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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais do IQSC
 
Disciplina: 7500043 - Análise Instrumental I
Instrumental Analysis I

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 135 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Apresentar os fundamentos e as aplicações analíticas de métodos instrumentais baseados em técnicas espectroscópicas de análise.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4859030 - Álvaro José dos Santos Neto
61019 - Emanuel Carrilho
 
Programa Resumido
Validação de métodos analíticos. Espectroscopia de absorção molecular. Espectroscopia de fluorescência e fosforescência. Turbidimetria e nefelometria. Espectroscopia de emissão e absorção atômica. Espectroscopia de fluorescência de raios X. Análise por injeção em fluxo.
 
 
 
Programa
Definição de validação. Principais parâmetros de validação. Aplicação da validação em métodos analíticos. Calibrações: externa, interna, com adições de padrão e por compatibilização da matriz. Aplicação de gráficos de resíduos e calibração ponderada. Espectroscopia molecular: fundamentos, instrumentação e aplicações analíticas de espectroscopia de absorção no infra-vermelho médio e no UV-VIS nos modos de transmissão e reflexão. Espectroscopia de fluorescência e fosforescência: fundamentos, instrumentação e aplicações analíticas. Instrumentação e aplicações de turbidimetria e nefelometria. Espectroscopia de emissão e absorção atômica: fundamentos, instrumentação e aplicações analíticas de emissão e absorção em chama, e emissão por plasma acoplado indutivamente. Espectroscopia de fluorescência de raios-X: fundamentos, instrumentação e aplicações analíticas. Conceitos e aplicações de análise por injeção em fluxo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trata-se de uma disciplina com turmas teóricas e práticas vinculadas, sendo 3 créditos (45 h) de teoria e 2 créditos de prática (30 h). Na parte prática serão contemplados o atendimento a vídeo aulas e vídeo tutoriais via plataforma didática digital; a realização de atividades avaliativas online por meio da plataforma didática digital; e a discussão presencial dos procedimentos envolvidos e execução das aulas práticas, nas quais os alunos deverão desenvolver experimentos envolvendo os instrumentos analíticos disponíveis e apresentados no programa. Cada turma de prática vinculada terá 5 aulas quinzenais de 3 h durante as 10 primeiras semanas letivas, para o desenvolvimento dos experimentos; e 5 aulas semanais de 3 h nas 5 últimas semanas letivas, para o desenvolvimento experimental do projeto. Na parte teórica serão utilizados aulas expositivas, aplicação e discussão de exercícios, dinâmicas com métodos ativos de ensino e aprendizagem, e atividades a distância via plataforma didática digital (vídeo aulas, entrega de atividades, participação em fórum de discussão). Em relação às atividades teóricas, 2 créditos serão desenvolvidos em aula semanal de 2 horas consecutivas, ocupada principalmente no formato de exposição e discussão de conteúdo, incluindo solução de exercícios propostos. Adicionalmente 1 crédito será alocado em aula semanal de 1 hora (ou aula quinzenal de 2 horas), a qual poderá, de acordo com o planejamento de atividades apresentado aos alunos, contemplar atividades didáticas monitoradas a distância, via plataforma didática digital; aulas presenciais contemplando métodos ativos de ensino-aprendizagem; ou aulas expositivas.
Critério
Média ponderada entre as avaliações de teoria (T) e prática/experimental (E). Nota final = ((PxT) + ((1-P)xE))/2 Onde, P= fator de ponderação, T=média das provas teóricas/teórico-práticas, E=média das avaliações práticas/experimentais (questionários, relatórios etc). Se T ≥5,0, então P=50%; Se T<5,0 e ≥ 4,0, então P=60% Se T<4,0, então P=70% Avaliação experimental (E) = ((Pré+Pós)/2 + Projeto)/2 Onde, Pré=média aritmética das notas dos questionários pré-aula prática; Pós=média aritmética das notas dos questionário pós-aula prática; e Projeto=nota da avaliação do desenvolvimento do projeto (relatório, avaliação, painel etc).
Norma de Recuperação
Alunos com nota inferior a cinco e igual ou superior a três farão uma prova de recuperação. A recuperação consistirá de uma prova obrigatória adicionada de um trabalho (opcional, a critério do docente). Critério de aprovação na recuperação: (média final do semestre + nota de recuperação)/2 igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
1.	F. J. Holler, D. A. Skoog, S. R. Crouch, Princípios de análise instrumental. 6 ed.; Bookman: 2009; p 1055.
2.	D. C. Harris, Análise química quantitativa. 8 ed.; LTC: 2012; p 886.
3.	G. D. Christian, Analytical chemistry. 6 ed.; Wiley: 2007; p 856.
4.	J. Mendham, R. C. Denney, J. D. Barnes, M. J. K. Thomas, Vogel: análise química quantitativa. 6 ed.; LTC: 2002; p 462.
5.	D. A. Skoog, D. M. West, F. J. Holler, S. R. Crouch, Fundamentos de química analítica. 9 ed.; Cengage Learning: 2014; p 1088.
6.	H. H. Willard, L. L. Merrit, J. A. Dean, Análise instrumental. 2 ed.; Fundação Calouste Gulbenkian: 1979; p 986.
7.	F. Cienfuegos, D. S. Vaitsman, Análise instrumental. Interciência: 2000; p 606.
8.	F. Leite, Validação em análise química. 5 ed.; Átomo: 2008; p 357.
 

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