1o bloco: Aprimorar a capacidade de escrita e leitura do aluno em linguagem científica através do conhecimento das diversas estruturas dos documentos escritos, com ênfase na estrutura de relatórios de laboratório; Familiarizar os alunos com o levantamento de dados bibliográficos em bibliotecas e bases de dados online. 2o bloco: Fornecer subsídios para que o aluno possa utilizar programas computacionais para elaboração e organização das suas atividades de comunicação e expressão.
1o bloco: Escrita em linguagem científica e aspectos éticos da produção científica. Relatórios de laboratório. Pesquisa bibliográfica em comunicações técnicas e científicas. 2° bloco: Treinamento em software para construção de gráficos, planilhas, relatórios, pôsteres, apresentações, e organização de atividades.
1o bloco: Escrita em linguagem científica: natureza da escrita em linguagem acadêmica, tipos de documentos científicos (relatórios de laboratório, artigos de revisão, revisão bibliográfica de tópicos específicos, artigos sobre pesquisas científicas etc.); aspectos éticos da produção científica. Relatórios de laboratório: aspectos estruturais e estratégias para redação; estabelecimento de relações entre os artigos originais de pesquisa e os relatórios de laboratório. Pesquisa bibliográfica em comunicações técnicas e científicas: introdução à metodologia de pesquisa em comunicações técnicas e científicas, incluindo coleta de informações a partir de fontes primárias e secundárias. 2° bloco: Treinamento para utilização de programas computacionais para a escrita de relatórios, construção de gráficos, elaboração e análise de dados através de planilhas, construção de pôsteres e apresentações. Apresentação de ferramentas para gerenciamento de atividades.
1)OLIVEIRA, J. R. S. e QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Editora Átomo: Campinas, 2017. 2) VOLPATO, G. L. Guia prático para redação científica. Petrópolis, Editora Best Writing, 2015. 3) BOOTH, V. Communicating in science: writing a scientific paper and speaking at scientific meetings. Cambridge, Cambridge University Press, 2000. 4) LATOUR, B. e WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Relume Dumará: Rio de Janeiro, 1997. 5) FRYE, C. Microsoft Excel 2013 - Passo a Passo. Bookman: Porto Alegre,2014. 6) Artigos originais de pesquisa, de divulgação científica, de revisão e de educação na área de química.