Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais do IQSC
 
Disciplina: 7500006 - Monografia
Monograph

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 18
Carga Horária Total: 570 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao estudante a oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa em Química sob a supervisão e responsabilidade de docente da USP que possua a qualificação mínima de doutor.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
55012 - Eny Maria Vieira
5853202 - Marcia Nitschke
2088051 - Sergio Paulo Campana Filho
 
Programa Resumido
Planejamento e desenvolvimento de um projeto de pesquisa em Química, de cunho experimental ou voltado para a análise crítica da literatura atualizada sobre um determinado tema, sob a supervisão e responsabilidade de docente da USP que possua a qualificação mínima de doutor.
 
 
 
Programa
O estudante desenvolverá projeto de pesquisa, sob a supervisão e responsabilidade de docente, que contemple: a)o contato com a literatura e propicie o desenvolvimento de capacidade de avaliar criticamente os textos e artigos sobre o tema escolhido; b)o planejamento e a execução de experimentos, nos casos de projetos de cunho experimental, e a interpretação dos resultados obtidos; c)a organização de texto em forma de monografia, contemplando a contextualização do tema, a análise crítica da literatura, a descrição do desenvolvimento do projeto, a apresentação e discussão dos resultados; d)a apresentação oral do trabalho desenvolvido para a avaliação por banca examinadora. É necessário aprovação em ao menos 70% dos créditos obrigatórios do curso para se matricular nessa disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desenvolvimento de projeto de pesquisa, de cunho experimental ou voltado para a análise crítica da literatura atualizada sobre um determinado tema, sob a supervisão e responsabilidade de um docente da USP que tenha a qualificação mínima de doutor.
Critério
A avaliação contempla a qualidade da monografia e a apresentação oral do trabalho a uma banca examinadora constituída por 3 (três) membros: o supervisor e dois convidados, sendo vedada a participação de cônjuge e de parente em linha direta ou colateral até o quarto grau do aluno, do supervisor e dos demais membros da referida banca, assim como membros que possuam qualquer relação percebida como impeditiva de uma avaliação isenta. A composição da banca deverá ser homologada pela CG e é necessário que os membros tenham titulação mínima de Doutor e, no mínimo, 2 (dois) deverão ser professores, sendo no mínimo 1 (um) do IQSC. Após a apresentação do trabalho o presidente da banca encaminhará o resultado final ao Serviço de Graduação para ser homologado pela CG.
Norma de Recuperação
Trata-se de disciplina experimental com critério de avaliação feito por uma banca. NÃO SERÁ OFERECIDA RECUPERAÇÃO.
 
Bibliografia
     
Aquelas referentes aos projetos desenvolvidos.
 

Clique para consultar os requisitos para 7500006

Clique para consultar o oferecimento para 7500006

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP