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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Química e Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interunidades FM, ICB, IQ e IB
 
Disciplina: 6700017 - Bases Anatomofisiológicas, Fisiopatológicas e Farmacológicas em Neurologia e Psiquiatria
Anatomophysiological, Pathophysiological and Pharmacological Basis in Neurology and Psychiatry

Créditos Aula: 12
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Cognitivos: 1. Entender os aspectos anatômicos e fisiológicos relevantes para o funcionamento do Sistema Nervoso normal 2. Compreender as alterações anatomo-fisiológicas que geram o processo de doença do Sistema Nervoso (Fisiopatologia neurológica) 3. Saber reconhecer as principais afecções em Neurologia do ponto de vista clínico 4. Saber interpretar as principais alterações do exame neurológico (diagnose sindrômica) 5. Saber ordenar os achados semiológicos para diagnose topográfica 6. Ser capaz de interpretar os exames de neuro-imagem anatômica e funcional de uso rotineiro na prática clínica Psicomotores 1. Praticar a dissecção anatômica em peças 2. Praticar experimentação em neurofisiologia, reproduzindo experimentos clássicos relevantes para o entendimento da fisiologia 3. Saber obter uma anamnese em neurologia 4. Saber realizar o exame neurológico sistematizado 5. Treinar a busca sistemática de informações na rede (web), desenvolvendo o senso crítico 6. Saber estruturar uma argumentação em fóruns de discussão e desenvolver a capacidade de exposição de idéias de maneira clara e didática 7. Desenvolver e treinar a capacidade de apresentação em mini-seminários Afetivos, comportamentais e éticos 1. Desenvolver e treinar a capacidade de comunicação entre os pares em trabalhos de grupo 2. Aprender a respeitar a posição de outro membro do grupo, quando divergente, escutar, argumentar e criticar de maneira respeitosa e positiva 3. Desenvolver e treinar a capacidade de organização de trabalho em grupo, distribuindo-se tarefas e respeitando-se habilidades e limitações individuais 4. Entender e saber lidar com os aspectos emocionais atrás do processo de doença neurológica, o qual envolve pacientes, familiares e profissionais de saúde 5. Desenvolver postura ética, individualizada, em relação a aspectos particulares do processo saúde-doença em Neurologia, tais como morte encefálica e terminalidade da vida, tratamento paliativo em neuro-oncolgia, estigma da doença neuro-psiquiátrica, células-tronco em medicina regenerativa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3791044 - Edmar Zanoteli
2085083 - Gerson Chadi
2132126 - Helena Paula Brentani
1159253 - Homero Pinto Vallada Filho
79798 - Luiz Roberto Giorgetti de Britto
2014361 - Silvana Chiavegatto
 
Programa Resumido
1. Organização geral do sistema nervoso (nível celular, pauci-celular, multi-celular, redes e sistemas) 2. Anatomia, fisiologia e neuroimagem dos sistemas: 1. Motores 2. Sensibilidade geral 3. Sensibilidade especial (olfação, visão, audição, gustação) 4. Cerebelar 5. Vestibular 6. Extra-piramidal 7. Córtex, cognição e epilepsia 8. Sistemas atencionais 9. Linguagem 10. Memória 11. Coma e hipertensão intra-craniana 12. Ciclo vigília-sono e atenção 13. Vascularização cerebral e medular 14. Liquórico 15. Neuro-vegetativo 16. Límbico e neuropsiquiatria 3. Semiologia Neurológica
 
 
 
