Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais do IQSC
 
Disciplina: 7500007 - Estágio em Química
Traineeship in chemistry

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 10
Carga Horária Total: 330 h ( Estágio: 300 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação: 14/07/2024

Objetivos
Oferecer ao aluno a oportunidade de aprimorar sua formação acadêmica através do contato com a realidade da atuação do profissional em química. A disciplina busca proporcionar uma visão prática das atividades em indústrias do setor químico e áreas correlatas (Indústria Química, Alimentos, Farmacêutica, Petroquímica e outras), institutos de pesquisa, escritórios de consultoria, laboratórios de análises química, físico-química, químico-biológica, fitoquímica, bromatológica, químico-toxicológica, sanitária e legal, gestão de qualidade em laboratórios, padronização e controle de qualidade, processos, desenvolvimento e síntese. Os estágios poderão ser realizados em entidades públicas e privadas, desde que essas não façam parte de instituições de ensino superior e após o cumprimento mínimo, pelo aluno, de 70% dos créditos obrigatórios exigidos no curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4859030 - Álvaro José dos Santos Neto
5851385 - Júlio César Borges
3034470 - Ubirajara Pereira Rodrigues Filho
 
Programa Resumido
Apresentação do plano de estágio. Confecção de relatório de estágio. Apresentação do trabalho. Avaliação do estágio.
 
 
 
Programa
Plano de estágio: como preparar um plano de trabalho. 
Relatório de estágio: apresentação e discussão dos itens que deverão ser incluídos no relatório bem como  das normas a serem seguidas. Abordagem dos problemas enfrentados na elaboração do relatório. Correção do relatório parcial: sugestões do professor ministrante da disciplina a respeito do relatório apresentado.
Apresentação do trabalho: seguindo critérios previamente definidos pelos docentes responsáveis. Acompanhamento do estágio: discussão geral sobre os problemas enfrentados durante a realização do estágio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Para a avaliação do aluno serão consideradas as participações nas reuniões, a apresentação do plano de estágio, a entrega do relatório parcial e do relatório final e da apresentação pública de um trabalho no final da disciplina. Os avaliadores do relatório final e do trabalho final deverão ser: um membro da comunidade IQSC e o(s) próprio(s) docente(s) ministrante da disciplina. O supervisor de estágio também poderá ser convidado como avaliador. Os avaliadores deverão estar isentos de conflito de interesse com o(a) avalido(a).
Critério
Será considerado aprovado, o aluno que obtiver média final igual ou superior a 5,0 (CINCO). Para a aprovação fica condicionada ainda a confirmação do cumprimento da carga horária total mínima de 300 horas conforme comprovante emitido pela concedente do estágio e da entrega do relatório final corrigido ao serviço de graduação.
Norma de Recuperação
Tendo em vista a natureza das atividades desenvolvidas na disciplina, NÃO SERÁ OFERECIDA RECUPERAÇÃO.
 
Bibliografia
     
Serão recomendadas pelo professor de acordo com a área de trabalho do aluno.
 

Clique para consultar os requisitos para 7500007

Clique para consultar o oferecimento para 7500007

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP