temas: gestante, parto e puerpério ICB 60 minutos (aprox. 15min por tema) Discussão ICB 30 minutos 150 minutos (2h e 30min) Embriologia e Biologia Celular = 900min = 15h = 1 crédito Embriologia (300min) 1) Implantação. Desenvolvimento embrionário e fetal Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica (a) ICB 40 minutos Aula Teórica (b) ICB 40 minutos Casos Clínicos - Alterações no fechamento do tubo neural e malformações fetais mais comuns ICB 20 minutos 100 minutos 2) Embriogênese dos órgão genitais internos e externos Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 40 minutos Casos Clínicos - Tema: Malformações Mullerianas ICB 30 minutos Casos Clínicos - Tema: Distúrbios do desenvolvimento sexual ICB 30 minutos 100 minutos 3) Placentação e circulação uterofetoplacentária Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 40 minutos Casos Clínicos – Doença hipertensiva específica da gestação ICB 20 minutos Aula Prática (Laboratório) ICB 40 minutos 100 minutos Biologia Celular (600min) 1) Ovário (Foliculogênese, Ciclo Ovariano). Tubas Uterinas Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 50 minutos Casos Clínicos - Tumores ovarianos ICB 50 minutos Aula Prática (Laboratório) ICB 140 minutos 240 minutos 2) Histomorfologia da vagina e do útero (colo e corpo). Ciclo menstrual Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 50 minutos Casos Clínicos - Alterações do colo uterino e o HPV, sangramento uterino anormal ICB 50 minutos Aula Prática (Laboratório) ICB 140 minutos 240 minutos 3) Histomorfologia das mamas Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 40 minutos Casos Clínicos - Câncer de mama, fluxo papilar ICB 40 minutos Aula Prática (Laboratório) ICB 40 minutos 120 minutos Fisiologia e Farmacologia do sistema reprodutor feminino (840min = aprox15h = 1crédito) 1) Fisiologia do ciclo menstrual: Eixo hipotálamo-hipofisário e gonadal Estratégia pedagógica Local Carga horaria Aula Teórica ICB 45 minutos Casos Clínicos – Climatério e Síndrome dos ovários policísticos ICB 45 minutos Aula Prática (Laboratório) ICB 60 minutos 150 minutos 2) Fisiologia da mama / lactação Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 45 minutos Casos Clínicos – amamentação; galactorréia ICB 45 minutos 90 minutos 3) Alterações fisiológicas dos diferentes órgãos e sistemas da gestante Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 45 minutos Casos Clínicos - sinais e sintomas das alterações fisiológicas da gestante ICB 45 minutos Aula Prática (Laboratório) ICB 60 minutos 150 minutos 4) Nível e eficácia das drogas na gestação: farmacodinâmica e farmacocinética e citocromo p450 Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 60 minutos Casos Clínicos – administração de medicamentos na gestação ICB 30 minutos 90 minutos 5) Passagem placentária das drogas e efeitos teratogênicos Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 60 minutos Casos Clínicos – Drogas teratogênicas ICB 30 minutos 90 minutos 6) GnRH: Análogos e antagonistas Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 60 minutos Casos Clínicos – Mioma uterino ICB 30 minutos 90 minutos 7) Antimuscarínicos Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 60 minutos Casos Clínicos – Bexiga Hiperativa ICB 30 minutos 90 minutos 8) Estrogênios, progestagênios e androgênios. Anticoncepcionais e terapia hormonal Estratégia pedagógica Local Carga horária Aula Teórica ICB 60 minutos Casos Clínicos – Anticoncepção e Terapia hormonal ICB 30 minutos 90 minutos Programa educacional: https://docs.google.com/document/d/1ojf8nfTW_yLpqwF5nR70-v1FvbgqnWGoDI1pM-3PLfk/edit?usp=drive_link
Anatomia • Moore, Keith L. Anatomia orientada para a clínica / Keith L. Moore, Arthur F. Dalley, • Anne M. R. Agur - 7 ed. Guanabara Koogan, 2014. • Sobotta – Atlas de Anatomia Humana – 24ª ed. Guanabara Koogan, 2018 Embriologia e Histologia • Junqueira, L. C.; Carneiro, J. Histologia básica. 13ª edição. Rio de Janeiro - RJ: Guanabara Koogan, 2017 • Abrahamsohn, P. Histologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. • Moore, K. L.; Persaud, T. V. N. Embriologia Básica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. • Moore, K.L.; Persaud, T.V.N. Embriologia Clínica. 10.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. • Sadler, T.W. Langman Embriologia Médica. 14. Ed. - Guanabara Koogan, 2021 • Schoenwolf, G.C.; Bleyl, S.B.; Brauer, P.R.; Francis-West, P.H. Larsen: Embriologia Humana – 5. ed. Rio de Janeiro; Elsevier, 2019. Fisiologia • Curi, R.; Araujo Fo., J.P. Fisiologia Básica, Rio de Janeiro; Guanabara Koogan, 2009. Farmacologia • Brunton LL, Hilal-Dandan R, Knollmann B. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics. 13a ed., New York, McGraw-Hill, 2018. • Golan DE, Tashjian Jr AH, Armstrong EJ, Armstrong AW. Principles of Pharmacology: The Pathophysiological Basis of Drug Therapy. 4a. ed., Philadelphia, Wolkers Kluwer, 2017 • Katzung BG, Masters SB, Trevor AJ. Basic and Clinical Pharmacology, 13a. ed., New York, McGraw-Hill, 2017 • Rang HP, Ritter JM, Flower RJ, Henderson, G - Rang & Dale’s Pharmacology, 9a. ed., London, Elsevier, 2020 • Zanini AC, Oga S, Batistuzzo JAO. Farmacologia Aplicada, 6ª ed., Rio de Janeiro, Atheneu, 2018