Programa
Os conteúdos vão ser abordados de maneira totalmente integrados entre as disciplinas prévias de Neuroanatomia, Neurofisiologia, Fisiopatologia (Bases Fisiopatológicas em Neurologia) e Semiologia Neurológica, do modo como se segue, ao longo de 3 meses de curso, distribuídos em dois dias inteiros por semana (192 horas totais, incluindo períodos de estudo, para cada turma; 1 vez no ano para cada turma, em dois semestres distintos): Organização geral do sistema nervoso: 1. nível celular- unidade neuronal 2. glia 3. sinapse 4. eletrogênese e biofísica de membrana 5. plasticidade sináptica 6. assembléias neruonais 7. organização em redes neurais 8. organização em sistemas funcionais Motricidade 1.	Sistema aferente para controle da motricidade (fusos, receptores tendinosos, vias e processamento cortical) 2.	Controle segmentar da motricidade, reflexos integrativos medulares 3.	Planejamento motor cortical 4.	Vias eferentes piramidais/justapiramidais 5.	Controle supra-segmentar da motricidade (córtices motores, núcleos da base e cerebelo) 6.	Diferenciação entre síndrome do neurônio motor superior e inferior 7.	Caracterização clínica de síndrome piramidal deficitária e de liberação 8.	Caracterização clínica das síndromes motoras corticais, capsulares, mesencefálicas, pontinas e bulbares 9.	Quadros motores secundários a afecção de nervos cranianos 10.	Diferenciação entre apraxias e ataxias, controle da marcha Sensibilidade geral e dor 1.	Tipos de receptores periféricos 2.	Mecanismos de transdução de sinal e habituação 3.	Processamento periférico: inibição paralela e precisão, codificação de frequência 4.	Vias periféricas de cada modalidade sensitiva 5.	Campo receptivo e processamento cortical 6.	Vias centrais de cada modalidade sensitiva (com respectivos neurotransmissores)/ topografia no SNC) 7.	Diferenciação fisiológica da dor aguda e crônica (fenomenologia e vias) 8.	Mecanismos de sensibilização periférica (neurotransmissores e citocinas envolvidas) e central (amplificação, cronificação) 9.	Teoria da comporta de dor 10.	sistema supressor de dor Sensibilidade Especial 1.	Transdução olfatória 2.	Transdução no sistema gustatório 3.	Transdução no sistema auditivo 4.	Transdução visual – a retina 5.	Vias neurais olfatórias 6.	Vias neurais gustatórias 7.	Vias neurais auditivas 8.	Vias neurais visuais 9.	Percepção auditiva – organização cortical 10.	Percepção visual – organização cortical Cerebelo 1.	Caracterização anatômica e funcional das regiões do cerebelo 2.	Composição celular, circuitos e conexões do cerebelo 3.	Sistema vestibulo-cerebelar: regulação do equilíbrio e movimentos oculares 4.	Sistema espino-cerebelar: regulação dos movimentos apendiculares e axiais 5.	Sistema cérebro-cerebelar: planejamento do movimento, controle motor 6.	Sinais e sintomas cerebelares, diferenciação de acordo com a topografia das lesões 7.	Participação do cerebelo na aprendizagem motora 8.	Funções cognitivas do cerebelo 9.	Plasticidade do cerebelo 10.	Principais modelos de lesão cerebelar Sistema vestibular 1.	Anatomia e fisiologia do sistema vestibular 2.	Labirinto: anatomia, função, sensor de acerelação e de posição 3.	Vias vestibulares: estabelecimento das funções vestibulares (equilibrio, estabilização da imagem na retina e orientação espacial) 4.	Síndrome vestibular: ataxia, vertigem e nistagmo Sistema extra-piramidal 1.	Composição anatômica dos núcleos da base 2.	Circuitos integrantes dos núcleos da base e respectivos neurotransmissores 3.	Circuitos paralelos de ligação do tálamo e do cortex cerebral 4.	Vias direta e indireta envolvendo núcleos da base 5.	Distúrbio do movimento e caracterização neurofisiológica nas Doenças de: Parkinson 6.	Huntington 7.	Coreia de Sydenham 8.	Balismo 9.	Funções límbicas e associativas dos Núcleos da Base Atividade elétrica neuronal 1.	Eletrofisiologia e processamento neural a nível celular, de assembléias neuronais e de campos focais 2.	Alterações fisiopatológicas na crise epiléptica 3.	Representatividade do EEG na mensuração desta atividade neuronal anormal 4.	Crises generalizadas, caracterização clínica e eletrofisiológica 5.	Crises focais (parcial simples e complexa), caracterização clínica e eletrofisiológica 6.	Modelos experimentais de epilepsia 7.	Sincronização e alastramento da atividade neuronal 8.	Circuitos corticais e subcorticais envolvidos 9.	Estado epiléptico – causas e abordagem 10.	Aspectos moleculares na epilepsia Atenção 1.	Definição de atenção 2.	Formas de atenção 3.	Importância da atenção 4.	Mecanismos atencionais 5.	Distúrbios da atenção Linguagem 1.	Anatomia e fisiologia do córtex eloquente 2.	Afasia de expressão: caracterização clínica e localização topográfica 3.	Afasia de compreensão: caracterização clínica e localização topográfica 4.	Afasia de condução: caracterização clínica e localização topográfica 5.	Afasia transcortical motora e sensitiva 6.	Papel das estruturas não corticias na verbalização: tálamo, núcleos da base, cerebelo 7.	Comunicação não-verbal 8.	Alterações da escrita 9.	Alterações da leitura 10.	Alterações da prosódia 11.	Dominância hemisférica para linguagem verbal Função Cognitiva 1.	Bases biomoleculares, sinápticas e circuitaria nos processos mnésticos 2.	Mecanismos de Memória implícita ou não-declarativa 3.	Mecanismos de Memória explícita ou declarativa 4.	Formas de aprendizado 5.	Síndromes demenciais- caracterização clínica e topográfica Coma 1.	Definição de coma e graduação dos estados alterados de consciência 2.	Estruturas e neurotransmissores relevantes para manutenção da vigília 3.	Localização topográfica dos comas por lesão estrutural 4.	Mecanismos e padrões de herniação cerebral 5.	Abordagem clínica: anamnese, exame físico e exame neurológico 6.	Exame neurológico do paciente em coma: Escalas de avaliação dos comas 7.	Padrão pupilar - Movimentação ocular extrínseca 8.	Padrão motor 9.	Padrão respiratório 10.	Etiologia do Coma 11.	Definição e caracterização clínica de coma, estado de consciência mínima e morte encefálica 12.	Fisiologia da PIC (ondas de Ludberg, curva de Langfit) Ciclo vigília/sono 1.	Função do sono e dos sonhos 2.	Fases do ciclo vigília-sono 3.	Estruturas e neurotransmissores envolvidos no ciclo circadiano 4.	Distúrbios de sono 5.	Consequências da privação do sono 6. Abordagens diagnósticas Sistema vascular 1.	Conceito anatômico: círculo de Willis e principais ramos 2.	Auto-regulação de fluxo cerebral 3.	Sistema carotídeo e vértebro-basilar: terittórios de irrigação 4.	Anastomoses e ramos terminais 5.	Sistema de auto-regulação e fluxo cerebral 6.	Vasoespasmo cerebral 7.	Hiperemia cerebral 8.	Síndromes isquêmicas: localização topográfica e caracterização clínica 9.	Mecanismo de embolia vs trombose 10.	Sistema de drenagem venosa: trombose venosa profunda 11.	Irrigação da medula espinal 12.	principais síndromes isquêmicas Sistema liquórico 1.	Definição de liquido cefalorraquidiano 2.	Composição química do liquor 3.	Propriedades físicas (volume e manometria) 4.	Fisiologia do sistema liquórico 5.	Anatomia do sistema liquórico 6.	Turn over 7.	Mecanismos e taxa de reabsorção 8.	Exames subsidiáricos para avaliação 9.	Noções de doenças do sistema liquórico (hidrocefalias, pseudotumor cerebral, sd de chiari, siringomielia, meningites) Sistema Vegetativo 1. Organização anatômica e funcional 2.	Neurotransmissores e peptídeos 3.	Vias do sistema simpático e parassimpático e suas projeções 4.	Reflexos cardiopulmonares 5.	Reflexos entéricos 6.	Reflexos uro-genitais 7.	Reflexos pupilares 8.	Eixo neuroendócrino 9.	Integração do sistema vegetativo central via hipotálamo 10.	Modelos de doença com alteração do sistema vegetativo Neuropsiquiatria 1. Bases anatomofisiológicas do sistema límbico 2. Organização funcional e relevância do sistema emocional e motivacional 3. Fisiopatologia dos transtornos do humor 4. Fisiopatologia dos transtornos da consciência 5. Fisiopatologia dos transtornos do pensamento 6. Princípios de tratamento Semiologia Neurológica 1. Sistematização do exame neurológico 2. Interpretação dos principais achados patológicos 3. Diagnose sindrômica, topográfica e etiológica 4. Correlação dos achados com estruturas anatômicas e processos fisiopatológicos
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Dos alunos (enfatiza-se a participação continuada e a postura ativa): a. conhecimentos prévios/ leitura prévia: peso 1 b. retenção de conteúdo ao final de cada período de aula: peso 1 c. 2 provas mensais: cada uma peso 2 d. 1 prova final: peso 3 e. trabalhos/seminários: peso 1 2. Dos docentes: a. formulário próprio do curso, com 19 itens, a ser disponibilizado na plataforma Moodle para preenchimento online 3. Do curso: a. APAC/FMUSP
Critério
Nota final= (a + b + 2.c1 + 2.c2 + 3.d + e)/10 Nf > 5,0 => aprovado Nf <= 5,0 => reprovado
Norma de Recuperação
Substitutiva: 1 prova englobando todo o conteúdo, oral e prática, 1 hora de duração parte teórica, meia hora parte prática. Recuperação: Monografia sobre um tema de interesse dentro do conteúdo programático, abordando aspectos atuais, a ser submetido para publicação como revisão em revista indexada no Scielo. Aceito = aprovado; Recusado = reprovado
 
Bibliografia
     
- Bussatto Filho G. Fisiopatoplogia dos transtorno s psiquiátricos. Atheneu, 2006. - Miguel, Gattaz & Gentil. Clínica Psiquiátrica. Ma nole, 2011. - Hales RE et al. The American Psychiatric Publishi ng Textbook of Psychiatry, 6th Edition. Washington DC. American Psychiatric Publis hing, 2014 - Forlenza & Miguel et al. Compêndio de Clínica Psi quiátrica. Manole, 2013 - Kapiczinsk F. et al. Bases Biológicas dos Transt ornos Psiquiátricos Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000. 271 páginas
 

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