Fornecer conceitos básicos sobre a Gestão de Qualidade em Química, definindo as bases do curso e a aplicação de diferentes Sistemas de Qualidade em diferentes áreas do conhecimento técnico – científico, como por exemplo em análises de Alimentos, Ambientais etc.
História Dos Sistemas De Qualidade. Conceitos Gerais Dos Sistemas De Qualidade E Suas Aplicações. Implantação De Sistemas De Qualidade. Custos Da Qualidade. Auditorias De Sistemas De Qualidade. Manutenção De Sistemas. Mecanismos de Acreditação. Vantagens da Acreditação.
Inicialmente será discutida quanto a evolução histórica dos conceitos de qualidade até a abordagem sobre Sistemas de Gestão da Qualidade aplicados em diferentes áreas, focando sua aplicação em laboratórios. Quanto a gestão de Qualidade para laboratórios, será apresentada sua obrigatoriedade para laboratórios que trabalham com análise de alimentos, medicamentos, amostras ambientais, entre outras, devido a exigências de diferentes órgãos do governo como ANVISA, MAPA, IBAMA, ANA, etc. A estrutura básica de funcionamento de um Sistema de Gestão da Qualidade para Laboratório será apresentada visando ser a base de conhecimento para em seguida discutir sistemas de gestão da qualidade específicos para laboratórios, como a BPL (Boas Práticas de Laboratório – segundo requisitos da OECD e INMETRO) e a ISO/IEC 17025. As auditorias, como ferramenta para manutenção dos Sistemas de Gestão da Qualidade, será abordada baseando-se principalmente na norma ISO 19011 (sendo esta norma reconhecida internacionalmente como referência para auditorias de Sistema de Gestão da Qualidade). O sistema de acreditação de laboratórios será abordado conforme os requisitos do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - a única entidade nacional reconhecida internacionalmente para acreditação de laboratórios), seguido da discussão quanto as vantagens da acreditação de laboratórios. Destaca-se que a disciplina apresentará uma abordagem abrangente sobre a aplicação da Gestão da Qualidade em Química, a qual se aplica para diferentes áreas de atuação, como análise de alimentos, medicamentos, análise forense, amostras ambientais, entre outras.
1.NBR-ISO-9001. " Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos", Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Dezembro de 2008. 2.NBR-ISO-14001 e série. " Sistemas da gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso ", Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Janeiro de 2005. 3.NBR-IEC-ISO-17025. "Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração", Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), 2005. 4.OECD Principles on Good Laboratory Practice. "OECD Series On Principles Of Good Laboratory Practice And Compliance Monitoring - Number 1", Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD), 1997. 5.Norma NIT-DICLA-035. " Princípios das Boas Práticas de Laboratório – BPL ", Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), Setembro de 2011. 6. OLIVARES, Igor Renato Bertoni. Livro: Gestão de Qualidade em Laboratórios (2a edição - revisada e ampliada). Campinas, Editora Átomo e Alínea, 2009. 146 p. 7. OLIVARES, Igor Renato Bertoni ; LUNA, D. L. ; QUEIROZ, S. L. . Jogos de empresa: aplicação à gestão da qualidade no ensino superior de Química. Química Nova (Impresso), v. 34, p. 1811-1817, 2011. 8. OLIVARES, Igor Renato Bertoni ; LOPES, F. A. . Analytical Quality Assurance Cycle: Trends and Essential Steps to Provide Reliable Results. TrAC. Trends in Analytical Chemistry (Regular ed.), 2012.