Fornecer conceitos básicos sobre a Gestão de Qualidade em Química, envolvendo ferramentas da qualidade e a aplicação de sistemas de gestão da qualidade para laboratórios na área de alimentos; meio ambiente; farmacêutica; combustíveis; além da aplicação destes sistemas na indústria com o uso das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Ao final, esta disciplina introdutória fornecerá base para as demais disciplinas da Ênfase de Gestão de Qualidade.
Evolução do conceito de Qualidade e Gestão da Qualidade. Estrutura básica de um sistema de gestão de qualidade para laboratórios. Auditorias. Ferramentas clássicas da qualidade. Mecanismos de Acreditação. Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Inicialmente será discutida quanto a evolução histórica dos conceitos de qualidade até a abordagem sobre Sistemas de Gestão da Qualidade aplicados em diferentes áreas, focando sua aplicação em laboratórios. Quanto a gestão de Qualidade para laboratórios, será apresentada sua obrigatoriedade para laboratórios que trabalham com análise de alimentos, medicamentos, amostras ambientais, entre outras, devido a exigências de diferentes órgãos do governo como ANVISA, MAPA, IBAMA, ANA, etc. A estrutura básica de funcionamento de um Sistema de Gestão da Qualidade para Laboratório será apresentada visando ser a base de conhecimento para em seguida discutir sistemas de gestão da qualidade específicos para laboratórios, como a BPL (Boas Práticas de Laboratório segundo requisitos da OECD e INMETRO) e a ISO/IEC 17025. A auditoria, como ferramenta para manutenção dos Sistemas de Gestão da Qualidade, será abordada baseando-se principalmente na norma ISO 19011 (sendo esta norma reconhecida internacionalmente como referência para auditorias de Sistema de Gestão da Qualidade). O sistema de acreditação de laboratórios será abordado conforme os requisitos do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - a única entidade nacional reconhecida internacionalmente para acreditação de laboratórios), seguido da discussão quanto as vantagens da acreditação de laboratórios. A aplicação da gestão da qualidade em processos industriais será abordada com o estudo das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e sua aplicação na indústria de alimentos, que inclui uma atividade prática realizada pelos alunos a qual visa avaliar estabelecimentos que manipulam alimentos frente as Boas Práticas de Fabricação
1.NBR-ISO-9001. " Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos", Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 2.NBR-ISO-14001 e série. " Sistemas da gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso ", Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 3.NBR-IEC-ISO-17025. "Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração", Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 4.OECD Principles on Good Laboratory Practice. "OECD Series On Principles Of Good Laboratory Practice And Compliance Monitoring - Number 1", Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD), 1997. 5.Norma NIT-DICLA-035. " Princípios das Boas Práticas de Laboratório – BPL ", Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). 6. OLIVARES, Igor Renato Bertoni. Livro: Gestão de Qualidade em Laboratórios (4a edição - revisada e ampliada). Campinas, Editora Átomo e Alínea, 2019. 174 p. 7. OLIVARES, Igor Renato Bertoni ; LUNA, D. L. ; QUEIROZ, S. L. . Jogos de empresa: aplicação à gestão da qualidade no ensino superior de Química. Química Nova (Impresso), v. 34, p. 1811-1817, 2011. 8. OLIVARES, Igor Renato Bertoni; LOPES, F. A. Analytical Quality Assurance Cycle: Trends and Essential Steps to Provide Reliable Results. TrAC. Trends in Analytical Chemistry (Regular ed.), 2012. 9. ANVISA. Portaria nº 1428, de 26 de novembro de 1993. Brasil. 10. ANVISA. Portaria nº 326, de 30 de julho de 1997, Brasil. 11. ANVISA. Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002, Brasil. 12. Ministério da Saúde. Resolução - RDC n° 216, de 15 de setembro de 2004, Brasil.