Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais do IQSC
 
Disciplina: 7500023 - Introdução à Pesquisa Científica
Introduction to Scientific Research

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Permitir que o aluno se familiarize com as atividades relacionadas à pesquisa científica por meio do engajamento em um grupo de pesquisa e sob a orientação direta de um docente do IQSC.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4859030 - Álvaro José dos Santos Neto
1073720 - Joelma Perez
5851385 - Júlio César Borges
3034470 - Ubirajara Pereira Rodrigues Filho
 
Programa Resumido
O aluno, a partir de uma vivência no laboratório/grupo de pesquisa, deve desenvolver atividades de pesquisa sob orientação do docente responsável.
 
 
 
Programa
- Planejar as atividades; - Fazer pesquisa bibliográfica sobre o tema indicado; - Acompanhar atividades de pesquisa (laboratório, educação, teórica, computação); - Fazer experimentos sob supervisão; - Praticar a organização e discussão dos resultados e o estabelecimento de conclusões acerca deles; - Elaborar um documento final para conclusão das atividades da disciplina (relatório final ou projeto de pesquisa).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho teórico, de pesquisa e de elaboração de projeto, consultas à bibliografia sugerida e bases de dados. O relatório ou projeto deverá ser acompanhado por uma folha de rosto redigida pelo aluno contendo a justificativa por sua opção (relatório ou projeto), com base nas suas atividades executadas ao longo do semestre. Será aberta apenas uma turma para cada docente com no máximo 5 alunos.
Critério
O aluno deverá elaborar um relatório ou um projeto de 10 a 20 páginas, sob supervisão do docente/orientador em uma de suas linhas de pesquisa, no formato determinado pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas e encaminhá-lo, com a ciência por escrito ou digital do orientador, à CoC. O docente responsável avaliará o documento final em conjunto com o desempenho nas atividades executadas, atribuindo a nota final ao aluno. Uma cópia do documento final do aluno, com a ciência e declaração simples de aprovação, deverá ser encaminhada pelo docente à CoC, no final do semestre.
Norma de Recuperação
Caso o aluno não atinja a nota 5, ele poderá reformular o documento que será submetido a reanálise pelo docente responsável. A nota final será dada pela nota da primeira avaliação multiplicada por 0,3 mais a nota da segunda avaliação multiplicada por 0,7. O aluno será aprovado caso atinja a média final igual ou superior a cinco.
 
Bibliografia
     
PRADA, M.; GARRIDO, M.V. Manual de competências acadêmicas: da adaptação à universidade à excelência acadêmica. Edições Sílabo: Lisboa, 2016. MEREDITH, D. Explaining Research: how ro reach key audiences to advance your work. Oxford University Press: New York, 2010. OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Editora Átomo: Campinas, 2017. FILGUEIRAS, C.A.L.: Química Nova na Escola, 1996, n.3, 22 SILVA, J. C. da. Trabalho de Começo de Carreira: Um Guia Coaching para Decolar na sua Carreira com seu TCC. GRAMMA. 1ª edição, 2018. 136 págs. Bibliografia adicional será fornecida pelo docente responsável pela disciplina.
 

Clique para consultar os requisitos para 7500023

Clique para consultar o oferecimento para 7500023

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP