Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais do IQSC
 
Disciplina: 7500016 - Estágio de Vivência em Laboratório de Pesquisa do Exterior
Training Internship in Foreign Research Laboratory

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 18
Carga Horária Total: 570 h ( Estágio: 540 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Complementar a formação do aluno desenvolvendo e aprimorando habilidades teórico-práticas em um ambiente de um laboratório científico e/ou tecnológico associado à oportunidade de vivenciar um ambiente pluricultural e com isto abrir os seus horizontes pessoais e profissionais.
 
 
 
Programa Resumido
Pesquisa bibliográfica e realização de trabalho, teórico ou experimental, de química e/ou bioquímica em laboratório internacional. O plano de estágio deve ser selecionado dentre os planos cadastrados no banco de dados da CCInt-IQSC,
 
 
 
Programa
Pesquisa bibliográfica e realização de trabalho, teórico ou experimental, de química e/ou bioquímica em laboratório internacional. O plano de estágio deve ser selecionado dentre os planos cadastrados no banco de dados da CCInt-IQSC,
 
 
 
Avaliação
     
Método
Pesquisa bibliográfica em base de dados disponíveis no IQSC e na Universidade estrangeira conveniada. Trabalho experimental ou teórico desenvolvido pelo aluno junto a um pesquisador do IQSC e um do estrangeiro. Parte do trabalho experimental ou teórico deve ser iniciada ainda no IQSC antes da viagem para o exterior.
Critério
Apresentação oral do trabalho a uma Banca Examinadora constituída por 3 (três) pesquisadores com a qualificação mínima de Doutor, sendo presidida pelo orientador no IQSC e tendo um dos membros escolhidos entre um professor doutor membro da CCInt-IQSC ou Comissão de Graduação como membro obrigatório.
Nota final = média aritmética das notas individuais dos três avaliadores e a nota dada através de carta oficial pelo orientador estrangeiro.
No caso de presença do orientador estrangeiro, ele poderá compor a banca que e neste caso será formada por 4 (quatro) avaliadores, incluindo o orientador estrangeiro. A nota final será calculada pela média aritmética dos 4 (quatro) avaliadores.
Após a apresentação oral do trabalho o orientador comunicará à Comissão de Graduação (CG) os nomes dos docentes que fizeram parte da banca examinadora com as respectivas notas individuais e a nota final.
Norma de Recuperação
Trata-se de disciplina experimental com critério de avaliação feito por uma Banca. Não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
Fornecida no projeto de pesquisa.
 

Clique para consultar os requisitos para 7500016

Clique para consultar o oferecimento para 7500016

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP