Propiciar um acompanhamento do progresso acadêmico dos alunos no 1o. período do curso. A disciplina visa subsidiar a consolidação da escolha da formação profissional e dar apoio na adaptação ao paradigma educacional emancipacionista. Esta é uma de um conjunto de disciplinas que irá apresentar informações sobre o papel social e profissional do Químico. Irá abranger desde o aspecto ético até a discussão dos meios pedagógicos para se atingir o aprendizado, bem como indicar as opções de atuação profissional.
Acompanhamento do progresso acadêmico dos alunos. Promoção da integração à unidade e ao Campus. Discussão sobre temas relacionados com a Química e com a adaptação à rotina universitária.
Reuniões semanais, Envolvendo os temas: a) Discussão sobre a vida universitária. b) Planejamento de estudos e dificuldades de aprendizado. c) Discussão do Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Química e as atribuições profissionais. d) Introdução de conceitos éticos da profissão e da inserção social do profissional. e) Visitas monitoradas às dependências das bibliotecas do campus, CDCC e Laboratório de Resíduos, entre outros. Atividades periódicas coletivas, Serão programadas palestras ou oficinas visando: a) Apresentação do aspecto orgânico do curso de Bacharelado de Química do IQSC/USP, em especial das instâncias regimentais b) Controle do Stress; Depressão, Drogas e Álcool. c) Ferramentas de organização de tempo e eficiência. d) Atuação eclética do profissional formado em Química. Os ministrantes serão profissionais, pós-graduandos ou pós-doutorados convidados.
Projeto Pedagógico - http://graduacao.iqsc.usp.br/files/1-Projeto-Pedag%C3%B3gico_14_02_2017.pdf CRQ atribuições – www.crq4.org.br Livro de fotos do Instituto - PERUSSI, J.R.; GAMBARDELLA, M.T.P. (Org.) Memórias dos 30 anos de bacharelado em química na USP – São Carlos. São Carlos: IQSC/USP, 2003. 1v Sbi.iqsc.usp.br www5.Iqsc.usp.br