Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais do IQSC
 
Disciplina: 7500022 - Vivência em Química
Experiencing Chemistry

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 135 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Permitir ao estudante um maior contato com as linhas de pesquisa desenvolvidas no IQSC como forma de contribuir para a sua formação multidisciplinar. Aproximar discentes e docentes pelo trabalho de pesquisa realizado em conjunto, inclusive com a participação de pós-graduandos. Familiarizar os alunos sobre as atividades de Iniciação Científica. Conscientizar os alunos sobre a importância dos aspectos de confidencialidade e ética.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4859030 - Álvaro José dos Santos Neto
1073720 - Joelma Perez
5851385 - Júlio César Borges
3034470 - Ubirajara Pereira Rodrigues Filho
 
Programa Resumido
O programa envolve a responsabilidade do aluno em executar visitas programadas aos grupos de pesquisa do IQSC abrangendo pelos menos cinco das áreas de Pesquisa no IQSC. Elaboração de relatório sucinto de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas e respeitando sigilo e princípios éticos das entrevistas. Apresentação e aplicação do Método Científico.
 
 
 
Programa
O aluno deve desenvolver um programa tutorado de visitação a laboratórios de pesquisa do atuantes em pelo menos cinco das áreas em atividade no IQSC. O estudante deve entrevistar alunos de pós-graduação do IQSC e questionar sobre a atividade científica desenvolvida por estes nos seus aspectos mais diversos. Em seguida, o estudante deve desenvolver um relatório sucinto, amparado em pesquisa bibliográfica, sobre as entrevistas realizadas. O estudante também poderá usar de seminários técnico-científicos e de eventos de exame de qualificação e de defesa de dissertação de mestrado e/ou tese de doutorado, abertos ao público, para subsidiar o relatório. Tendo em vista os aspectos de confidencialidade das entrevistas, os alunos devem manter sigilo e aspectos éticos. O trabalho deve versar sobre pelo menos 5 áreas de pesquisa no IQSC, tais como, Química Analítica, Química Orgânica, Físico-Química, Química Inorgânica, Bioquímica e Microbiologia, Alimentos, Ambiental, Gestão de Qualidade, Educação em Química, Química dos Materiais, Tecnologia Química.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação em seminários institucionais no IQSC, em seminários dos grupos de pesquisa e/ou da preleção de alunos de graduação em defesa de monografia, e/ou a etapa de preleção de mestrandos e doutorandos dos grupos de pesquisa em exames de qualificação e de defesa de dissertação de mestrado e/ou tese de doutorado, de acordo com programação mensal a ser entregue pelo aluno ao docente responsável pela disciplina. Mudanças de programação devem ser acordadas com o responsável da disciplina com antecedência de uma semana. Turmas de no máximo 10 alunos.
Critério
Avaliação do relatório sucinto (de caráter acadêmico) a ser apresentado no final do semestre contendo uma descrição global de pelo menos 5 das áreas de pesquisa no IQSC. O relatório deverá estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas. O aluno deverá apresentar assiduidade nos encontros com o docente e apresentar lista assinada dos alunos entrevistados ou dos seminários técnico-científicos e/ou exames de qualificação, exame de defesa de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, indicando área de atuação de cada um deles. Formulário preenchido pelos responsáveis do grupo sobre a visita do estudante a ser formulado pela Comissão de Graduação em conjunto com a Comissão de Pesquisa. A nota será composta pela média aritmética da nota do relatório semestral e da média da avaliação dos formulários.
Norma de Recuperação
Caso o aluno não atinja a nota 5,0 na nota final, mas que tenha nota superior a 3,0, será possível reapresentar o relatório em data durante o período de recuperação definido pela Comissão de Graduação. A nota final será dada pela nota da primeira avaliação multiplicada por 0,3 mais a nota da segunda avaliação multiplicada por 0,7. O aluno será aprovado caso atinja a média final igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
PRADA, M.; GARRIDO, M.V. Manual de competências acadêmicas: da adaptação à universidade à excelência acadêmica. Edições Sílabo: Lisboa, 2016. MEREDITH, D. Explaining Research: how ro reach key audiences to advance your work. Oxford University Press: New York, 2010. OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Editora Átomo: Campinas, 2017. FILGUEIRAS, C.A.L.: Química Nova na Escola, 1996, n.3, 22 SILVA, J. C. da. Trabalho de Começo de Carreira: Um Guia Coaching para Decolar na sua Carreira com seu TCC. GRAMMA. 1ª edição, 2018. 136 págs. Bibliografia adicional poderá ser fornecida pelo docente responsável pela disciplina.
 

Clique para consultar os requisitos para 7500022

Clique para consultar o oferecimento para 7500022

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP