Desenvolver habilidades laboratoriais dos alunos no que diz respeito a síntese e caracterização de compostos inorgânicos, com ênfase em técnicas de trabalho em atmosfera inerte ou seca. Familiarizar o aluno com técnicas de caracterização dos materiais sintetizados, tais como espectroscopia vibracional e eletrônica, espectroscopia de ressonância magnética nuclear, difração de raios X, espectroscopia de espalhamento Raman e voltametria cíclica.
Práticas e projetos envolvendo a química preparativa e propriedades de compostos de elementos representativos e de transição e materiais inorgânicos em geral e aplicação dos mesmos.
Práticas e projetos a serem realizados e desenvolvidos pelos alunos, envolvendo um ou mais dos tópicos listados abaixo, a critério dos professores responsáveis e dependendo da disponibilidade de reagentes: 1) Estudo da reatividade de compostos de coordenação de Werner; 2) Síntese, caracterização e reatividade de compostos de coordenação de Werner; 3) Síntese e caracterização de polioxoânions e polioxometalatos: compostos fotocrômicos, termocrômicos ou eletrocrômicos; 4) Cores e pigmentos inorgânicos; 5) Síntese e caracterização de silanos e sua utilização em modificação de superfícies: Métodos de formação de filmes inorgânicos 6) Estudos de adsorção de ânions e cátions por óxidos e metais de transição; 7) Estudo das propriedades elétricas de óxidos de metais de transição; 8) Processos sol-gel a partir de alcóoxidos e outros precursores; 9) Síntese de vidros e cerâmicas; 10) Síntese de vidros contendo metais de transição: estudos espectroscópicos; 11) Síntese de nanopartículas de compostos inorgânicos e metálicas.
• Artigos de revistas científicas. • D,F. Shriver, P.W. Atkins, C.H. Langford, Inorganic Chemistry, 2nd Edition., Oxford University Press, 1994. • R.S.Marusak, K.Doan, S.D.Cummings, Integrated Approach to Coordination Chemistry: An Inorganic Chemistry Laboratory Guide, Wiley, 2007. • W. G. Palmer. “Experimental Inorganic Chemistry”. 1955.