Permitir ao estudante um maior contato com as linhas de pesquisa desenvolvidas no IQSC como forma de contribuir para a sua formação multidisciplinar. Aproximar discentes e docentes pelo trabalho de pesquisa realizado em conjunto, inclusive com a participação de pós-graduandos. Familiarizar os alunos sobre as atividades de Iniciação Científica. Conscientizar os alunos sobre a importância dos aspectos de confidencialidade e ética.
O programa envolve a responsabilidade do aluno em executar visitas programadas aos grupos de pesquisa do IQSC abrangendo pelos menos cinco das áreas de Pesquisa no IQSC. Elaboração de relatório sucinto de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas e respeitando sigilo e princípios éticos das entrevistas. Apresentação e aplicação do Método Científico.
O aluno deve desenvolver um programa tutorado de visitação a laboratórios de pesquisa do atuantes em pelo menos cinco das áreas em atividade no IQSC. O estudante deve entrevistar alunos de pós-graduação do IQSC e questionar sobre a atividade científica desenvolvida por estes nos seus aspectos mais diversos. Em seguida, o estudante deve desenvolver um relatório sucinto, amparado em pesquisa bibliográfica, sobre as entrevistas realizadas. O estudante também poderá usar de seminários técnico-científicos e de eventos de exame de qualificação e de defesa de dissertação de mestrado e/ou tese de doutorado, abertos ao público, para subsidiar o relatório. Tendo em vista os aspectos de confidencialidade das entrevistas, os alunos devem manter sigilo e aspectos éticos. O trabalho deve versar sobre pelo menos 5 áreas de pesquisa no IQSC, tais como, Química Analítica, Química Orgânica, Físico-Química, Química Inorgânica, Bioquímica e Microbiologia, Alimentos, Ambiental, Gestão de Qualidade, Educação em Química, Química dos Materiais, Tecnologia Química.
PRADA, M.; GARRIDO, M.V. Manual de competências acadêmicas: da adaptação à universidade à excelência acadêmica. Edições Sílabo: Lisboa, 2016. MEREDITH, D. Explaining Research: how ro reach key audiences to advance your work. Oxford University Press: New York, 2010. OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Editora Átomo: Campinas, 2017. FILGUEIRAS, C.A.L.: Química Nova na Escola, 1996, n.3, 22 SILVA, J. C. da. Trabalho de Começo de Carreira: Um Guia Coaching para Decolar na sua Carreira com seu TCC. GRAMMA. 1ª edição, 2018. 136 págs. Bibliografia adicional poderá ser fornecida pelo docente responsável pela disciplina.