Permitir que o aluno se familiarize com as atividades relacionadas à pesquisa científica por meio do engajamento em um grupo de pesquisa e sob a orientação direta de um docente do IQSC.
O aluno, a partir de uma vivência no laboratório/grupo de pesquisa, deve desenvolver atividades de pesquisa sob orientação do docente responsável.
- Planejar as atividades; - Fazer pesquisa bibliográfica sobre o tema indicado; - Acompanhar atividades de pesquisa (laboratório, educação, teórica, computação); - Fazer experimentos sob supervisão; - Praticar a organização e discussão dos resultados e o estabelecimento de conclusões acerca deles; - Elaborar um documento final para conclusão das atividades da disciplina (relatório final ou projeto de pesquisa).
PRADA, M.; GARRIDO, M.V. Manual de competências acadêmicas: da adaptação à universidade à excelência acadêmica. Edições Sílabo: Lisboa, 2016. MEREDITH, D. Explaining Research: how ro reach key audiences to advance your work. Oxford University Press: New York, 2010. OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Editora Átomo: Campinas, 2017. FILGUEIRAS, C.A.L.: Química Nova na Escola, 1996, n.3, 22 SILVA, J. C. da. Trabalho de Começo de Carreira: Um Guia Coaching para Decolar na sua Carreira com seu TCC. GRAMMA. 1ª edição, 2018. 136 págs. Bibliografia adicional será fornecida pelo docente responsável pela disciplina.