Desenvolver no aluno habilidades comunicativas orais com ênfase em aspectos formais de preparação e organização de apresentações acadêmicas individuais, tais como seminários e palestras; Promover o aperfeiçoamento de assuntos correlatos estudados na disciplina de Comunicação e Expressão em Linguagem Científica I. Fornecer aos alunos subsídios que lhes permitam a realização de uma leitura crítica da literatura primária em química, com ênfase em temas vinculados ao desenvolvimento sustentável.
1º bloco: Apresentação oral em linguagem científica. 2º bloco: Aspectos formais de preparação e organização de apresentações acadêmicas individuais. 3º bloco: Literatura primária em química.
1º bloco: Apresentação oral em linguagem científica: a natureza e os objetivos das apresentações orais em linguagem científica. 2º bloco: Aspectos formais de preparação e organização de apresentações acadêmicas individuais: seleção de tópicos, preparação de roteiro, projeção de voz, postura, uso de equipamentos como retroprojetor, data-show, flipcharts etc. 3º bloco: Literatura primária em química: aspectos estruturais e retóricos.
1) OLIVEIRA, J. R. S. e QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química, Editora Átomo: Campinas, 2017. 2) BOOTH, V. communicating in science: writing a scientific paper and speaking at scientific meetings. Cambridge, Cambridge University Press, 2000. 3) HASBANI, G. Fazendo excelentes apresentações. São Paulo, Market Books, 2001. 4) SÁ, L.P. e QUEIROZ, S. L. Estudo de casos no ensino de química. Editora Átomo: Campinas, 2010 (2ª Edição). 5) Artigos originais de pesquisa, de divulgação científica, de revisão e de educação na área de química.