Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Instituto de Química de São Carlos
Disciplinas Interdepartamentais do IQSC
Disciplina: 7500028 - Comunicação e Expressão em Linguagem Científica II
Communication and Expression in Scientific Language II
Créditos Aula:
2
Créditos Trabalho:
1
Carga Horária Total:
60 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2021
Desativação:
14/07/2022
Objetivos
Desenvolver no aluno habilidades comunicativas orais com ênfase em aspectos formais de preparação e organização de apresentações acadêmicas individuais, tais como seminários e palestras; Promover o aperfeiçoamento de assuntos correlatos estudados na disciplina de Comunicação e Expressão em Linguagem Científica I. Fornecer aos alunos subsídios que lhes permitam a realização de uma leitura crítica da literatura primária em química.
Docente(s) Responsável(eis)
4866167 - Salete Linhares Queiroz
Programa Resumido
1º bloco: Apresentação oral em linguagem científica. 2º bloco: Aspectos formais de preparação e organização de apresentações acadêmicas individuais. 3º bloco: Literatura primária em química.
Programa
1º bloco: Apresentação oral em linguagem científica: a natureza e os objetivos das apresentações orais em linguagem científica. 2º bloco: Aspectos formais de preparação e organização de apresentações acadêmicas individuais: seleção de tópicos, preparação de roteiro, projeção de voz, postura, uso de equipamentos como retroprojetor, data-show, flipcharts etc. 3º bloco: Literatura primária em química: aspectos estruturais e retóricos.
Avaliação
Método
Aulas expositivas. seminários, palestras convidadas, leitura e discussão de textos científicos, resolução de exercícios e de estudo de casos, prova teórica e/ou prática.
Critério
Apresentação de trabalhos escritos (como resumos, questionários, resenhas) sobre tópicos referentes ao curso, participação nas aulas, apresentação de seminários e realização de provas.
Norma de Recuperação
Não há possibilidade de recuperação, tendo em vista a natureza das atividades realizadas na disciplina.
Bibliografia
1) OLIVEIRA, J. R. S. e QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química, Editora Átomo: Campinas, 2007. 2) BOOTH, V. communicating in science: writing a scientific paper and speaking at scientific meetings. Cambridge, Cambridge University Press, 2000. 3) HASBANI, G. Fazendo excelentes apresentações. São Paulo, Market Books, 2001. 4) SÁ, L.P. e QUEIROZ, S. L. Estudo de casos no ensino de química. Editora Átomo: Campinas, 2010 (2ª Edição). 5) Artigos originais de pesquisa, de divulgação científica, de revisão e de educação na área de química.
Clique para consultar os requisitos para 7500028
Clique para consultar o oferecimento para 7500028
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP