Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais do IQSC
 
Disciplina: 7500075 - Sistema de Gestão Aplicados à Área de Saúde e Meio Ambiente
Chemical Quality System in Public Health

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno uma visão dos processos organizacionais e a necessidade para a melhor qualidade do trabalho, focando nos mecanismos utilizados por órgãos nacionais para garantir os controles ambientais e de saúde pública.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5001320 - Igor Renato Bertoni Olivares
2523101 - Vítor Hugo Polisél Pacces
 
Programa Resumido
Estudo das boas práticas de fabricação para a indústria farmacêutica e alimentícia. Estudo (teórico e prático) de norma relacionada aos conceitos de BPF. Estudo teórico e prático do Guia Para Validação De Métodos Analíticos O histórico da normatização ambiental, as principais normas, a série ISO 14000. Especificações do sistema de gestão ambiental: Formulação de políticas, Processo de planejamento, implementação de sistemas, Processos normatizados.
 
 
 
Programa
Introdução a BPF aplicada as áreas de controle da Anvisa para fabricação de medicamentos de uso humano e fabricação de alimentos. Estudo teórico e prático norteados por pesquisa de campo. Regulamento Técnico De Boas Práticas Para Serviços De Alimentação Aplicação de ferramentas de validação de metodologia como controle dos processos aplicados na fabricação de fármacos (métodos analíticos). Evolução histórica dos conceitos de Gestão Ambiental até o aparecimento dos primeiros sistemas de Gestão Ambiental incluindo principalmente a série de normas da ISO 14000. Estudo, interpretação e implementação dos requisitos da ISO 14001 focando a elaboração de políticas, procedimentos, processos entre outros.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição de todos os requisitos exigidos pelos órgãos supracitados, bem como a forma de atendimento destes requisitos. Aplicação de exercícios práticos.
Critério
Provas escritas englobando o conteúdo e trabalhos escritos
Norma de Recuperação
Não será oferecida pelo fato da disciplina envolver seminários e outras atividades similares.
 
Bibliografia
     
1.NBR-ISO-9001. " Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos", Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Dezembro de 2008. 2.NBR-ISO-14001 e série. " Sistemas da gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso ", Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Janeiro de 2005. 3. OLIVARES, Igor Renato Bertoni. Livro: Gestão de Qualidade em Laboratórios (2a edição - revisada e ampliada). Campinas, Editora Átomo e Alínea, 2009. 146 p. 4. OLIVARES, Igor Renato Bertoni ; LOPES, F. A. . Analytical Quality Assurance Cycle: Trends and Essential Steps to Provide Reliable Results. TrAC. Trends in Analytical Chemistry (Regular ed.), 2012. 5. RESOLUÇÃO-RDC N° 216, DE 15 DE SETEMBRO DE 2004 - Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. 6. RESOLUÇÃO-RE Nº 899, DE 29 DE MAIO DE 2003 - "Guia para validação de métodos analíticos e bioanalíticos" 7. Novos instrumentos de gestão ambiental urbana. Heliana Comin Vargas e Helena Ribeiro. (Organizadoras) (2001).
 

Clique para consultar os requisitos para 7500075

Clique para consultar o oferecimento para 7500075

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP