Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais do IQSC
 
Disciplina: 7500081 - Química do Estado Sólido
Solid State Chemistry

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Trabalhar conceitos ligados a estrutura eletrônica e molecular de compostos inorgânicos cristalinos e correlacionar as propriedades químicas e físicas com a estrutura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
79141 - Germano Tremiliosi Filho
 
Programa Resumido
Cela Unitária e Rede Cristalina. Ligação Iônica e efeitos de polarização. Introdução a Ligação Metálica. O Modelo de Empacotamento Denso para Sólidos Iônicos e Metálicos. Sítios cristalinos octaédricos e tetraédricos. Estruturas de Metais e Ligas. Estruturas de Sólidos Iônicos Mais Comuns. Compostos Binários. Estrutura do Tipo Perovskita e Espinel. Estrutras lamelares. Raio Iônico. Cálculo e Determinação Experimental do Raio Iônico. Efeito da razão entre os raios iônicos do cátion e do ânion. Energia de Rede. Equação de Born.Ciclo de Haber-Born. Equação de Kaputinskii. Solubilidade de Substâncias Iônicas. Modelo de Solvatação. Ciclo de Haber-Born para Solvatação. As Moléculas Gigantes: Estrutura de Silicatos, Aluminatos e Fosfatos.Defeitos Estruturais. A Inevitabilidade dos Defeitos Cristalinos: O termo Entrópico. Defeitos Pontuais: Defeitos de Schottky e de Frenkel. Eletrólitos Sólidos. Defeitos em Linha e Planares. Sólidos Covalentes. Sólidos Lamelares e Compostos tipo Hóspede-Hospedeiro.
 
 
 
Programa
Cela Unitária e Rede Cristalina. Ligação Iônica e efeitos de polarização. Introdução a Ligação Metálica. O Modelo de Empacotamento Denso para Sólidos Iônicos e Metálicos. Sítios cristalinos octaédricos e tetraédricos. Estruturas de Metais e Ligas. Estruturas de Sólidos Iônicos Mais Comuns. Compostos Binários. Estrutura do Tipo Perovskita e Espinel. Estruturas lamelares. Raio Iônico. Cálculo e Determinação Experimental do Raio Iônico. Efeito da razão entre os raios iônicos do cátion e do ânion. Energia de Rede. Equação de Born.Ciclo de Haber-Born. Equação de Kaputinskii. Solubilidade de Substâncias Iônicas. Modelo de Solvatação. Ciclo de Haber-Born para Solvatação. As Moléculas Gigantes: Estrutura de Silicatos, Aluminatos e Fosfatos.Defeitos Estruturais. A Inevitabilidade dos Defeitos Cristalinos: O termo Entrópico. Defeitos Pontuais: Defeitos de Schottky e de Frenkel. Eletrólitos Sólidos. Defeitos em Linha e Planares. Sólidos Covalentes. Sólidos Lamelares e Compostos tipo Hóspede-Hospedeiro. Ligação Química em Sólidos via Modelo de Bandas. Propriedades Elétricas e Magnéticas de Sólidos. Propriedades Óticas de Sólidos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas.
Critério
2 provas, nota final = média aritmética das notas das provas.
Norma de Recuperação
nota inferior a 5 e maior que 3.
 
Bibliografia
     
1-DF Shriver et al, Inorganic Chemistry, 3rd edition, Oxford University Press, 1999. 2-DMP Mingos, Essential Trends in Inorganic Chemistry, Oxford University Press, 1998. 3-BE Douglas, DH McDaniel, JJ Alexander, Concepts and Models of Inorganic Chemsitry, 2nd Ed., Willey, cap. 6, 1983. 4-PA Cox; The Electronic Structure of Solids, Oxford University Press, 1987. 5-U Müller; Inorganic Structural Chemistry, Willey, 1993. 6- AR West, Basic Solid State Chemistry 2nd Ed, Willey, 1999 7-GR Desiraju, Crystal Design: Structure and Function; Willey, 2003. 8-Fascículos do Journal of Chemical Education; Journal of Solid State Chemistry.
 

Clique para consultar os requisitos para 7500081

Clique para consultar o oferecimento para 7500081

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP